Nos últimos anos, a locação de equipamentos e veículos pesados vem se tornando uma alternativa cada vez mais rentável no mercado brasileiro.
Segundo Gustavo Couto, CEO da Vamos, braço do Grupo Simpar, que é um dos principais players do mercado nacional em locação e revenda de caminhões e máquinas, a modalidade vem ganhando espaço crescente no país.
“É só uma questão de tempo até que essa solução ganhe ainda mais adesão”, diz ele.
“Com uma redução de custos de cerca de 35% em relação à compra do veículo, somada à previsibilidade financeira, manutenção integrada e telemetria avançada, a locação se torna uma escolha inteligente e estratégica para a operação”, observa.
CEO da empresa desde 2019, Couto é forma
Nos últimos anos, a locação de equipamentos e veículos pesados vem se tornando uma alternativa cada vez mais rentável no mercado brasileiro.
Segundo Gustavo Couto, CEO da Vamos, braço do Grupo Simpar, que é um dos principais players do mercado nacional em locação e revenda de caminhões e máquinas, a modalidade vem ganhando espaço crescente no país.
“É só uma questão de tempo até que essa solução ganhe ainda mais adesão”, diz ele.
“Com uma redução de custos de cerca de 35% em relação à compra do veículo, somada à previsibilidade financeira, manutenção integrada e telemetria avançada, a locação se torna uma escolha inteligente e estratégica para a operação”, observa.
CEO da empresa desde 2019, Couto é formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Com uma exitosa carreira de mais de duas décadas, o executivo já atuou em diversas empresas de grande porte, incluindo Shell, Suzano, CSN, Swissport International e BR Distribuidora, nas quais atuou em diferentes funções, em áreas como logística, abastecimento e marketing, dentre outras.
Segundo ele, a Vamos conduz uma estratégia de crescimento sustentável, com foco em inovação, eficiência operacional e expansão do modelo de negócios de locação de veículos pesados no Brasil.
“A locação é uma excelente alternativa para as empresas que querem reduzir despesas e aumentar a eficiência”, destaca o engenheiro em entrevista exclusiva concedida à Revista M&T.
“Estamos comprometidos com o crescimento contínuo, oferecendo um portfólio completo de caminhões, máquinas e equipamentos que garantam soluções eficientes e inovadoras para os nossos clientes.”
Nas próximas páginas, acompanhe os principais trechos da entrevista.
A Vamos encerrou o 2º trimestre de 2025 com uma frota de locação de 52,5 mil ativos, sendo 41,1 mil caminhões e implementos e 11,4 mil máquinas e equipamentos. Considerando ainda os seminovos disponíveis em nossas lojas, o total ultrapassa 54 mil ativos. Nos últimos três anos, a empresa respondeu por 59% dos emplacamentos de caminhões feitos por locadoras no Brasil, em um mercado em que esse segmento representou cerca de 7% dos emplacamentos totais de 2024, indicando grande espaço de crescimento no país.
A Vamos conta com uma frota de 52,5 mil ativos para locação, além de seminovos
A frota está dividida em 79% de caminhões e implementos e 21% de máquinas e equipamentos. Temos uma carteira de clientes bem diversificada, com atuação nos setores de construção, mineração, logística, energia elétrica, indústria, saneamento, transporte de combustíveis, açúcar e etanol, bebidas e limpeza urbana, entre outros. Nossa participação nos setores de construção e mineração é de 3,3% e 1,5%, respectivamente. Criamos uma estrutura dedicada para atender com eficiência a esses setores. Estamos comprometidos com o crescimento contínuo, oferecendo um portfólio completo de caminhões, máquinas e equipamentos que garantam soluções eficientes e inovadoras para os nossos clientes.
A frota fora de estrada pode comprometer a produtividade e elevar os custos do cliente. Por isso, a locação é uma excelente alternativa para as empresas que querem reduzir despesas e aumentar a eficiência. A Vamos surge como uma oportunidade estratégica para manter a frota sempre atualizada com baixo custo, garantindo maior disponibilidade dos ativos e possibilitando a expansão do negócio com alocação inteligente de capital, além de oferecer soluções sob medida, adaptando-se às demandas únicas de cada cliente com mais flexibilidade e eficiência para impulsionar resultados e expandir negócios.
A Vamos é líder em locação de caminhões e máquinas no Brasil. Tivemos crescimento médio anual de receita de 58% desde 2021, com investimentos que superaram R$ 16 bilhões no mesmo período. Nos últimos anos, representamos cerca de 6% de toda a venda de caminhões no Brasil. No entanto, a projeção de atingirmos 100 mil ativos até 2025 foi formalmente descontinuada em fevereiro de 2024. Essa decisão reforça nosso compromisso com o crescimento sustentável e em manter a gestão voltada à qualidade do atendimento aos nossos clientes de forma rentável. Para 2025, a prioridade continua sendo eficiência operacional, crescimento sustentável e maior utilização dos ativos em estoque, visando sempre atender às necessidades dos clientes.
