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Revista M&T - Ed.296 - Agosto de 2025
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MANUTENÇÃO

Muito além da aparência

Quando malcuidada, a carenagem pode permitir o ingresso de partículas capazes de comprometer componentes vitais do equipamento, como motor e sistemas elétricos
Por Antonio Santomauro

Foto:JOHN DEERE


Embora aparentemente tenha uma função apenas estética, a carenagem é um componente fundamental em máquinas pesadas. Afinal, quando malcuidada pode permitir o ingresso de impurezas e partículas capazes de comprometer componentes vitais do equipamento, como motor e sistemas elétricos. Além disso, pode causar acidentes ao permitir o contato com componentes internos móveis ou aquecidos.

Talvez por ser muito associada ao aspecto visual, a carenagem nem sempre recebe a devida atenção. Porém, como qualquer outro componente, também exige uma sistematização nos processos de manutenção. Em geral, as boas práticas incluem cuidados rotineiros (como limpeza, verificação de trincas e monitoramento da integridade dos elementos de fixação), mas também – dependendo da aplicação – ações que se antecipem aos danos. Is


Foto:JOHN DEERE


Embora aparentemente tenha uma função apenas estética, a carenagem é um componente fundamental em máquinas pesadas. Afinal, quando malcuidada pode permitir o ingresso de impurezas e partículas capazes de comprometer componentes vitais do equipamento, como motor e sistemas elétricos. Além disso, pode causar acidentes ao permitir o contato com componentes internos móveis ou aquecidos.

Talvez por ser muito associada ao aspecto visual, a carenagem nem sempre recebe a devida atenção. Porém, como qualquer outro componente, também exige uma sistematização nos processos de manutenção. Em geral, as boas práticas incluem cuidados rotineiros (como limpeza, verificação de trincas e monitoramento da integridade dos elementos de fixação), mas também – dependendo da aplicação – ações que se antecipem aos danos. Isso inclui aplicação de proteção contra corrosão e instalação de elementos especiais, projetados para minimizar os efeitos de impactos em operações mais severas, por exemplo.

Avarias na carenagem podem comprometer filtros, válvulas, mangueiras e outros componentes. Foto:KOMATSU


A intensidade do processo de manutenção de carenagens depende diretamente da aplicação na qual a máquina é empregada, observa Ricardo Tsuyama, coordenador de serviços da Komatsu. Em uma pedreira, diz ele, a alta probabilidade de impactos com rochas e pedras justifica uma maior atenção ao componente.

No entanto, ele é enfático ao apontar que, seja qual for o tipo de aplicação, é essencial incluir a carenagem na lista das checagens prévias antes da operação. “Quando é detectado algum dano em um de seus componentes, o mais adequado é efetuar a programação de reparo ou mesmo a substituição do item danificado”, recomenda.

Também é importante manter uma rotina ajustada de limpeza, prossegue o profissional, que varia conforme a aplicação. “Em plantas de fertilizantes, por exemplo, a frequência de limpeza é maior que na maioria das aplicações”, ressalta Tsuyama. “Porém, é sempre interessante fazer uma limpeza periódica, mesmo nesses casos.”

CUIDADOS

Além da verificação dos pontos de fixação – geralmente com parafusos e porcas –, o prolongamento da vida útil da carenagem também requer a adoção de outras práticas, aprofunda Eder Neumann, diretor de pós-venda da Maqcampo, concessionária que atua com máquinas agrícolas da John Deere em GO, TO, MG e DF.

Além de limpezas frequentes, ele cita a necessidade de atenção na armazenagem do equipamento fora de operação, que deve ser feita em lugares devidamente abrigados. No caso de componentes de blindagem, como capô do motor e saias laterais, é importante examinar o funcionamento do travamento nos pontos de ancoragem. “Se houver qualquer alteração, o correto é realizar ajustes e apertos dos itens de fixação”, recomenda o especialista da Maqcampo.

