Revista M&T - Ed.264 - Junho 2022
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EMPRESAS

Visão de longo prazo

Após faturar R$ 3 bilhões em 2021, a distribuidora Tracbel completa 55 anos com investimentos em sua rede de filiais, entrada em novos setores e práticas sustentáveis

Considerada uma das maiores distribuidoras de máquinas pesadas do país, a Tracbel chega aos 55 anos de história com resultados positivos, incluindo a abertura de filiais e a entrada em novos setores, além da adoção crescente de práticas sustentáveis.

Com 31 unidades espalhadas por 15 estados brasileiros, a empresa com matriz em Contagem (MG) vem registrando números significativos mesmo em meio à situação instável nos últimos anos. Prova disso é o faturamento histórico de R$ 3 bilhões obtido no ano passado.

Segundo Luiz Gustavo R. Pereira, CEO da Tracbel, não fossem as restrições na cadeia de suprimentos e de matérias-primas, a empresa poderia ter crescido ainda mais. “No primeiro trimestre de 2022 crescemos 42% em relação ao mesmo período do ano anterior, em um resultado puxado principalmente pela região Norte, tanto na parte de infraestrutura, como de mineração e agricultura”, com


Considerada uma das maiores distribuidoras de máquinas pesadas do país, a Tracbel chega aos 55 anos de história com resultados positivos, incluindo a abertura de filiais e a entrada em novos setores, além da adoção crescente de práticas sustentáveis.

Com 31 unidades espalhadas por 15 estados brasileiros, a empresa com matriz em Contagem (MG) vem registrando números significativos mesmo em meio à situação instável nos últimos anos. Prova disso é o faturamento histórico de R$ 3 bilhões obtido no ano passado.

Segundo Luiz Gustavo R. Pereira, CEO da Tracbel, não fossem as restrições na cadeia de suprimentos e de matérias-primas, a empresa poderia ter crescido ainda mais. “No primeiro trimestre de 2022 crescemos 42% em relação ao mesmo período do ano anterior, em um resultado puxado principalmente pela região Norte, tanto na parte de infraestrutura, como de mineração e agricultura”, comenta.

Mesmo não enxergando um crescimento tão forte neste ano, Pereira acredita que o Brasil, por ser um país com déficit de infraestrutura, além de contar com uma forte presença no cenário agrícola, florestal e logístico, tem tudo para avançar nesses e em outros segmentos.

Mas isso requer resiliência e trabalho. “Passamos por momentos turbulentos em um espaço mais curto de tempo”, avalia. “Desde a crise de 2014, nosso faturamento retraiu de R$ 840 milhões para R$ 350 milhões, mas fizemos nosso dever de casa e, agora, chegamos ao número de R$ 3 bilhões.”

Para este ano, o CEO revela que a distribuidora está investindo em pessoal, tecnologia e filiais, a exemplo do que ocorreu recentemente em São Luís (MA), Marabá (PA) e Miritituba (PA). “Temos planos de longo prazo no país”, ele assegura. “Nos últimos três anos, investimos mais de R$ 100 milhões na operação.”

ESTRATÉGIAS

Atuando com marcas de destaque como Volvo CE e Volvo Caminhões e Ônibus, atualmente a distribuidora também representa fabricantes como SDLG (carregadeiras e escavadeiras), Michelin e Camso (pneus), Kalmar (soluções de manuseio de carga), Tigercat (máquinas florestais), SP Maskiner (cabeçotes florestais) e John Deere (tratores, colheitadeiras, pulverizadores e implementos agrícolas), adotando diferentes estratégias geográficas para cada uma delas. “O agro é um dos setores que mais crescem no país e, por isso, tornou-se um dos mais estratégicos para nós”, ressalta Pereira. “Desse modo, recentemente entramos como sócios da Itaeté, concessionária da John Deere em São Paulo, buscando melhorar o atendimento na parte de gestão, tecnologia, e-commerce e monitoramento, de modo que a aproveitar as oportunidades crescentes do mercado agrícola.”

