P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.251 - Fev/Mar 2021
Voltar
Lançamento

Estratégia de fortalecimento

Buscando expandir a participação no mercado nacional, a Foton traz ao Brasil sua nova geração de caminhões nas categorias leve e média para transporte urbano de cargas
Por Melina Fogaça

De olho no potencial do mercado brasileiro, no final de 2020 a fabricante chinesa Foton – que integra o grupo BAIC, um dos maiores conglomerados empresariais da China – lançou no país os caminhões leves e médios da nova família Aumark S, incluindo os modelos Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16, lançados recentemente no mercado chinês e global.

Segundo Márcio Vita, CEO da Foton Caminhões no Brasil, o lançamento marca um momento de fortalecimento da empresa no país, onde atua já há uma década. “Mesmo nos períodos mais críticos da crise econômica brasileira, a Foton China sempre mostrou confiança em nosso país”, afirma Vita, destacando ainda que a Foton Aumark é a primeira unidade industrial independente do grupo, com expressivo conteúdo produzido fora da China. “Isso representa uma importante vantagem estratégica para a marca, uma vez que o objetivo da empresa é


De olho no potencial do mercado brasileiro, no final de 2020 a fabricante chinesa Foton – que integra o grupo BAIC, um dos maiores conglomerados empresariais da China – lançou no país os caminhões leves e médios da nova família Aumark S, incluindo os modelos Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16, lançados recentemente no mercado chinês e global.

Segundo Márcio Vita, CEO da Foton Caminhões no Brasil, o lançamento marca um momento de fortalecimento da empresa no país, onde atua já há uma década. “Mesmo nos períodos mais críticos da crise econômica brasileira, a Foton China sempre mostrou confiança em nosso país”, afirma Vita, destacando ainda que a Foton Aumark é a primeira unidade industrial independente do grupo, com expressivo conteúdo produzido fora da China. “Isso representa uma importante vantagem estratégica para a marca, uma vez que o objetivo da empresa é expandir-se para o mercado internacional”, complementa.

Para Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do Conselho de Administração da Foton Brasil, ao longo dos últimos 15 anos a economia chinesa se tornou ainda mais expressiva, com a China posicionando-se como o maior parceiro comercial do Brasil na atualidade. “Ao fazer o link com o mercado brasileiro, buscamos introduzir modelos ainda mais modernos para o país, que é um grande consumidor de caminhões”, comenta o executivo, responsável por trazer a marca para o mercado nacional.

LANÇAMENTOS

Inicialmente importados, os modelos Citytruck 6.5-15, 9-16 (ambos leves) e 11-16 (médio) já estão disponíveis para o consumidor brasileiro, afirma Leandro Gedanken, diretor industrial de engenharia e desenvolvimento da Foton. “Os modelos Citytruck 6.5-15 e 11-16 já estão disponíveis em território nacional desde o final de 2020, enquanto o Citytruck 9-16 estará à disposição ainda neste ano”, comenta.

De acordo com ele, os caminhões trazem características como motores Cummins, sendo que o modelo Citytruck 11-16 incorpora o motor ISF 3.8 L, com potência de 156 cv e torque de 500 Nm, enquanto o Citytruck 6.5-15 utiliza o propulsor ISF 2.8 L, com potência de 150 cv e torque de 360 Nm. “Já a versão Citytruck 9-16 vem equipada com o mesmo trem-de-força e, portanto, com a mesma potência e torque”, ele ressalta. “A diferença está no entre-eixos menor, de 3,8 m, além de tanque de combustível e pneus também menores. O PBT (Peso Bruto Total) desse modelo é de 8.500 kg, enquanto o modelo de 11 t apresenta 10.116 kg legal e 11 mil kg na capacidade técnica.”

Novos modelos leves (imagem superior) e médio têm a missão de fortalecer a presença da Foton no Brasil

A propósito, as novas versões da família Aumark S contam com tanques de ar e de combustível em alumínio, sendo que o tanque do Citytruck 6.5-15 comporta 120 l, enquanto o 9-16 possui capacidade para 160 l e o Citytruck 11-16, 200 l de diesel.

De acordo com Gedanken, a questão da segurança foi um fator relevante no desenvolvimento dos novos caminhões. Os três novos modelos contam com freio a ar da Wabco, reconhecido por sua alta eficiência e disponibilidade de componentes. “A versão Citytruck 6.5-15 é a única da categoria leve que vem equipada com freio a ar, tanto na dianteira como na traseira”, sublinha o especialista.

Ainda nesse quesito, os modelos também apresentam sistemas de segurança ativa da Wabco, como os freios ABS (Anti-lock Braking System) e EBD (Eletronic Brake Force Distribution) no 6.5-15 e ABS no 9-16 e no 11-16, bem como DRL (Daytime Running Light) em LED, fornecendo mais segurança ao motorista, pedestres e outros condutores. “O conjunto de segurança é um grande trunfo no desenvolvimento desse produto, sendo que já antecipamos a obrigatoriedade do teste de impacto frontal, obedecendo à norma europeia ECE R29, para casos de colisões em geral”, explica o diretor industrial.

CAPILARIDADE

Visando aumentar a presença comercial no Brasil, a Foton recentemente reestruturou sua rede de concessionárias para aumentar a capilaridade no território nacional. Inclusive, com o ingresso de novos grupos econômicos na rede de concessionárias (incluindo alguns ex-concessionários da Ford que migraram para a Foton), foi criada a Abrafoton, que tem como objetivo representar as concessionárias da marca no país, facilitando o diálogo com as revendas, além de fortalecer os negócios no Brasil. “Já contamos com 36 revendas em todo o país, algumas que migraram da Ford, e também estamos em negociações avançadas com novos investidores para ampliarmos esse número ainda mais”, sinaliza Ricardo Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento da Rede Foton do Brasil. “Temos a vantagem de poder contar com a experiência e a bagagem de dez concessionários que já faziam parte de nossa rede antes da chegada das novas casas.”

Saiba mais:
Foton: www.fotonmotors.com.br

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E