Revista M&T - Ed.226 - Agosto 2018
Voltar
Entrevista

DENILSON MORENO

“O mercado brasileiro ainda está tímido”

Empresa de origem alemã fundada em 1887, atualmente a Haver & Boecker atende aos cinco continentes com produtos nos segmentos de materiais de construção, cimento, petroquímica, indústria e mineração, dentre outros. Com forte atuação na fabricação de sistemas de ensacamento, a empresa também tem se destacado pelo desenvolvimento e fornecimento de peneiras vibratórias para mineração, especialmente no Brasil.

Presente desde 1974 no país, a empresa possui três unidades locais: Haver & Boecker Latinoamericana, Haver & Boecker Telas e Haver & Boecker Serviços, que fornecem tecnologias para a fabricação de produtos customizados de alto rendimento, incluindo telas para peneiramento, soluções para processamento mineral e equipamentos para laboratórios e serviços.

Nesta entrevista exclusiva à Revista M&T, o engenheiro de produto da Haver & Boecker Latinoamericana, Denilson Moreno, discorre sobre o estágio atual do mercado de mineração no país, com destaque para agregados, além de analisar a importância das novas


Empresa de origem alemã fundada em 1887, atualmente a Haver & Boecker atende aos cinco continentes com produtos nos segmentos de materiais de construção, cimento, petroquímica, indústria e mineração, dentre outros. Com forte atuação na fabricação de sistemas de ensacamento, a empresa também tem se destacado pelo desenvolvimento e fornecimento de peneiras vibratórias para mineração, especialmente no Brasil.

Presente desde 1974 no país, a empresa possui três unidades locais: Haver & Boecker Latinoamericana, Haver & Boecker Telas e Haver & Boecker Serviços, que fornecem tecnologias para a fabricação de produtos customizados de alto rendimento, incluindo telas para peneiramento, soluções para processamento mineral e equipamentos para laboratórios e serviços.

Nesta entrevista exclusiva à Revista M&T, o engenheiro de produto da Haver & Boecker Latinoamericana, Denilson Moreno, discorre sobre o estágio atual do mercado de mineração no país, com destaque para agregados, além de analisar a importância das novas tecnologias e do atendimento pós-venda, dentre outros assuntos.

Formado em engenharia mecatrônica, o executivo está desde 2005 na Haver & Boecker Latinoamericana, na qual vem amealhando sólida experiência em atividades como vendas e aplicação de equipamentos vibratórios destinados ao processamento mineral. “Temos projetos para minério de ferro e cobre que devem iniciar a aquisição de equipamentos entre o final deste ano e o primeiro semestre de 2019”, diz ele.

Acompanhe os trechos principais.

Quais são as perspectivas para o mercado brasileiro na área de mineração e agregados?

Para os fabricantes de equipamentos, o mercado brasileiro de mineração e agregados ainda está tímido. No entanto, no que pese a falta de novos projetos, nos últimos anos a demanda de serviços, peças de reposição e substituição de equipamentos vêm aumentando gradativamente. Assim, a perspectiva é que haja uma maior demanda de serviços, reformas e substituição dos equipamentos, porém, sem projetos de grande escala.

  • Quais são os projetos do grupo para o mercado latino-americano?

No Norte do Brasil, temos alguns projetos para minério de ferro e, principalmente, minério de cobre, que devem iniciar a aquisição de equipamentos entre o final deste ano e o primeiro semestre de 2019. Já para o mercado latino-americano, espera-se uma retomada com novos projetos e ampliações de plantas existentes, seguindo a valorização do principal produto dos mercados chileno e peruano, que é o minério de cobre.

  • O que há de novo na marca em relação aos equipamentos?

Globalmente, a Haver & Boecker é reconhecida pela fabricação de equipamento e soluções para diversos segmentos do mercado. Para o segmento de mineração e aplicações convencionais de agregados, especificamente, uma de nossas recentes novidades é a peneira T-Class, uma versão vibratória de dois rolamentos bastante versátil e que cobre uma vasta gama de materiais, com top size de até 16 polegadas. A máquina possui corte de 20 mesh a 6 polegadas, além de contar com a mesma tecnologia e eficiência de nossos equipamentos de processamento mineral.

