Revista M&T - Ed.153 - Dez/Jan 2012
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Pavimentação dois em um

Módulo acoplado à vibroacabadora permite lançar a camada de bínder e capa asfáltica na mesma passada, reduzindo custos e melhorando a qualidade da operação

Imagine um sistema de pavimentação rodoviária que seja capaz de lançar duas camadas de asfalto em uma única passada, proporcionando maior qualidade ao serviço e redução de custos. Essa tecnologia existe e está sendo oferecida no mercado pela Dynapac para aplicação nas vibroacabadoras DF145CS, também produzidas pela empresa. Trata-se do sistema Compactasphalt CM2500, um módulo com silos maiores, que viabiliza a aplicação simultânea do bínder e da capa asfáltica em larguras de até 7,5 m

O sistema é composto pelo módulo CM2500, de 2,55 m de largura básica, equipado com silo com capacidade para 28 t de bínder. Equipado com unidade de força própria, esse módulo tem condições de lançar 15 t de capa asfáltica, que passa por dois eixos sem-fim até chegar à mesa de aplicação, dotada de aquecimento elétrico. Uma segunda mesa, de alta capacidade de compactação, realiza essa tarefa na camada de bínder e opera de forma sincronizada com a outra em termos de inclinação e mudanças na transversal.

Dotado de acionamento exclusivo, por meio de um motor de 155 hp de potência, o sistema fica insta


Imagine um sistema de pavimentação rodoviária que seja capaz de lançar duas camadas de asfalto em uma única passada, proporcionando maior qualidade ao serviço e redução de custos. Essa tecnologia existe e está sendo oferecida no mercado pela Dynapac para aplicação nas vibroacabadoras DF145CS, também produzidas pela empresa. Trata-se do sistema Compactasphalt CM2500, um módulo com silos maiores, que viabiliza a aplicação simultânea do bínder e da capa asfáltica em larguras de até 7,5 m

O sistema é composto pelo módulo CM2500, de 2,55 m de largura básica, equipado com silo com capacidade para 28 t de bínder. Equipado com unidade de força própria, esse módulo tem condições de lançar 15 t de capa asfáltica, que passa por dois eixos sem-fim até chegar à mesa de aplicação, dotada de aquecimento elétrico. Uma segunda mesa, de alta capacidade de compactação, realiza essa tarefa na camada de bínder e opera de forma sincronizada com a outra em termos de inclinação e mudanças na transversal.

Dotado de acionamento exclusivo, por meio de um motor de 155 hp de potência, o sistema fica instalado na frente da vibroacabadora, de forma a agir como contrapeso e gerar equilíbrio ao conjunto. Segundo a Dynapac, como a tecnologia lança simultaneamente as camadas de bínder e capa asfáltica (sistema quente-sobre-quente) em uma única passada, a interligação entre elas fica mais homogênea e resistente, aumentando a durabilidade do pavimento.

Outro fator importante é que o calor do bínder melhora o tempo de disponibilidade para compactação da pista. Os ganhos de custo proporcionados pela tecnologia Compactasphalt são quantificados pela redução da espessura da capa asfáltica. Além disso, ao permitir o lançamento de uma camada de rolagem mais fina, ele possibilita a utilização econômica de aditivos de alto valor para polimento, atingindo alta resistência e robustez nas bordas.

Todos esses benefícios, de acordo com a Dynapac, são obtidos com uma única equipe de trabalho e a vibroacabadora pode ser configurada rapidamente para operar com a tecnologia Compactasphalt. A unidade completa também pode ser transportada facilmente em caminhão com carroceria baixa.

 

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