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Revista M&T - Ed.256 - Agosto 2021
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Entrevista

Jerry Lee

"Queremos criar valor para os clientes"

Com presença global, a fabricante de máquinas de construção XCMG Construction Machinery acredita que o Brasil, mesmo com todas as dificuldades aparentes, mantém-se como um mercado promissor para os seus negócios, sendo que o país foi o primeiro a abrigar uma subsidiária da marca fora da China.

Contando com distribuidores locais desde 2004, uma década depois a empresa sediada em Xuzhou decidiu instalar uma fábrica na cidade de Pouso Alegre (MG), buscando se consolidar comercialmente na América Latina. Em uma área de 1 milhão de m², a unidade atua na preparação de peças, soldagem, usinagem, montagem e pintura de máquinas e equipamentos como guindastes todo terreno, carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e rolos compactadores, todos com a possibilidade de aquisição através de Finame.

Em entrevista exclusiva à Revista M&T, o diretor da XCMG Brasil, Jerry Lee, pontua as ações mais recentes da companhia em território nacional, notoriamente em relação à nacionalização de produtos, além de destacar a atuação do Banco XCMG Brasil, também o primeiro da fabricante além das fronteiras chinesas.

Inaugurada em julho de 2020, a instituição financeira alcançou uma marca representativa em apenas alguns meses de atividades, concluindo no final do ano passado uma negociação para o financiamento de cerca de 50 escavadeiras modelo XE215BR no país, no valor agregado de R$ 19 milhões.
Formado em engenharia eletrônica, o executivo atua há 12 anos no Grupo XCMG, que no 1º trimestre deste ano registrou receita operacional global recorde de US$ 3,8 bilhões, o que representa avanço de 80,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. “A fábrica brasileira foi planejada para produzir cerca de 7.000 máquinas por ano, sendo não só o primeiro, mas também o maior parque industrial de máquinas de cons


Com presença global, a fabricante de máquinas de construção XCMG Construction Machinery acredita que o Brasil, mesmo com todas as dificuldades aparentes, mantém-se como um mercado promissor para os seus negócios, sendo que o país foi o primeiro a abrigar uma subsidiária da marca fora da China.

Contando com distribuidores locais desde 2004, uma década depois a empresa sediada em Xuzhou decidiu instalar uma fábrica na cidade de Pouso Alegre (MG), buscando se consolidar comercialmente na América Latina. Em uma área de 1 milhão de m², a unidade atua na preparação de peças, soldagem, usinagem, montagem e pintura de máquinas e equipamentos como guindastes todo terreno, carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e rolos compactadores, todos com a possibilidade de aquisição através de Finame.

Em entrevista exclusiva à Revista M&T, o diretor da XCMG Brasil, Jerry Lee, pontua as ações mais recentes da companhia em território nacional, notoriamente em relação à nacionalização de produtos, além de destacar a atuação do Banco XCMG Brasil, também o primeiro da fabricante além das fronteiras chinesas.

Inaugurada em julho de 2020, a instituição financeira alcançou uma marca representativa em apenas alguns meses de atividades, concluindo no final do ano passado uma negociação para o financiamento de cerca de 50 escavadeiras modelo XE215BR no país, no valor agregado de R$ 19 milhões.
Formado em engenharia eletrônica, o executivo atua há 12 anos no Grupo XCMG, que no 1º trimestre deste ano registrou receita operacional global recorde de US$ 3,8 bilhões, o que representa avanço de 80,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. “A fábrica brasileira foi planejada para produzir cerca de 7.000 máquinas por ano, sendo não só o primeiro, mas também o maior parque industrial de máquinas de construção já construído por empresas da China em solo brasileiro”, diz ele. Acompanhe.

  • Qual é o foco estratégico da marca no mercado brasileiro?

A construção da marca é orientada pelo board da XCMG, seguindo os objetivos de ser uma organização líder em âmbito mundial, firmada em uma linha de desenvolvimento de alta qualidade e na estratégia de internacionalização. Aumentar o reconhecimento de seus produtos, a reputação industrial e a fidelidade de seus clientes também fazem parte do foco da empresa, constituindo uma estratégia prioritária para a globalização da marca.

  • Em termos de resultados, o que a operação brasileira representa para o grupo?

No plano estratégico mais recente, projeta-se que a receita internacional – ou seja, fora da China – alcance 50% da receita global da XCMG até 2025, com a subsidiária brasileira inserida nesse contexto, representando um importante papel no processo de globalização da empresa. Prova disso é que o Banco XCMG Brasil, inaugurado oficialmente em 2020, tornou-se o primeiro banco estrangeiro da indústria de manufatura da China, representando um importante avanço na integração da indústria com seus clientes. Isso demonstra a determinação do grupo em contribuir para o desenvolvimento da América do Sul e, ainda, sua confiança em fornecer financiamento e outros serviços bancários aos clientes dos países da região.

Com área de 1 milhão de m², a unidade de Pouso Alegre produz nove linhas de equipamentos para o mercado sul-americano

  • Como a empresa se saiu no último ano?

Face à pandemia global, em 2020 a XCMG Brasil – assim como os demais players do setor – também sofreu com desabastecimento na cadeia de fornecedores, o que prejudicou seu desempenho no último ano. Mas com dedicação e persistência, conseguimos fechar o ano dentro do estabelecido pela matriz do grupo. Com efeito, atendemos ao apelo do governo brasileiro para a manutenção ativa do trabalho e da produção, mantendo os empregos, garantindo a atividade fabril e o abastecimento do mercado, com estabilidade nos preços dos produtos.

