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Revista M&T - Ed.62 - Dez/Jan 2001
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Manutenção

Oficina móvel Volvo: o concessionário que vai até o cliente

Unidade modular de atendimento pode ser facilmente desmontada, transportada e montada em diferentes lugares.

Primeira oficina "estacionada" em rodovia paulista

A Volvo pretende implantar nos próximos dois anos 100 unidades móveis de atendimento – 20 delas já em 2.001 — aos usuários da marca em toda a América do Sul. A Oficina Móvel é um conjunto de containers que comporta tudo que um concessionário precisa: escritório, oficina, peças, administração, vestiário etc. Sua principal vantagem é a mobilidade. Pode ser facilmente transportada para qualquer lugar onde haja demanda concentrada de serviços, como canteiros de obras ou instalações de mineração, por exemplo.

A primeira oficina móvel do país, operada pela concessionária Vocal, está estacionada desde novembro no Km 294 da Rodovia Régis Bitencourt — um dos mais importantes entroncamentos rodoviários do país. A unidade absorveu investimentos de US$ 200 mil e foi totalmente importada da matriz da Volvo na Suécia. A Volvo do Brasil acredita que conseguirá reduzir o custo de cada módulo para cerca de US$ 80 mil, com a nacionalização dos componentes. “O concessionário modular é, na verdade, apenas a “ponta” de um verdadeiro iceberg de novidades que a Volvo estará oferecendo ao mercado nos próximos anos”, afirma Luiz Alberto de Castro Wille, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Concessionários da Volvo. “O cliente deste nove século não quer apenas comprar um caminhão ou um equipamento, quer uma assessoria integral. Temos que levar em conta também a integração cada vez maior dos países da América do Sul, um plano de mudanças profundas na estrutura rodoviária do país, em que teremos vários corredores de fluxo Norte-Sul e várias conexões Leste-Oeste. Enfim, tudo está em transforma&cced


Primeira oficina "estacionada" em rodovia paulista

A Volvo pretende implantar nos próximos dois anos 100 unidades móveis de atendimento – 20 delas já em 2.001 — aos usuários da marca em toda a América do Sul. A Oficina Móvel é um conjunto de containers que comporta tudo que um concessionário precisa: escritório, oficina, peças, administração, vestiário etc. Sua principal vantagem é a mobilidade. Pode ser facilmente transportada para qualquer lugar onde haja demanda concentrada de serviços, como canteiros de obras ou instalações de mineração, por exemplo.

A primeira oficina móvel do país, operada pela concessionária Vocal, está estacionada desde novembro no Km 294 da Rodovia Régis Bitencourt — um dos mais importantes entroncamentos rodoviários do país. A unidade absorveu investimentos de US$ 200 mil e foi totalmente importada da matriz da Volvo na Suécia. A Volvo do Brasil acredita que conseguirá reduzir o custo de cada módulo para cerca de US$ 80 mil, com a nacionalização dos componentes. “O concessionário modular é, na verdade, apenas a “ponta” de um verdadeiro iceberg de novidades que a Volvo estará oferecendo ao mercado nos próximos anos”, afirma Luiz Alberto de Castro Wille, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Concessionários da Volvo. “O cliente deste nove século não quer apenas comprar um caminhão ou um equipamento, quer uma assessoria integral. Temos que levar em conta também a integração cada vez maior dos países da América do Sul, um plano de mudanças profundas na estrutura rodoviária do país, em que teremos vários corredores de fluxo Norte-Sul e várias conexões Leste-Oeste. Enfim, tudo está em transformação. Temos que acompanhar e, na medida do possível, nos antecipara estas transformações”, explica Wille.

Quatro containers

A oficina móvel é composta basicamente por quatro containers de 20 pés e dois de 40 pés, dentro dos quais são transportados todos os componentes necessários para se montar uma unidade básica de atendimento, como um verdadeiro concessionário da marca. Bastam três caminhões para transportar cada oficina, que pode ser montada e colocada em operação em apenas 30 dias, enquanto um concessionário convencional (fixo), com estrutura mínima, leva pelo menos três meses para ser construído. A estrutura da oficina móvel foi concebida para durar 20 anos.

Uma vez. descarregados, os containers de 20 pés formam os quatro alicerces básicos da Oficina Móvel Volvo. De seu interior saem as estruturas que formarão as paredes, teto, etc, para a construção do módulo. Os dois containers de 40 pés constituem o “departamento” de peças, onde são estocadas peças pequenas, bem como componentes grandes. As unidades de 20 pés, ao mesmo tempo em que servem de “alicerce" para a edificação, abrigam instalações como oficinas, vestiários, escritório, etc.

Franquias

Para conferir mais agilidade à expansão da rede de concessionários Volvo, uma das ferramentas utilizadas poderá ser a terceirização, pelos concessionários, dos serviços oferecidos nas oficinas móveis de atendimento. “Ao mesmo tempo em que passamos a ter uma estrutura administrava mais enxuta, em nossa rede, estaremos sempre abertos a novas parcerias com empreendedores dispostos a fazer parte de nossa organização”, observa Luiz Alberto Wille.

Nesse sentido, proprietários de postos de combustível, entre outros, podem ampliar sua receita através da instalação de uma oficina móvel ao lado de seu estabelecimento. Para o usuário, além da vantagem de poder contar com um ponto de atendimento mais próximo, haverá a garantia de ser atendido por profissionais treinados pela fábrica, usando ferramental apropriado e peças genuínas, com garantia Volvo.

“O sistema de franquias está em plena expansão em todo o mundo e vem ao encontro das necessidades de países como o Brasil, com dimensões territoriais continentais, que demandariam, de outra forma, investimentos muito elevados para se manter o crescimento da rede de concessionários em níveis adequados", afirma Wille.

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