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Revista M&T - Ed.247 - Setembro 2020
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Entrevista

Márcio Pedroso

"O FINANCIAMENTO TEM UM PAPEL ESSENCIAL NO SETOR"

Superar desafios é uma marca na carreira do executivo Márcio Pedroso, presidente mundial da Volvo Financial Services (VFS). Primeiro brasileiro a ocupar um cargo de liderança global no Grupo Volvo, ao assumir a posição – em 16 de março deste ano – Pedroso se deparou com os obstáculos e incertezas advindas da pandemia de covid-19, que afetou os negócios em escala planetária e, após seis meses, ainda traz preocupações ao redor do mundo.

Para ele, no entanto, em momentos de crise como agora também surgem oportunidades para as OEMs, estimulando transformações necessárias para que mantenham um desempenho efetivo em um ambiente altamente dinâmico e competitivo. Para o executivo, é nesse cenário que o financiamento cumpre um papel essencial para o desenvolvimento das empresas e da própria sociedade.

Graduado em Ciên


Superar desafios é uma marca na carreira do executivo Márcio Pedroso, presidente mundial da Volvo Financial Services (VFS). Primeiro brasileiro a ocupar um cargo de liderança global no Grupo Volvo, ao assumir a posição – em 16 de março deste ano – Pedroso se deparou com os obstáculos e incertezas advindas da pandemia de covid-19, que afetou os negócios em escala planetária e, após seis meses, ainda traz preocupações ao redor do mundo.

Para ele, no entanto, em momentos de crise como agora também surgem oportunidades para as OEMs, estimulando transformações necessárias para que mantenham um desempenho efetivo em um ambiente altamente dinâmico e competitivo. Para o executivo, é nesse cenário que o financiamento cumpre um papel essencial para o desenvolvimento das empresas e da própria sociedade.

Graduado em Ciências da Computação, o executivo possui mestrado em Administração Industrial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de especializações em negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pela Wharton School (EUA). Com mais de 20 anos de experiência no setor de transportes e serviços financeiros, o novo presidente global da VFS iniciou a carreira em 2001 na VFS Brasil, em Curitiba (PR), onde se localiza o complexo industrial da Volvo no país, base continental para fabricação de caminhões, ônibus, motores, cabinas e transmissões da marca, passando posteriormente a exercer diferentes funções e a ocupar diversos cargos de liderança no México, Chile e Brasil, onde presidiu a VFS a partir de 2011.

Atualmente vivendo em Greensboro, no estado norte-americano da Carolina do Norte, sua posição anterior no grupo foi como presidente da Volvo Financial Services Americas, responsável pelos mercados dos Estados Unidos, Canadá e América Latina, incluindo países como Brasil, Peru, México e Chile, sempre com foco em caminhões, ônibus, motores e soluções da Linha Amarela. “Se olharmos somente para o setor de equipamentos de construção, veremos que, na realidade, foi o menos afetado pela covid-19 no que se refere a financiamento”, diz ele nesta entrevista exclusiva à Revista M&T. Acompanhe.

Braço financeiro responde por um terço das vendas do grupo, diz o executivo

  • Qual é a posição estratégicada VFS dentro do grupo Volvo?

O Grupo Volvo é uma das principais marcas de caminhões, equipamentos de construção, ônibus e motores marítimos e industriais do mundo. Como divisão financeira global do Grupo, a Volvo Financial Services (VFS) mantém-se comprometida com o fornecimento de serviços financeiros competitivos aos distribuidores Volvo e, através deles, aos clientes finais. Atualmente, a VFS está presente em 50 mercados em todo o mundo, apoiando aproximadamente 90% das vendas do Grupo Volvo. Em cada mercado em que operamos, a VFS oferece produtos e serviços customizados para atender às necessidades específicas de nossos clientes.

  • Qual é o histórico daempresa no Brasil?

As operações no Brasil tiveram início há mais de 25 anos e a linha atual de produtos inclui financiamento (Finame, Financiamentos, Leasing e Leasing Operacional), seguros e consórcio para os segmentos de caminhões, equipamentos de construção e ônibus. No mercado interno, nossa penetração média nas vendas de caminhões, ônibus e equipamentos de construção é de cerca de 40%, incluindo as entregas via consórcio. Mas é claro que isto pode sofrer uma variação sazonal, de um trimestre para o outro.

  • A propósito, quais são as perspectivas para o mercadono pós-pandemia?

Apesar de, por motivos estratégicos, não poder entrar em nossas previsões para o atual mercado financeiro global ou mesmo local, posso dizer que as perspectivas em financiamento para médio e longo prazos são boas, com a esperança que o crescimento volte, mesmo que em um ritmo provavelmente menor, à medida que as pessoas, empresas e economias se ajustem ao que vem sendo definido como o ‘novo normal’, após a pandemia. O financiamento para clientes e equipamentos continuará a desempenhar um papel essencial no desenvolvimento e sucesso de empresas e da sociedade. Portanto, estamos muito otimistas de que, junto com nossos clientes e distribuidores, sairemos dessa situação. Se olharmos somente para o financiamento no setor de equipamentos de construção, veremos que, na realidade, foi o menos afetado pela covid-19.

Estou otimista quanto à continuidade desta tendência, à medida que os pacotes de estímulo permearem as economias com maior suporte dos governos e ministérios das finanças.

  • Qual é a participação da VFS no total de financiamentos no segmento de construção?