Outra frente que desde 2016 vem recebendo investimentos na empresa é o e-commerce. Segundo o executivo, a pandemia intensificou essa tendência. Antes da covid-19, a empresa tinha um volume de 300 mil reais/mês de vendas on-line para peças de reposição. “A pandemia fez o cliente do balcão migrar para o on-line, mas felizmente a empresa já estava com tudo pronto”, afirma Pereira. “Com isso, tivemos um crescimento 20 vezes maior nesse período, passando para 6 milhões de reais/mês em peças e pneus.”

Além da venda de peças, a empresa registrou outro feito importante, como explica Pereira. Como em março de 2020 (quando veio a pandemia) a empresa contava com um grande volume de máquinas em estoque, foi realizado um evento on-line que previa comercializar cerca de 30 equipamentos. “Porém, para a surpresa de todos, foram vendidas em torno de 90 máquinas”, afirma o CEO.

Com esses resultados, o executivo acredita que o novo modelo de vendas veio para ficar, tanto para peças, quanto para máquinas e implementos agrícolas. “Nada vai substituir as vendas presenciais, mas o on-line certamente será um aliado e uma alternativa para o cliente, que passa a ter um ganho de eficiência”, diz ele.


Pereira: Tracbel celebra de 55 anos de atuação em momento positivo

SUSTENTABILIDADE

Investindo em ESG, a Tracbel implementou há pouco uma unidade autossustentável em energia solar na filial de Sumaré, na região metropolitana de Campinas (SP), com expectativa de reduzir em até 95% o consumo de energia.

O modelo adotado na unidade inclui a instalação de placas fotovoltaicas de captação de energia solar para consumo próprio. Instalados ao longo da extensão do telhado, 190 módulos de 534 watts e 2,6 m² entregam uma potência de 101,7 kWp. De acordo com o CEO, o projeto conta com um orçamento de R$ 15 milhões para fazer a transição. “Futuramente, o projeto será estendido para todas as filiais do grupo”, revela.

Outro ponto importante da agenda, informa o executivo, são os projetos sociais. Juntamente com a ONG Ação Cidadania, a empresa atua desde 1995 no “Projeto Profissionalizar”, voltado para cultura, profissionalização, esporte e cidadania, transformando a vida de centenas de jovens.

Na mesma linha, a empresa também incentiva o “Projeto Falcões”, para qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade. “Acolhemos meninos carentes na faixa etária de 16 a 18 anos, oferecendo oportunidades de carreira e vida”, conta Pereira. “Ao todo, já formamos mais de 700 alunos, muito deles agora diretores de empresas, executivos de finanças e especialistas em tecnologia, além de mecânicos.”


Projetos de profissionalização integram a agenda ESG da distribuidora

O Grupo também aposta na diversidade de gêneros, contando com mais de 25% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. “E a tendência é que esse quadro aumente ainda mais”, assegura Pereira.

Coroando esse período de crescimento e fortalecimento, no ano passado a Tracbel recebeu a maior nota em satisfação do cliente da rede global de distribuidores da Volvo. A empresa recebeu avaliação de 9,7 pontos na tradicional pesquisa CSS (Customer Satisfaction Survey), realizada mensalmente entre os revendedores da marca em todos os continentes.

Foi a primeira vez que um distribuidor latino-americano da marca conseguiu uma avaliação tão elevada. “Ficamos orgulhosos em fazer um trabalho que repercute positivamente e contribui para aumentar a rentabilidade da operação de nossos clientes”, celebra.

Mesmo com todo esse crescimento, a empresa mantém a filosofia de trabalhar com zero endividamento, derivada do que o CEO chama de “conservadorismo dos mineirinhos”, que vem acompanhando a trajetória da empresa nesses 55 anos. “São esses fatores que fazem com que a empresa continue crescendo de forma sustentável”, arremata Pereira.

Saiba mais:
Tracbel:
https://maquinas.tracbel.com.br

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