Um dos destaques da marca no país é a peneira T-Class, indicada para o segmento de mineração e aplicações convencionais de agregados

  • E quais são as novidades em relação a componentes?

Uma novidade na área são os excitadores Haver, responsáveis pela vibração das peneiras e que oferecem manutenção mínima. Produzidos com tecnologia de alto desempenho, são totalmente intercambiáveis com qualquer peneira linear, possuem uma relação ótima de tamanho versus momento máximo e garantem o melhor desempenho de peneiramento para cada aplicação, graças ao seu amplo range de ajustes do momento estático.

  • Como o grupo vem acompanhando a evolução da Indústria 4.0?

Focando na Indústria 4.0, principalmente em relação aos benefícios que uma mina conectada pode ter, a Haver lançou recentemente um monitoramento on-line de peneiras vibratórias. Visando o monitoramento dinâmico, o projeto é inteiramente on-line e conectado a uma nuvem, garantindo as condições de funcionamento e confiabilidade do equipamento, no sentido de evitar quebras, paradas não programadas e baixa eficiência, tudo para garantir a produtividade das peneiras. Toda essa análise é realizada por especialistas da Haver por meio de uma plataforma de conectividade com os sensores instalados nos equipamentos que também reúne histórico dos dados, alarmes de operação, geração de relatórios e planos corretivos.

  • Essas novas tecnologias já são aplicadas no Brasil?

Todas as tecnologias da marca, inclusive a peneira T-Class e os excitadores Haver, estão disponíveis para os nossos clientes no mundo todo, inclusive no Brasil. O monitoramento on-line, por sua vez, ainda está em fase final de testes no cliente e, em breve, também estará disponível no mercado brasileiro.

Em breve, a empresa lançará um serviço de monitoramento on-line, antecipa o executivo

  • Quais são os demais produtos para processamento mineral?

A Haver & Boecker conta com soluções completas para esse segmento também, como a linha de peneiras vibratórias, que atendem desde a pré-classificação antes da britagem primária (cortes de até 300 mm), passando por todo tipo de classificação intermediária, até chegar à separação e desaguamento (até 0,3 mm). O portfólio conta ainda com o disco pelotizador, que possui um projeto construtivo mais robusto e exige pouca manutenção, e o sistema de lavagem de alta pressão, com design modular que possibilita adaptação flexível às configurações encontradas na planta, além de rápida instalação. Contamos ainda com uma unidade em Pedro Leopoldo (MG), a Haver & Boecker Telas, que é dedicada exclusivamente à fabricação de produtos para todo tipo de meios de peneiramento, disponibilizando aos clientes telas de poliuretano, metálicas, híbridas, autolimpantes e de borracha, dentre outras, assim como revestimentos e acessórios em poliuretano.

  • Por falar nisso, como funciona o pós-venda da empresa no país?

No segmento de processamento mineral, especificamente, possuímos uma estrutura totalmente dedicada ao atendimento de nossos clientes. Fora a unidade em Monte Mor (SP), temos mais duas, em Pedro Leopoldo (MG) e em Parauapebas (PA), focadas em fornecer soluções personalizadas em serviços de manutenção, reforma e melhoria para a otimização de equipamentos vibratórios, além de oferecer treinamento e peças de reposição. A Haver & Boecker Serviços também oferece soluções de atendimento que são executadas de forma planejada em diversas áreas produtivas, como mineração, siderurgia, usinas de pelotização, cimentos, agregados, calcinação, petrolífera, química, petroquímica, alimentícia e de reciclagem.

  • E quais são essas soluções?

Os principais serviços oferecidos incluem montagem, reforma e otimização de equipamentos, startups de sistemas e processos produtivos, manutenção preventiva, preditiva e corretiva, análise de vibração, assistência técnica, consultoria e treinamento. No segmento de telas, por exemplo, a empresa oferece uma linha de laboratório com analisadores de partículas granulométricas, peneiras de testes conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ASTM (American Society for Testing and Materials) e ISO (International Organization for Standardization), agitadores Ro-Tap (que simulam com ação mecânica uniforme o movimento circular e de pancada do peneiramento manual) e EML (agitador de peneira de teste), bem como amostradores, redutores e outros equipamentos de laboratório.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E