Segundo o CEO, a empresa atualmente é a maior revendedora de caminhões seminovos do Brasil
Quem calcula a diferença de custo entre locação e compra, comprova que alugar é a opção mais econômica. A locação é a solução mais inteligente para reduzir custos, evitando o alto investimento na compra e liberando capital para impulsionar outras áreas estratégicas do negócio. Dessa forma, a demanda segue resiliente, com aumento de atuação em setores como logística, limpeza urbana, comércio, e-commerce, energia elétrica, agronegócio, engenharia, saneamento, infraestrutura, serviços e indústria, com alta taxa de renovação e extensão de contratos. Em um momento de juros elevados e preços mais altos dos ativos, a extensão de contratos faz sentido tanto para o cliente quanto para a Vamos, pois para o cliente, ainda que tenha o reajuste do contrato, é mais barato locar do que trocar por um ativo 0 km e, do lado da companhia, contribui para a nossa estratégia de menor necessidade de investimento.
A Vamos é a maior revendedora de caminhões seminovos do Brasil, representando cerca de 0,5% de todas as vendas de caminhões usados no país nos últimos anos. Mantemos um desempenho consistente e alcançamos recordes consecutivos de vendas, mesmo em um cenário desafiador marcado pela forte restrição de crédito. Além da comercialização de caminhões e implementos seminovos, oferecemos o produto Sempre Novo, uma solução que permite alugar um caminhão seminovo, com qualidade equivalente a um 0 km, mas com preços mais competitivos, abrindo caminho para a expansão contínua da Vamos.
A Vamos possui um portfólio robusto, atendendo a uma ampla diversificação de segmentos, incluindo os essenciais, como coleta de resíduos, infraestrutura, energia, saneamento, agronegócio, metalurgia, entre outros, que se mantêm resilientes mesmo diante de desafios econômicos, variações nas taxas de juros e oscilações do mercado. Nossos contratos de longo prazo, com média de 60 meses para caminhões, garantem previsibilidade e segurança financeira para o negócio. Entre nossas principais estratégias para crescimento e rentabilidade estão a extensão dos contratos, uma política de precificação voltada para rentabilidade e uso de telemetria em 100% dos ativos, garantindo eficiência operacional e controle. A diversificação de atuação abrange locação de caminhões, máquinas e empilhadeiras elétricas e venda de seminovos, reforçando a nossa capacidade de oferecer soluções completas ao mercado.
O fortalecimento da indústria passa por políticas que estimulem a competitividade, avalia Couto
Hoje, alugar caminhões é uma alternativa conhecida no mercado, algo que há alguns anos era pouco falado ou mesmo desconhecido. É só uma questão de tempo até que essa solução ganhe ainda mais adesão, à medida que seu potencial de economia fique claro para as empresas. Com uma redução de custos de cerca de 35% em relação à compra do veículo, somada à previsibilidade financeira, manutenção integrada e telemetria avançada, a locação se torna uma escolha inteligente e estratégica para a operação.
Desde 2021, 100% da frota da Vamos conta com telemetria embarcada, o que garante mais segurança, melhor gestão operacional e maior eficiência de combustível. Além disso, a empresa utiliza inteligência artificial para apoiar áreas como crédito e jurídico, trazendo mais precisão e agilidade aos processos.
Nos próximos anos, vemos como tendência a expansão do modelo de locação no Brasil, um setor que ainda tem amplo potencial de crescimento frente a outros mercados mais maduros. Além disso, a Vamos vem inovando com soluções sustentáveis e tecnológicas. Um exemplo é a implantação de 100 caminhões a biometano, combustível 100% renovável, com custo competitivo. A adaptação desses caminhões é realizada pela BMB, empresa do grupo especializada em customização de caminhões e ônibus. Esses veículos serão utilizados em operações de limpeza urbana, contribuindo diretamente para a descarbonização das cidades e a economia circular.
Esse projeto representa uma inovação no setor de transporte pesado, pois alia a sustentabilidade ambiental à viabilidade operacional e econômica. Outro ponto fundamental é o uso intensivo de tecnologia e inteligência de dados, com telemetria embarcada em 100% dos ativos, uso de inteligência artificial e manutenção preditiva, que trazem mais eficiência, segurança e sustentabilidade para nossos clientes.
Desde 2021, 100% da frota da Vamos conta com telemetria embarcada, reforça o executivo
É fundamental fortalecer a indústria brasileira, especialmente nos setores em que o país é altamente competitivo e estratégico para o ecossistema global, como papel e celulose, agronegócio, alimentos, aviação, automotivo, mineração, metalurgia, energia e biocombustíveis. A Vamos se insere nos principais setores que demonstram resiliência, capacidade de inovação e alto potencial de crescimento. Ao mesmo tempo, acreditamos que o diálogo internacional em defesa do livre comércio é essencial para o desenvolvimento sustentável das empresas brasileiras inseridas em cadeias produtivas da economia nacional.
O fortalecimento da indústria passa por políticas que estimulem a competitividade, com foco em eficiência operacional, inovação e redução da carga tributária. Defendemos o equilíbrio, especialmente ao se proteger o que é estratégico para o país, sem renunciar ao diálogo e à cooperação global, que são motores fundamentais para a geração de valor no longo prazo.
Para 2026, continuaremos ampliando nossa relevância em setores estratégicos da economia e gerando valor sustentável aos nossos clientes e acionistas. Além disso, estamos focados em aumentar a ocupação da nossa frota e o ganho de eficiência, mantendo nosso compromisso com o crescimento sustentável e rentável. Seguiremos liderando a transformação do setor de locação no Brasil, combinando eficiência operacional e inovação tecnológica para fortalecer nossa posição mesmo diante dos desafios globais atuais.
Saiba mais:
Grupo Vamos: vamos.com.br
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade