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Revista M&T - Ed.287 - Setembro 2024
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A ERA DAS MÁQUINAS

O histórico California Water Project

Uma das mais emblemáticas obras dos anos 1960 tinha o objetivo de assegurar o fornecimento de água para o árido sul da Califórnia
Por Norwil Veloso

Uma das mais emblemáticas obras dos anos 1960 foi o California State Water Project (SWP), cujo objetivo era assegurar o fornecimento de água para o sul da Califórnia, uma região árida, com recursos insuficientes para atender às necessidades de crescimento econômico.

Pelo projeto, a captação de água foi feita no alto Rio Feather, principal afluente do Rio Sacramento, abastecendo o lago formado pela barragem de Oroville e seguindo pelos rios Feather e Sacramento até o Aqueduto North Bay, que atende às regiões de Napa e Solano.

Ainda integram o complexo de Oroville duas usinas hidroelétricas, cuja capacidade total de geração corresponde a aproximadamente 1/3 da energia gerada em todo o conjunto, porém muito inferior à potência total necessária para elevação (17.500 GW).

FLUXO

A partir do Aqueduto North Bay, a maior parte da água segue para uma estaç


Uma das mais emblemáticas obras dos anos 1960 foi o California State Water Project (SWP), cujo objetivo era assegurar o fornecimento de água para o sul da Califórnia, uma região árida, com recursos insuficientes para atender às necessidades de crescimento econômico.

Pelo projeto, a captação de água foi feita no alto Rio Feather, principal afluente do Rio Sacramento, abastecendo o lago formado pela barragem de Oroville e seguindo pelos rios Feather e Sacramento até o Aqueduto North Bay, que atende às regiões de Napa e Solano.

Ainda integram o complexo de Oroville duas usinas hidroelétricas, cuja capacidade total de geração corresponde a aproximadamente 1/3 da energia gerada em todo o conjunto, porém muito inferior à potência total necessária para elevação (17.500 GW).

FLUXO

A partir do Aqueduto North Bay, a maior parte da água segue para uma estação elevatória que atende o Aqueduto California.

O aqueduto de 489 km é composto na maior parte por canais, mas também conta com 33 km de túneis, 210 km de tubulações e 43 km de sifões. A seção do vale de San Joaquin também alimenta uma área de irrigação de 300.000 ha.

O fluxo segue por esse aqueduto até o reservatório Bethany. A elevatória de South Bay alimenta o aqueduto de mesmo nome, que envia água para as regiões de Alameda e Santa Clara.

Segue então para o reservatório O’Neil Forebay, de onde é bombeado para o reservatório de San Luis, compartilhado com o Central Valley Project (50%).

Desse reservatório, a água é elevada através de uma série de grandes estações de bombeamento, sobre as montanhas que separam o Vale de San Joaquin do sul da Califórnia.

Mais ao sul, o fluxo se divide em dois aquedutos: Costeiro e Oeste. O ramo Costeiro (Coastal Branch) abastece San Luis Obispo e Santa Barbara. O aqueduto tem 230 km, na maior parte em tubulações enterradas.

O ramo Oeste (West Branch) se inicia no final do Aqueduto California, transportando a água para o reservatório do Lago Quail e, depois, seguindo para o sul, até a central elétrica localizada no Lago Pyramid.

Do reservatório, segue pelo túnel Los Angeles até a central elétrica de Castaic. Os reservatórios de Castaic e Pyramid formam a reservação primária do ramo Oeste, que abastece o sul da Califórnia.

O ramo Leste (East Branch) também se inicia no final do Aqueduto California, seguindo por um túnel até a central elétrica de Devil Canyon, e daí por um túnel de 45 km para o Lago Perris, que abastece áreas ao sul de Los Angeles, e o Aqueduto San Diego, que transporta a água mais para o sul.

O projeto previa outras fases, mas pressões ambientalistas e da população do norte da Califórnia impediram a implantação, mantendo a produção abaixo dos níveis de projeto.


Captação de água no alto Rio Feather abastece o lago formado pela
barragem de Orovill, seguindo pelos rios Feather e Sacramento
até o Aqueduto North Bay

EQUIPAMENTOS

Os grandes volumes envolvidos implicaram a utilização de equipamentos de alta produção para escavação e transporte.

Na barragem de Oroville (230 m de altura e 1 km de largura na base), foi montada uma escavadeira modelo 1940 com roda de caçambas produzida pela Demag Lauchhammer, em conjunto com a McDowell-Wellman, com peso de 607 ton.

O material escavado era estocado em pilhas através de um transportador de correia de 2,2 km de comprimento, de onde era carregado em vagões ferroviários por 20 km até uma área de transbordo, onde caminhões com descarga pelo fundo Cat-Athey (abastecidos por um sistema de transportadores de correia) levavam o material para ser depositado na barragem.

Esse processo foi adotado para controlar o suprimento de material escavado procedente de diferentes pontos.


Os grandes volumes de terra envolvidos no projeto implicaram a utilização
de equipamentos de alta produção para escavação e transporte,
incluindo uma máquina totalmente nova: a Mass Excavator

Na barragem de terra de San Luis (extensão de 5,2 km e altura de 98 m), uma escavadeira Bucyrus 684-WX, de 740 ton e roda de caçambas, alimentava uma frota de caminhões Euclid de descarga pelo fundo, com produção de 3.400 m3/h. Para evitar que a máquina atolasse, uma perfuratriz rotativa fazia sondagens antecipadas a uma distância segura à frente.

Para a construção dos canais, a empresa R. A. Hanson Co. (RAHCO) desenvolveu uma máquina de escavação totalmente nova (Mass Excavator), com seis motores diesel, montada sobre quatro conjuntos duplos de pneus e equipada com transportador de correia e roscas transportadoras, que escavavam 2.300 m3/h de terra na frente de trabalho, em faixas de 7,6 m de largura e 1,5 m de profundidade.

O material transportado pela correia era lançado a uma distância de 46 m, formando um dique de proteção.

Leia na próxima edição:
A inovação do Dumptor Koehring

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