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Revista M&T - Ed.173 - Outubro 2013
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A Era das Máquinas

Um homem à frente de seu tempo

Por Norwil Veloso

Como vimos na edição anterior de M&T, Robert Gilmour LeTourneau (1888-1969) foi um dos maiores inovadores da história dos equipamentos de terraplanagem, tendo sido responsável pela introdução de novos conceitos para diversos deles (como motoscrapers, caminhões articulados e outros), utilização de pneus de grande porte e adoção extensiva de sistemas elétricos e hidráulicos. Como legado, o inventor foi responsável pela solicitação de mais de 300 patentes referentes a esse mercado.

Em termos históricos, sua admirável obra pode ser dividida em dois períodos: produção de equipamentos de acionamento eletromecânico (1921-1953) – na qual utilizou sistemas mecânicos acionados por motores elétricos – e de acionamento elétrico (1953-1970) – com motores elétricos instalados em cada roda e acionados por um grupo motogerador central.

Para a execução de grandes obras, LeTourneau sempre apostou em equipamentos com portes cada vez maiores. Ele dizia que, no futuro, as máquinas seriam cada vez mais imponentes e, em vez de falarmos em dezenas de metros cúbicos de capacidade, falaríamos em c


Como vimos na edição anterior de M&T, Robert Gilmour LeTourneau (1888-1969) foi um dos maiores inovadores da história dos equipamentos de terraplanagem, tendo sido responsável pela introdução de novos conceitos para diversos deles (como motoscrapers, caminhões articulados e outros), utilização de pneus de grande porte e adoção extensiva de sistemas elétricos e hidráulicos. Como legado, o inventor foi responsável pela solicitação de mais de 300 patentes referentes a esse mercado.

Em termos históricos, sua admirável obra pode ser dividida em dois períodos: produção de equipamentos de acionamento eletromecânico (1921-1953) – na qual utilizou sistemas mecânicos acionados por motores elétricos – e de acionamento elétrico (1953-1970) – com motores elétricos instalados em cada roda e acionados por um grupo motogerador central.

Para a execução de grandes obras, LeTourneau sempre apostou em equipamentos com portes cada vez maiores. Ele dizia que, no futuro, as máquinas seriam cada vez mais imponentes e, em vez de falarmos em dezenas de metros cúbicos de capacidade, falaríamos em centenas.

SCRAPERS E MOTOSCRAPERS

Após o desenvolvimento de equipamentos a vapor extremamente lentos e pesados, os primeiros scrapers surgiram como unidades mais versáteis, equipadas com dois eixos e rodas de aço. Posteriormente, LeTourneau desenvolveria tecnologias para permitir o desenvolvimento de pneus de baixa pressão e grande capacidade, que substituíram as rodas de aço usadas anteriormente e permitiriam melhor desempenho e maior velocidade de operação. A inovação também viabilizou uma conceituação específica de scrapers rebocados por tratores de esteiras.

Inicialmente, sua empresa produziu scrapers rebocados sobre pneus, com dois eixos e 20 m3 a 25 m3 de capacidade. Mais tarde, foi lançado um trator sobre pneus de um eixo para rebocar o scraper de um eixo. Produzido em 1942, o primeiro produto comercial desse projeto foi o Tournapull A-6, até então o maior scraper já produzido no mundo. A liderança de mercado obtida por esse e pelos demais modelos que o sucederam fez com que muitos fabricantes passassem a produzir unidades similares.

Em poucos anos, foram produzidas diversas séries de Tournapulls, sendo que a mais difundida delas foi a série C, da qual foram vendidas cerca de 5.200 máquinas até 1948. Nesses equipamentos, o acionamento de todas as funções era feito por guinchos acionados por motores elétricos. Na época, o sucesso foi tão grande que em muitos países o nome Tournapull tornou-se quase um sinônimo de motoscraper.

Acoplado a uma caçamba basculante de um eixo, o trator da série C desembocou em um dos primeiros caminhões articulados, o Tournarocker.

Obcecado pelo gigantismo, LeTourneau também foi responsável pela fabricação do maior scraper produzido até hoje, o LT-360, popularmente conhecido como Electric Digger. O equipamento era formado por três scrapers acoplados, cada um com capacidade de 120 toneladas e 8 motores, totalizando mais de 5.000 HP e comprimento aproximado de 61 m.

TRATORES DE RODAS

Na agricultura, os equipamentos de tração animal foram aos poucos sendo substituídos por máquinas a vapor, que não tinham um desempenho satisfatório por serem muito pesadas, difíceis de manobrar e fáceis de atolar, tornando mesmo inviável sua remoção devido ao peso excessivo.

Analisando tal situação, em 1890 os americanos Benjamin Holt e Daniel Best começaram a fazer experiências com tratores a vapor. Em 1904, Holt aumentou a área de contato com o solo por meio da utilização de esteiras, para reduzir a pressão sobre o chão. Logo depois, passou a utilizar motores a explosão, mais leves e de melhor desempenho.

Quarenta anos depois, LeTourneau iniciou o desenvolvimento de tratores pesados sobre pneus até que, em dezembro de 1945, os engenheiros de sua fábrica em Peoria começaram a testar o primeiro protótipo. O modelo T-200 tinha 4 pneus e alta velocidade, além de maior manobrabilidade e características inovadoras como um conversor de torque e transmissão de engreno constante. Por sua maior facilidade de manobra em serviços de pusher, o chamado Tournatractor foi lançado como uma grande inovação nas operações de terraplanagem.

Em 1947, foram introduzidos os Tournadozers modelos A, B, C e D e, em 1960, foi lançada a série K, aumentando cada vez mais o porte dos equipamentos. Em 1969, a fábrica apresentou o modelo D-450B, seguido em 1978 pelo o modelo D-800 LeTro-Dozer (já equipado com unidades elétricas de acionamento em cada roda) e pelo modelo D-950, já em 2004.

PÁS CARREGADEIRAS

Desde o início de sua história, a marca LeTourneau ficou conhecida pelas enormes pás carregadeiras. As primeiras unidades diesel-elétricas foram produzidas em 1960, sendo que o primeiro modelo lançado foi o SL-10, seguido pelas variações SL-20, SL-30 e SL-40.

Em 1968, foi lançada a primeira pá carregadeira diesel-elétrica usando sistemas hidráulicos de controle. A L-700 LeTric Loader foi seguida por uma série de modelos cada vez maiores, incluindo  L-500 (1969), L-700A (1973), L-800 (1975), L-1200 (1978), L-1000 (1982), L-1100 (1986), L-1400 (1990), L-1800 (1993, com caçamba de 25 m3), L-1350 (1999) e L-2350 (2000).

Leia na próxima edição: Revolução na construção de rodovias

Linha do tempo

1920 – R. G. LeTourneau adquire seu primeiro equipamento de terraplanagem

1922 – Fabricação do primeiro scraper rebocado

1923 – Fabricação do primeiro scraper autopropulsado

1929 – Criação da LeTourneau, Inc.

1932 – Início da utilização de rodas com pneus em lugar de rodas de aço

1937 – Fabricação do primeiro scraper sobre pneus com trator de um eixo (Tournapull)

1944 – Fabricação do primeiro trator de lâmina sobre pneus

1945 – Fornecimento de 70% dos equipamentos de terraplanagem usados pelos aliados na Segunda Guerra Mundial

1950 – Lançamento da primeira máquina com tração por corrente contínua

1953 – Venda de parte das operações para a Westinghouse Air Brake Co. (WABCO). Le Tourneau permaneceria afastado do setor por 5 anos.

1954 – Produção da primeira plataforma offshore tipo jack-up

1955 – Fabricação do primeiro trator para toras (log stacker)

1965 – Fabricação do primeiro guindaste intermodal (Strad-L-Port)

1966 – Lançamento do maior equipamento de terraplanagem sobre pneus do mundo

1966 – Passagem da presidência para seu filho Richard

1967 – Lançamento da primeira carregadeira hidráulica

1969 – Falecimento de R. G. LeTourneau

1975 – Início do uso de controles de estado sólido nas carregadeiras

2004 – Lançamento da série 950 de tratores sobre pneus.

 

 

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