P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.123 - Abril 2009
Voltar
Manutenção

Motor de partida e alternador nem sempre a culpa é só deles

Apesar de demandar alguns cuidados especiais, esses componentes muitas vezes são culpados sem razão quando há um problema com a partida do motor

Nem sempre uma falha na partida do equipamento significa um problema no motor de arranque. Diferentemente das falhas mecânicas, as panes no sistema elétrico não dão sinais antecipados de que irão ocorrer, mas isso não significa que elas sejam as únicas culpadas nessas situações. Outros componentes ou condições adversas podem impedir a partida do motor e os profissionais de manutenção devem ficar atentos a essas variáveis para não realizar um reparo desnecessário do motor de arranque ou do alternador.

Uma partida eficiente está relacionada à correta alimentação no processo de combustão, o que implica a injeção de combustível e de ar nas proporções exatas para a queima. Filtros saturados e bicos injetores sujos ou entupidos comprometem a alimentação do diesel, assim como um problema de pressão na bomba de combustível impede o bom funcionamento do veículo ou equipamento.

Normalmente, a condição mais rigorosa à qual um motor se submete no momento da partida é quando ela ocorre sob baixas temperaturas, pois nessa situação a mistura ar/ combustível necessita de mais energia para iniciar a combustão. Nesse caso, as velas aquecedoras do diesel to


P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.