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Revista M&T - Ed.297 - Setembro 2025
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A ERA DAS MÁQUINAS

A evolução dos guindastes no Pacífico

Por Redação

Operação espetacular de içamento de um guindaste Kato NK-800 de 80 ton de capacidade e seis eixos para exportação. IMAGENS: REPRODUÇÃO


A indústria asiática de guindastes teve um grande impulso na década de 1960, quando diversos fabricantes lançaram modelos com lança treliçada e telescópica, com capacidades que atendiam às necessidades do mercado regional da época. Isso deu início a um processo de evolução que, se em alguns casos ficou restrito ao mercado local, em outros levou ao desenvolvimento de diversos fabricantes de uma indústria nascente, que com o tempo angariaram fama mundial.

De alguma forma, muitos desses fabricantes estiveram ligados aos Estados Unidos por meio de acordos de licenciamento para a produção de guindastes. Isso trouxe significativos benefícios, já que as empresas locais podiam contar com projetos testados, tecnologias já estabelecidas e pos


Operação espetacular de içamento de um guindaste Kato NK-800 de 80 ton de capacidade e seis eixos para exportação. IMAGENS: REPRODUÇÃO


A indústria asiática de guindastes teve um grande impulso na década de 1960, quando diversos fabricantes lançaram modelos com lança treliçada e telescópica, com capacidades que atendiam às necessidades do mercado regional da época. Isso deu início a um processo de evolução que, se em alguns casos ficou restrito ao mercado local, em outros levou ao desenvolvimento de diversos fabricantes de uma indústria nascente, que com o tempo angariaram fama mundial.

De alguma forma, muitos desses fabricantes estiveram ligados aos Estados Unidos por meio de acordos de licenciamento para a produção de guindastes. Isso trouxe significativos benefícios, já que as empresas locais podiam contar com projetos testados, tecnologias já estabelecidas e possibilidade de apoio e assistência técnica do cedente da licença. A seguir, é apresentado um pouco da história dos principais fabricantes dessa época de ouro na região.

TADANO

Por volta de 1962, a Tadano estava pronta para lançar seu primeiro guindaste hidráulico com lança dobrável para montagem em caminhão. O modelo TM-2H tinha capacidade de 2 ton e contava com lança hidráulica que assegurava um alcance de 4,1 m. Tais características se ajustavam bem aos modelos de caminhões produzidos no Japão na época.

A produção em série se iniciou no final daquele ano, tornando-se o ponto de partida para o que, em termos de unidades produzidas, transformaria a empresa em um dos maiores fornecedores do mundo, embora deva-se levar em conta que as vendas, em sua maior parte, estavam confinadas ao Japão e ao mercado asiático.

Montado sobre um veículo Fuso 8x4, o modelo Tadano TG-450 contava com lança telescópica de cinco seções e tinha capacidade de elevação de 45 ton. Foto:

No final de 1963, o fundador Masuo Tadano se aposentou, após ocupar a presidência da empresa por 15 anos. No mesmo ano, iniciou-se a produção do TS-80, um guindaste RT que implementou a tecnologia sobre a qual viriam a se basear as séries TL e TG. Em 1969, a empresa expandiu suas instalações, em parte devido ao acordo feito com a Atlas, fabricante alemã de equipamentos portuários. A Tadano prosperou, mas seu fundador nunca se recuperou dos graves ferimentos causados por uma queda em casa, que levaram ao seu falecimento em maio de 1971.

No início dos anos 1970, a Tadano lançou o conceito de motor único. A potência era transmitida para a superestrutura por um sistema de transmissão acoplado ao veículo de locomoção, normalmente das marcas Fuso, Nissan ou Hino. A estrela da companhia era o TG-450, com lança telescópica de cinco seções e capacidade de elevação de 45 toneladas, montado sobre um veículo Fuso 8 x 4. Na época, o guindaste RT modelo TR-150, com capacidade de 15 ton e altura de elevação de 21,5 m, ainda era o único modelo fora de estrada fabricado pela Tadano.

KATO e HITACHI

Em 1967, a Kato iniciou a fabricação de um guindaste telescópico com capacidade de 67,5 ton, a maior capacidade produzida até então. Disponibilizou ainda pequenos guindastes com lança telescópica e treliçada, autopropelidos e montados sobre caminhões. Em 1971, após a exposição World Expo 70, em Osaka, a Kato iniciou a produção de guindastes com lança treliçada.

Um ano depois, desenvolveu o indicador ACS de momento de carga, colocando-o em produção seriada para uso em seus modelos. Em 1978, lançou o NK-1200, o maior guindaste de lança telescópica produzido no Japão até aquela data, com capacidade de 108 ton. Lanças longas e guinchos duplos se tornaram então uma marca registrada dos guindastes japoneses de lança telescópica.

Lançado em 1971, o guindaste de esteiras Hitachi KH 180 foi modificado para atuar em outras áreas.

Ainda em 1971, a linha KH da Hitachi Construction Machinery estava pronta para entrar em produção. No ano seguinte, a marca se mudou para a Europa, instalando uma fábrica de miniescavadeiras na Holanda, pois os equipamentos lá produzidos atendiam às normas europeias. Na época, a empresa adequou seus produtos às exigências dos clientes, modificando os guindastes sobre esteiras e escavadeiras a cabo para uso na cravação de estacas e em obras de construção e demolição de portos.

IHI, KOBELCO E KOBE

Por sua vez, a Ishikawajima – Harima (IHI) separou-se da Hitachi em 1976, quando já fabricava seus próprios modelos de guindaste. A empresa foi constituída em 1960 pela fusão de dois fabricantes de equipamentos portuários, a Ishikawajima (fundada em 1853) e a Harima (fundada em 1907).

Na década de 1960, começou a produzir pórticos para manuseio de contêineres em portos. O primeiro equipamento, vendido para a Nikon Tsuun, em Osaka, tinha capacidade de 34 ton, podendo elevar os contêineres a uma altura de 18,6 m. Posteriormente, a IHI começou a fabricar guindastes sobre esteiras com capacidades até 55 ton.

Já a Kobe Steel (Kobelco) iniciou a fabricação de guindastes com lança treliçada em 1964. Em 1968, a empresa apresentou o guindaste 9125TC, com capacidade de 127 ton, o maior guindaste produzido no Japão na época. Em 1969, iniciou a produção de guindastes com lança telescópica, apresentando uma série de seis modelos, com capacidade de 13 a 60 ton. Lançado posteriormente, o guindaste Kobe/P&H T200 era a máquina ideal para a indústria da construção, vendendo muito mais que, por exemplo, o R-150 RT, de 1969, cuja capacidade era de 15 ton e posteriormente teve a produção suspensa.

A Kobe também tinha boa presença no segmento de guindastes sobre esteiras, mantendo sua participação no mercado com a série 300. O primeiro guindaste totalmente hidráulico da marca foi o 550-S, de 50 ton, lançado em 1976, mas que teve dificuldades comerciais porque os clientes estavam acostumados com os controles mecânicos da série 300, que tinham a vantagem de permitir a operação extremamente lenta com carga.

Por essa razão, a empresa começou a trabalhar em um projeto híbrido, projetando uma máquina com guinchos mecânico-hidráulicos, que foi lançada alguns anos mais tarde. Além dessas marcas, a Sumitomo Heavy Industries surgiria da fusão da Uraga Heavy Industries com a Sumitomo Kikai Kogyo, tornando-se outro importante fabricante de guindastes na região.

ÍNDIA E AUSTRÁLIA

Em 1962, a TIL lançou seu primeiro guindaste diesel-elétrico, com capacidade de 10 ton, resultado de uma parceria com a empresa britânica Coles, bastante interessada em licenciar a produção de seus modelos nas antigas colônias. A empresa, constituída em 1944 e baseada em Calcutá, ganhou bastante experiência no período anterior à fabricação através da venda de equipamentos da Caterpillar. Posteriormente, passou a fabricar diversos modelos da Grove (linha RT) e guindastes de lança treliçada para o enorme mercado indiano.

Em 1965, foi fundada a Linmac PTY, especializada em guindastes de lança telescópica articulada, com capacidades até 16 ton. Ao todo, foram produzidas mais de 4.000 unidades da série AWD, cujo maior modelo pesava 17 ton, com capacidade de 14 ton e raio de giro de 7,5 m.

Leia na próxima edição:

A racionalização de componentesem motores

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