  • E quais são as projeções da empresa para 2021?

Para este ano, as projeções são condizentes com o momento do mercado global, ou seja, continuamos a produzir nossos equipamentos, buscando normalizar o abastecimento junto aos nossos fornecedores, para que nossos clientes sejam atendidos de acordo com as suas necessidades operacionais.

  • Como a empresa tem reagido aos aumentos de custos operacionais e distúrbios globais em logística?

Diante de custos crescentes com matérias-primas e logística, a XCMG Brasil vem planejando as atividades com antecedência e fazendo todos os esforços para equilibrar produção, fornecimento e vendas. Isso inclui esforços para melhorar continuamente o nível de aquisição localizada de componentes e a nacionalização de produtos, assim como firmar acordos de cooperação estratégica global com empresas renomadas do exterior, dando prioridade à garantia na logística internacional dos produtos. Essas são as estratégias adotadas pela empresa no atual cenário. Destacando que a capacidade de abastecimento do Brasil é superior às demais regiões.

Subsidiária brasileira representa papel importante no processo de globalização da XCMG, diz executivo

  • Aliás, qual é a ocupação atual das linhas na fábrica de Pouso Alegre?

Atualmente, a taxa de ocupação das linhas de produção da fábrica de Pouso Alegre está em torno de 70%. É importante ressaltar que a fábrica brasileira foi planejada para produzir cerca de 7.000 máquinas por ano, sendo não só o primeiro, mas também o maior parque industrial de máquinas de construção já construído por empresas da China em solo brasileiro.

  • E como a empresa tem enfrentado a pandemia no que se refere à operação?

Em 2021, com a pandemia se intensificando no Brasil, a empresa tem adotado várias precauções, como o fornecimento de máscaras descartáveis para todos os funcionários, fornecimento de luvas descartáveis e colocação de anteparo de acrílico nas mesas do restaurante, aumento do número de ônibus para diminuir a quantidade de passageiros por veículo e checagem diária da temperatura de funcionários e visitantes. Também diminuímos o número de funcionários por sala no administrativo, promovemos a sanitização e desinfecção diária dos postos de trabalho e estimulamos o afastamento preventivo de qualquer funcionário que apresente sintomas de covid-19. Com todos esses cuidados, a fábrica não parou de produzir por só um dia, sem atrasar a resposta ao cliente. Em campo, o nível de serviço foi continuamente melhorado, incluindo o estabelecimento de rígidos padrões de atendimento no local de atendimento, buscando prevenir o contágio e garantir o andamento ordenado do trabalho.

  • Como a rede de distribuição está estruturada no país?

Os revendedores e lojas autorizadas da XCMG Brasil cobrem todos os 27 estados do país, ou seja, qualquer cliente pode facilmente comprar produtos da marca localmente. Além disso, a XCMG Brasil segue o posicionamento estratégico de desenvolvimento global da marca, fabricando no Brasil e distribuindo para toda a América do Sul. Partindo do Brasil, já estabelecemos filiais no Chile e na Argentina, por exemplo, participando ativamente nesses mercados. Mas a marca também possui distribuidores cooperativos no Uruguai, Paraguai, Colômbia, Peru e Bolívia.

Com medidas de precaução, fábrica brasileira não parou de produzir por só um dia, garante o executivo

  • Quais produtos da marca demonstram maior competitividade?

A XCMG Brasil fornece nove séries de produtos de máquinas de construção para os mercados brasileiro e sul-americano. E todos os produtos foram adaptados às necessidades dos clientes locais, incluindo guindastes, rolos compactadores e motoniveladoras. Contudo, as máquinas de terraplenagem, especialmente, são apreciadas pelos usuários brasileiros e sul-americanos graças à sua qualidade confiável, enquanto as escavadeiras e pás carregadeiras também já são amplamente utilizadas nas indústrias de construção, mineração e agricultura no Brasil.

  • Quais avanços a nova retroescavadeira XC860 e a carregadeira LW350KV trazem para o mercado brasileiro?

Esses dois produtos foram recentemente desenvolvidos pela XCMG Brasil para o mercado local. Na pá carregadeira LW350KV, a tecnologia de controle eletrônico power shift foi significativamente otimizada. Essa máquina é um dos modelos que integram a série de carregadeiras de 1,8 a 12 toneladas, sendo desenvolvida na fábrica brasileira especialmente para se adaptar aos hábitos e necessidades de aplicação dos usuários no Brasil, passando por uma nova atualização em 2021. Sem dúvida, esses dois novos modelos criam maior valor para os clientes brasileiros.

Segundo Lee, a tecnologia de monitoramento está no foco de desenvolvimento da marca no país

  • Qual é a importância da tecnologia para os produtos da marca?

A tecnologia é muito importante para os nossos produtos. Uma tecnologia avançada proporciona maior eficiência operacional, menor consumo de energia, experiência operacional mais confortável e maior confiabilidade do produto. O monitoramento eletrônico, por exemplo, atualmente tem sido amplamente utilizado em equipamentos da XCMG, permitindo acompanhar o status operacional das máquinas em tempo real. Por isso, a próxima etapa de desenvolvimento deve contemplar a atualização de nossa tecnologia de monitoramento para auxiliar no gerenciamento dos equipamentos, fornecendo aos clientes brasileiros produtos com qualidade e confiabilidade cada vez maiores.

Saiba mais:
XCMG Brasil: www.xcmg-america.com

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