Niveladoras elevatórias como esse modelo Western No 6 de 1932 eram puxadas por tratores e alcançavam produção de 200 a 300 m3/h.IMAGENS: REPRODUÇÃO
Nos anos 1920, as niveladoras ainda eram puxadas por tratores ou cavalos, embora alguns engenheiros já pensassem em equipamentos autopropelidos. Nos EUA, essas máquinas eram usadas para conservação de rodovias e grandes obras de terraplenagem e construção de estradas.
A máquina da Russell Grader Manufacturing foi uma das primeiras montadas sobre pneus, em lugar das rodas maciças usadas até então. Após comprar a Russell, em 1928, a Allis-Chalmers adquiriu os direitos de fabricação das motoniveladoras Ryan e, em 1932, lançou um modelo autopropelido da própria marca (H Patrol), seguindo a Caterpillar, que havia lançado a Auto Patrol no ano anterior.
A maioria das máquinas autopropelidas era baseada em modelos rebocados de doi
Niveladoras elevatórias como esse modelo Western No 6 de 1932 eram puxadas por tratores e alcançavam produção de 200 a 300 m3/h.IMAGENS: REPRODUÇÃO
Nos anos 1920, as niveladoras ainda eram puxadas por tratores ou cavalos, embora alguns engenheiros já pensassem em equipamentos autopropelidos. Nos EUA, essas máquinas eram usadas para conservação de rodovias e grandes obras de terraplenagem e construção de estradas.
A máquina da Russell Grader Manufacturing foi uma das primeiras montadas sobre pneus, em lugar das rodas maciças usadas até então. Após comprar a Russell, em 1928, a Allis-Chalmers adquiriu os direitos de fabricação das motoniveladoras Ryan e, em 1932, lançou um modelo autopropelido da própria marca (H Patrol), seguindo a Caterpillar, que havia lançado a Auto Patrol no ano anterior.
A maioria das máquinas autopropelidas era baseada em modelos rebocados de dois eixos. No entanto, os fabricantes mais ousados já trabalhavam com modelos de três eixos. Embora encarecesse o produto, a solução tinha a vantagem de reduzir o efeito adverso de variações de altura em solos irregulares, graças ao tandem flutuante para o eixo traseiro.
CONFIGURAÇÕES
No início dos anos 30, fabricantes como Adams, Austin-Western, Galion e Riddel foram os primeiros a desenvolver uma solução com três eixos. As máquinas produzidas pela Austin-Western a partir de 1937 eram extremamente avançadas para a época, com direção e tração nos três eixos, mas não tiveram tanto sucesso.
Para obter a direção do conjunto traseiro, as caixas do tandem foram projetadas para girar como uma unidade completa, de modo similar a um truck ferroviário. Contudo, essa solução acabou sendo abandonada, mantendo-se a direção somente no eixo dianteiro. A Austin-Western criou então um eixo com juntas universais, que ia do motor (na traseira) até o eixo dianteiro, propiciando tração em todas as rodas (6x6).
Em 1932, após algumas tentativas da Russell, a Galion lançou máquinas com comandos hidráulicos para operação da lâmina, logo seguida por marcas como Austin-Western, Caterpillar e Champion. Lançou ainda diversos modelos de dois e três eixos com uma pequena caçamba montada na traseira, que permitia levar parcas quantidades de material para distribuição em reparos rodoviários.
Alguns anos após a aquisição da Russell Grader, a Caterpillar apresentou em 1931o modelo Auto Patrol, equipado com pneus a ar e motor montado sobre o eixo traseiro.IMAGENS: REPRODUÇÃO
Essas máquinas também se tornaram conhecidas na Europa, onde ainda havia poucos fabricantes de motoniveladoras. A francesa Rhonelle apresentou um equipamento rebocado com uma lâmina bastante incomum, em “V”, mas com bom deslocamento lateral. Niveladoras elevatórias, para carga direta de caminhões, foram usadas em diversos projetos de grande porte nos EUA, puxadas por tratores de 50 a 100 hp.
Essas máquinas conseguiam entregar uma produção de 200 a 300 m3/h na limpeza de pátios planos. Em 1938, a empresa sueca Akerman lançou a “Vagbitaren II”, com acionamento pneumático da lâmina. Como na maioria das máquinas o giro da lâmina era manual, essa solução permitiu aumentar a velocidade de trabalho de cerca de 4 para 16 km/h, o que se mostrou extremamente vantajoso em rampas longas.
No final da década de 30, as máquinas autopropelidas de três eixos já estavam consolidadas, enquanto as máquinas rebocadas de dois eixos continuaram a ser produzidas, mas já estavam com os dias contados. A então nova configuração passou a ser padrão para todos os fabricantes, incluindo três eixos com acionamento nas rodas traseiras montadas em tandem e com o motor montado sobre o conjunto visando prover maior peso sobre as rodas de tração, além de lâmina posicionada em uma estrutura atrás das rodas dianteiras.
EUROPA
Na Europa, as máquinas rebocadas tornaram-se lentas e leves. Mesmo após quase 80 anos de desenvolvimento nos EUA, o uso de motoniveladoras ainda não era suficientemente difundido no continente, que considerava essas máquinas “um dispositivo cuja estrutura era diferente do projeto habitual de um trator”, mas particularmente eficientes no nivelamento de grandes áreas e escavação de valas ou taludes.
Na Alemanha, somente a Fritsch produzia máquinas do tipo, com peso de 1,5 a 6,8 ton e potência até 45 hp. Primeira máquina alemã do pós-guerra, a Erdhobel foi produzida pela O&K em 1951, com peso de 15 ton e três eixos, embreagens hidráulicas, motor de 95 hp e lâmina de 3,8 m. Ainda não havia fabricantes ingleses, o que levou a Aveling-Barford a fechar um contrato com a Austin-Western em 1949.
Com controles totalmente hidráulicos e tração em todas as rodas,o modelo 99H foi a primeira motoniveladora produzida pela Aveling-Austin.IMAGENS: REPRODUÇÃO
A primeira motoniveladora produzida foi a 99H, com controles hidráulicos e tração em todas as rodas, uma grande inovação na época. Essas máquinas tiveram grande influência na fabricação das motoniveladoras europeias, particularmente na década seguinte. Consideradas extremamente avançadas, as máquinas Austin-Western tinham projeto similar ao da Aveling-Barford. Com direção e tração em todas as rodas, eram produzidas sob licença no Reino Unido e estavam disponíveis também na Alemanha.
Em 1956, as máquinas Adams (LeTourneau-Westinghouse), Allis-Chalmers, Aveling-Austin, Caterpillar, Frisch, Hanomag e O&K já estavam disponíveis no mercado alemão. A Frisch 100D pesava 11 ton e podia trafegar em velocidades de até 30 km/h. No período, as máquinas passaram a ser equipadas com escarificador dianteiro ou traseiro.
No mesmo ano, a americana Preco lançou um sistema automático de controle da lâmina (“All-transistor”), que permitia a pré-seleção do ângulo da lâmina através de uma chave especial. Usando uma marca de referência instalada na beira da estrada, o controle da lâmina podia verificar o alinhamento a cada 1/10 de segundo e corrigir diferenças até 3,2 mm. Nos 30 anos seguintes, seriam lançados diversos sistemas similares por outros fabricantes.
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