Como citado acima, as operações em plantas de fertilizantes (especialmente hidrogenados, que são altamente corrosivos) e ambientes portuários (onde a maresia também tem impacto negativo) também demandam cuidados adicionais com a carenagem. Como explica Virgílio Lopes Junior, coordenador de operação da XCMG, essas ambientações exigem a aplicação de verniz protetor sobre a pintura original (feita em poliuretano). “Com essa proteção, a vida útil da carenagem pode superar 36 meses, sendo que desprotegida não chega a dois anos”, conta. “Também é importante lavar o equipamento pelo menos uma vez por semana.”

Aliás, limpezas frequentes – assim como a aplicação de verniz protetor – também são recomendadas para equipamentos que atuam na construção, mineração e agropecuária, observa o profissional. Na construção, afirma, a degradação da pintura decorre da ação de agentes como cal, cimento e respingos de tintas, enquanto na mineração o problema é a sujidade do minério. “No agro, o ataque da radiação UV degrada medianamente a pintura, mas inclusive neste caso a limpeza é importante, para evitar a utilização de produtos químicos na lavagem”, observa Lopes Junior.

As portas das cabinas, juntamente com as tampas laterais e traseiras, são os componentes da carenagem mais sujeitos a desgastes em máquinas de Linha Amarela. Todavia, a não ser que estejam muito danificadas, podem ter a pintura reconstituída após um processo de jateamento ou de raspagem mecânica. “Também é possível trocar a peça, o que constitui uma alternativa mais rápida, porém com custo mais elevado”, pondera.

Até recentemente, relata Lopes Junior, as carenagens das máquinas de Linha Amarela da XCMG eram construídas inteiramente em aço, mas os modelos mais recentes já trazem alguns componentes em fibra de vidro, como os paralamas traseiros e a tampa do sistema de ar-condicionado. “Nesses componentes de fibra nem é necessário aplicar a proteção adicional, pois não estão sujeitos à corrosão”, informa.

PROTEÇÃO

Garantir a integridade das carenagens também é possível com o uso de componentes adicionais de proteção, ressalta Thiago Pinheiro Jales, diretor da Jath, empresa de Contagem (MG) que produz esse tipo de peça e realiza reformas em carenagens e outros componentes. Além de construir proteções de cabinas, sistemas FOPS e guarda-corpos, entre outros itens, a Jath também customiza máquinas para operações em aterros sanitários, plantas de fertilizantes e unidades de altos-fornos, atendendo inclusive às concessionárias do setor de Linha Amarela.

Verificação no travamento dos pontos de ancoragem está entre as medidas preventivas. Foto:JOHN DEERE


Intensidade da manutenção de carenagens depende diretamente da aplicação da máquina. Foto:XCMG


Uma dessas proteções citadas por Jales é o quebra-mato, um componente metálico posicionado na “linha de frente”, cuja função é receber os choques frontais a que os equipamentos estão sujeitos em operações pesadas. “O quebra-mato é muito interessante para caminhões que atuam em minas subterrâneas”, exemplifica. “Sem ele, corre-se o risco de quebra do farol ou mesmo de toda a frente.”

Uma vez quebrada a carenagem, há risco de impacto direto em filtros, válvulas, mangueiras e outros componentes. “Para equipamentos florestais, especialmente, existem ainda outros itens de proteção, como a grade frontal FOG ou a proteção de teto do tipo FOPS, além de proteções para as carenagens laterais”, descreve Jales.

As carenagens atuais, ele reforça, incluem diversas peças feitas em fibra de vidro, cuja resistência ao impacto é inferior à do metal. “Nesse caso, indicamos proteções em aço, que aumentam a vida útil do equipamento”, orienta. Mesmo assim, empenamentos, quebras, arranhados, trincas, deslocamentos e outros problemas estruturais são danos bastante comuns em carenagens. “As escadas de caminhões, por exemplo, sofrem muitos danos e, quando ficam amassadas, é preciso repará-las”, acrescenta. “Da mesma forma, as tampas de carregadeiras também ficam muito amassadas.”

A Jath, informa Jales, conta até mesmo com um serviço de caldeiraria, cujo objetivo é deixar a peça o mais próximo possível da original, recuperando qualquer tipo de componente metálico. “Mas há casos em que esse reparo não compensa, pois a peça está muito danificada”, considera. “Em máquinas agrícolas, o que mais fazemos é reforço, enquanto em caminhões OTR, carregadeiras e escavadeiras realizamos mais reparos.”

