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Revista M&T - Ed.299 - Novembro de 2025
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A ERA DAS MÁQUINAS

As patentes do Grupo CNH

Por Redação

Com 37,5 ton, o modelo 150 Case Road Locomotive foi apontado pelo Guinness Book como o maior trator a vapor do mundo após seu lançamento, em 1905. IMAGENS: REPRODUÇÃO


A sobrevivência das grandes empresas está essencialmente ligada à capacidade de inovação. No caso da CNH, o resultado parece ser extremamente positivo, se analisarmos as ideias geradas por seus colaboradores que se transformaram em patentes registradas no decorrer das décadas.

Atualmente, existem cerca de 8.500 patentes ativas no grupo, das quais 1.100 foram aprovadas em 2016. Outras 3.750 patentes seguem em processo, das quais mais de 1.000 foram requeridas no mesmo período.

O processo de registro de uma patente se inicia com o encaminhamento interno de propostas de “invenção” por engenheiros e funcionários, visando a melhoria dos produtos. Dentro da cultura do Grupo CNH, as ideias específicas são tão encora


Com 37,5 ton, o modelo 150 Case Road Locomotive foi apontado pelo Guinness Book como o maior trator a vapor do mundo após seu lançamento, em 1905. IMAGENS: REPRODUÇÃO


A sobrevivência das grandes empresas está essencialmente ligada à capacidade de inovação. No caso da CNH, o resultado parece ser extremamente positivo, se analisarmos as ideias geradas por seus colaboradores que se transformaram em patentes registradas no decorrer das décadas.

Atualmente, existem cerca de 8.500 patentes ativas no grupo, das quais 1.100 foram aprovadas em 2016. Outras 3.750 patentes seguem em processo, das quais mais de 1.000 foram requeridas no mesmo período.

O processo de registro de uma patente se inicia com o encaminhamento interno de propostas de “invenção” por engenheiros e funcionários, visando a melhoria dos produtos. Dentro da cultura do Grupo CNH, as ideias específicas são tão encorajadas que foi criado um “Portal de Inovação”, específico para inscrição de propostas.

FERRAMENTA

Administrada pela equipe de propriedade intelectual, a ferramenta pode ser acessada por qualquer terminal da empresa em todo o mundo, permitindo que qualquer funcionário de áreas ligadas à tecnologia possa apresentar sugestões de melhorias em equipamentos ou outros aspectos da atividade profissional diária.

Quando o portal foi iniciado na Europa, a intenção foi permitir que os colaboradores pudessem tomar conhecimento das ideias de seus colegas. Com o passar do tempo, no entanto, compreendeu-se que era necessário dar maior segurança à propriedade intelectual.

Por isso, atualmente, o acesso é limitado apenas às solicitações próprias, sendo que os avaliadores somente têm acesso às ideias que estão sob sua responsabilidade. Embora o conceito já tenha cerca de 15 anos, ainda é uma atividade em evolução, passando por adequações às mudanças das necessidades do Grupo.

Fabricado entre 1918 e 1924, o Fiat Modelo 102 marcou épocana agricultura e atualmente repousa no Centro Storico Fiat, em Turim.


Atualmente, a iniciativa é reconhecida como uma ferramenta crucial para promover e apoiar a inovação, assim como um meio de encorajar os funcionários a dar vazão à criatividade inata. Durante o ano de 2016, um total de 850 documentos foi encaminhado ao “Portal de Inovação” e submetido à avaliação interna, sendo que a maioria das sugestões resultou em solicitação de patente.

Os funcionários que julgam ter uma ideia passível de patente podem dar entrada em sua proposta no portal, com todos os materiais de apoio (desenhos, vídeos, apresentações em Power Point etc.). Após essa entrada inicial, a proposta não pode mais ser modificada, pois se inicia o processo de avaliação por um membro da equipe de analistas de patentes.

Se a patente for viável, os demais membros da equipe avaliam seu potencial estratégico e comercial, podendo solicitar informações adicionais. O assunto passa então para o processo de encaminhamento, quando é feita uma nova avaliação, mais detalhada, e se verifica se não há problemas quanto ao uso da ideia.

VIABILIDADE

Se os resultados forem positivos, inicia-se então o processo junto aos órgãos oficiais, preenchendo-se os formulários de solicitação e dando-se entrada em um processo formal. Normalmente, esse processo se inicia em determinado país (EUA ou Itália, por exemplo), para que se possa ter uma data oficial do pedido, a partir da qual há um prazo de um ano para registrá-la em outros países.

O exame da solicitação é feito nos diferentes países e, uma vez aprovado, é emitido um “Certificado de Patente”. Trata-se de um processo demorado, cuja duração varia de país para país, podendo chegar a 10 anos ou até mais tempo. Uma inovação sugerida foi, por exemplo, a criação de um mecanismo de acoplamento mais eficiente para fixar o implemento no trator, reduzindo o tempo de parada e facilitando a operação. A sugestão surgiu na Itália e levou cerca de dois anos para ser aprovada.

Metade das 850 solicitações apresentadas em 2016 tinha possibilidades de passar por esse processo. Isso significa uma média anual de 400 pedidos de registro de patentes. Sabe-se que as inovações bem-sucedidas recebem prêmios em dinheiro e são objeto de divulgação interna.

O trabalho atual de desenvolvimento tem ênfase em equipamentos autônomos e redução de emissões. No grupo, as marcas Case IH e New Holland Agriculture trabalham no conceito de tratores autônomos, cujos projetos iniciais envolveram a área agrícola, onde o ambiente e as condições de trabalho eram mais simples que na construção. Já as ações da Iveco (atualmente fora do grupo, em um processo de spin-off) foram dirigidas a veículos de transporte rodoviário autônomo, inclusive comboios.

Hoje, o Grupo CNH tem cerca de 13.000 patentes em âmbito global, sendo cerca de 70% ativas. A maioria foi registrada nos Estados Unidos, seguidos pelo Brasil e Europa, nessa ordem (cf. quadro).

NO BRASIL

Por falar em Brasil, a CNH Industrial também se destaca aqui pela quantidade de novos registros de patentes. De acordo com relatório do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a companhia foi a única empresa privada a constar entre as 10 maiores depositantes em 2019, aparecendo em 7º lugar. Além da Petrobrás, todas as demais classificadas eram universidades.

Na operação brasileira, o grupo conta com sete Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, além de uma equipe de mais de 600 engenheiros. Em 2012, a empresa investiu US$ 1 bilhão em P&D, sendo 10% desse total dirigido a projetos na América do Sul. O agronegócio é a parte mais ativa no país, correspondendo à maior parte das solicitações de patentes.

O “Portal de Inovação” gera patentes ao estimular a criatividade de colaboradores em todo o mundo.


No ano seguinte, a empresa foi eleita como uma das mais inovadoras do Brasil pelo 3º ano consecutivo. Também integra o ranking das 10 companhias mais inovadoras do país, do Prêmio Valor Inovação Brasil, do jornal Valor Econômico, ligado ao Grupo Globo.

Em 2023, a CNH registrou 72 lançamentos, entre pedidos e registros de patentes feitos por inventores brasileiros, o que significa um aumento de 110% em relação a 2018. Ao todo, a companhia detém mais de 1.300 patentes no Brasil.

Leia na próxima edição:
A avanço do lançamento por correias

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