Atualmente, a Volvo Construction Equipment é a terceira maior montadora global de máquinas. E, em 2019, a VFS financiou quase 32% do total de máquinas comercializado pela marca em todo o mundo, ou seja, uma em cada três. No mesmo ano, financiamos 37% das vendas no Brasil. No primeiro trimestre de 2020, continuamos vendo um bom volume de financiamento, tendo financiado quase 40% das máquinas vendidas pela Volvo CE globalmente.

Segundo Pedroso, setor de máquina para construção vem sofrendo menos com a pandemia

  • Qual é o peso do país nacarteira de negócios?

O Brasil é um dos maiores mercados globais para a VFS, com giro de 16 BSEK (em coroas suecas, o equivalente a R$ 9,2 bilhões). Quanto a seguros, temos 17 anos de experiência no Brasil, com uma oferta integrada relevante para os nossos clientes, baseada no conceito de ‘one stop shop’, que consiste na possibilidade de resolver as demandas a partir de um único local.

  • Após seis meses de pandemia,qual é nível de inadimplênciado mercado?

Em geral, a inadimplência em pagamentos evidentemente aumentou durante a crise gerada pela covid-19, isso em todos os segmentos e na maioria dos mercados. Muitas empresas, inclusive a VFS e outros bancos de fábrica e comerciais, têm proporcionado apoio aos clientes durante a pandemia para aliviar a pressão no fluxo de caixa no curto prazo. Porém, no geral o segmento de máquinas de construção está apresentando um desempenho melhor que caminhões, especialmente em função do fato de que as quarentenas e ‘lockdowns’ têm menos impacto nos projetos de mineração e construção. No longo prazo, os impactos da desaceleração na atividade econômica podem ser compensados até certo ponto com mais investimento pelos governos em infraestrutura. Apesar disso, no setor de equipamentos de construção alguns segmentos serão mais impactados do que outros.

  • Nessa linha, quais são as tendências atuais de financiamento?

Estamos trabalhando para desenvolver soluções com maior abrangência e flexibilidade em máquinas e serviços financeiros, para cada mercado em que operamos. Fazemos isso com base em um entendimento profundo das necessidades de nossos clientes e seus segmentos. Nosso conhecimento está em produtos e serviços customizados para os setores em que o Grupo Volvo opera, no caso, equipamentos de construção, caminhões e ônibus. Este é um dos motivos pelos quais temos equipes especializadas, que conhecem muito bem os produtos do Grupo Volvo, a indústria e as operações de nossos clientes. Com esse conhecimento, podemos oferecer as melhores opções com base nas necessidades de cada cliente. Assim, uma das principais tendências em serviços financeiros é a customização de produtos para setores como mineração, construção e reflorestamento – adaptando os termos de pagamentos de acordo com a sazonalidade de cada segmento. Isto nos dá condições de encaminhar as demandas de forma mais rápida e competitiva.

  • Como avalia a oportunidade de integrar a liderança global de um grupo como a Volvo?

O Grupo Volvo é uma organização altamente diversificada. Acreditamos que a diversidade nos torna mais fortes, rápidos e competitivos – e este é um dos principais motivos pelos quais somos líderes na indústria de soluções em transportes. Sendo assim, ser o primeiro brasileiro [com cargo de liderança global no grupo] me dá condição de continuar a carregar esta bandeira, defendendo a importância da diversidade na VFS e de levar nossa diversidade a novos patamares. Esta é uma oportunidade que eu realmente aprecio. Efetivamente, meu histórico profissional e experiência no Brasil e em outros mercados foram as credenciais para essa oportunidade surgir.

Atendimento remoto e inteligência artificial integram a estratégia de digitalização da VFS

  • Quais são os desafios que vem enfrentando com a pandemia?

A situação com que me deparei ao assumir o novo cargo abriu a portas para os desafios. Poucas horas após assumir essa nova posição, em 16 de março, já estávamos enfrentando a pandemia global, com mercados e sociedade em quarentena, volumes de financiamento caindo a zero, escritórios fechados e todos passando a trabalhar de casa. Porém, como brasileiro estou acostumado a choques econômicos ou de outra natureza.

Mas já dispúnhamos de um guia para nos orientar em situações desafiadoras como essa, de modo que pude proporcionar uma orientação de calma à equipe e tomar decisões rápidas para lidar com as circunstâncias, que mudam rapidamente. Nem sempre conhecemos todos os fatos ou respostas, por isso estamos adaptando o plano continuamente, na medida em que vamos aprendendo. Em situação de crise, sempre precisamos buscar as oportunidades para a empresa alcançar novos patamares, seja por meio da transformação digital, de uma agenda de inovação ou de uma evolução contínua de nossos produtos e serviços.

  • Como a tecnologia temajudado nesse processo?

Como o maior desafio no momento é a digitalização, a VFS introduziu um avançado sistema de atendimento on-line ao cliente, além de reuniões virtuais e outras iniciativas para facilitar a concessão de empréstimos, que são iniciativas importantes em um mundo de distanciamento social. A VFS também está avaliando como a inteligência artificial pode ajudar em atividades repetitivas, acelerando o processamento de propostas e avaliando riscos de uma forma mais inteligente. Todavia, acredito que neste ramo as relações pessoais próximas – e o conhecimento de fato dos clientes – continuarão a ser critérios que ajudam a fechar negócios. Foi nisso que a VFS sempre acreditou antes de eu assumir o leme como presidente global. E agora tenho a honra de levar esse legado em frente.

Saiba mais:
Volvo Financial Services: www.vfsco.com.br

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