CONSEQUÊNCIAS

Ocorrências provocadas por agentes externos em componentes internos do equipamento (aos quais serve de proteção) estão entre as possíveis consequências de uma carenagem danificada, lembra Tsuyama, da Komatsu. É possível, ele relata, encontrar equipamentos em operação – geralmente com horímetro avançado – com cabines sem porta e motores sem capô, demonstrando a falta de cuidados com o componente. “Os danos na carenagem são percebidos por meio da inspeção visual da máquina”, diz Tsuyama.

Operações em ambientes agressivos exigem uso de proteção especial como esse quebra-mato. Foto:VOLVO CE


Também Jales, da Jath, aponta as inspeções visuais como principal método de percepção de sinais de problemas. Segundo ele, caso seja notada alguma avaria, a carenagem deve ser enviada para recuperação, de modo a não apenas manter a estética do equipamento, mas também garantir a proteção dos componentes internos. “É importante instalar proteções que envolvam as carenagens originais feitas em fibra, com o objetivo de prolongar a vida útil e manter a estética da máquina”, aconselha, fazendo coro a Jales.

NECESSIDADE

As carenagens, retoma Neumann, da Maqcampo, não são muito sujeitas a falhas, que ocorrem principalmente por mau uso, colisão ou choque com objetos pesados, sofrendo amassamentos metálicos, trincas e quebras em peças de fibra de vidro. No caso de amassamento, os procedimentos de reparo incluem medidas como endireitamento da parte amassada e inserção de chapa de reforço. Mas também é possível reparar as peças feitas em fibra de vidro. A própria Maqcampo oferece a solução para máquinas com muitos anos de uso e fora da garantia. “Outra opção é fazer a substituição”, lembra o especialista.

Colisões e acidentes provocam amassamentos, trincaduras e quebras em proteções metálicas e de fibra. Foto:BUREAU OF LAND MANAGEMENT


Seja com ações preventivas, reparos ou proteções, o mais importante é manter a carenagem sempre em bom estado. Afinal, embora seja rara, a quebra desse componente pode – nunca é demais lembrar – ocasionar prejuízos consideráveis. “Uma blindagem solta pode provocar um acidente grave, com impactos no operador e nas pessoas do entorno, ou mesmo danificar componentes internos da máquina”, adverte Neumann.


Desgaste de revestimentos exigeatenção em moinhos de mineração

Elementos estruturais de moinhos de mineração (como corpo, tampa, munhão e seus respectivos sistemas de fixação) devem ser monitorados continuamente por meio de avaliações preventivas e preditivas, recomenda Rodrigo Gomes, gerente de serviços especializados da Metso.

Geralmente fabricados em aço fundido ou aço carbono, esses equipamentos são revestidos internamente por ligas metálicas, de borracha ou materiais híbridos. “É fundamental conhecer o comportamento do desgaste desses revestimentos para planejar corretamente as paradas de substituição e evitar o desgaste excessivo, que pode comprometer a integridade do corpo estrutural”, orienta Gomes.

Em condições operacionais adversas, podem ocorrer falhas nos elementos estruturais, além de desgastes provocados pela penetração de polpa. Essas ocorrências devem ser analisadas com critério, diz o gerente, “visando compreender seu comportamento e, assim, planejar intervenções estratégicas que minimizem impactos na operação”.

A própria Metso disponibiliza uma gama de serviços especializados, como mapeamento 3D de revestimentos (MillMapper), diagnósticos técnicos, inspeções digitais de engrenagens (DGI) e avaliações de alinhamento de engrenamento, além de acompanhamento de componentes estruturais e outros. “Os moinhos horizontais são o coração do processo mineral”, comenta Gomes. “Uma parada inesperada pode comprometer não apenas a operação, mas todo o planejamento de produção.”

Moinhos são revestidos internamente por ligas metálicas, de borracha ou materiais híbridos. Foto:METSO


Saiba mais:

Jath: https://jathacessorios.com.br

Komatsu: www.komatsu.com.br

Maqcampo: www.maqcampo.com.br

Metso: www.metso.com/pt

XCMG: www.xcmg-america.com

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