Revista M&T - Ed.150 - Setembro 2011
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Manutenção

Como realizar o torque correto em parafusos

O torque adequado em um parafuso é uma medida indireta relacionada ao nível de pré-carga ou pré-tensão desejado para aquela união. Esse, afinal, é o principal objetivo do aperto do parafuso. Quando uma junção de elementos é parafusada corretamente, promove o efeito de união por atrito em contraposição ao cisalhamento (esforço cortante) eventualmente atuante sobre a emenda. Além disso, ela realiza a pré-compressão entre as partes unidas, evitando sua separação.

Dessa forma, os torques de aperto apropriados dependem do diâmetro dos parafusos em questão, da geometria da rosca (métrica – triangular de 60º, UNC ou UNF – também triangular de 60º, Whitworth – triangular de 55º) e dos atritos na rosca, os quais estão relacionados aos materiais utilizados no parafuso e na porca e à presença de lubrificante na rosca (menor atrito) ou não (maior atrito). Outra variável é a classe de resistência dos parafusos, que tem a ver com o nível de precarga desejado.

O nível de precarga guarda relação com a força de escoamento do parafuso e é medido como um percentual desse escoamento. Dessa forma, parafusos que poderão ser desmontados futuramente são apertado


O torque adequado em um parafuso é uma medida indireta relacionada ao nível de pré-carga ou pré-tensão desejado para aquela união. Esse, afinal, é o principal objetivo do aperto do parafuso. Quando uma junção de elementos é parafusada corretamente, promove o efeito de união por atrito em contraposição ao cisalhamento (esforço cortante) eventualmente atuante sobre a emenda. Além disso, ela realiza a pré-compressão entre as partes unidas, evitando sua separação.

Dessa forma, os torques de aperto apropriados dependem do diâmetro dos parafusos em questão, da geometria da rosca (métrica – triangular de 60º, UNC ou UNF – também triangular de 60º, Whitworth – triangular de 55º) e dos atritos na rosca, os quais estão relacionados aos materiais utilizados no parafuso e na porca e à presença de lubrificante na rosca (menor atrito) ou não (maior atrito). Outra variável é a classe de resistência dos parafusos, que tem a ver com o nível de precarga desejado.

O nível de precarga guarda relação com a força de escoamento do parafuso e é medido como um percentual desse escoamento. Dessa forma, parafusos que poderão ser desmontados futuramente são apertados com 35% a 50% da carga de escoamento (é o caso dos elementos usados em guindaste de torre). Naqueles cuja desmontagem será menos frequente, como em guindastes portuários, o aperto deve ser entre 70% (estruturas solicitadas a esforços dinâmicos) e 90% (estruturas solicitadas a esforços estáticos ou quase estáticos).

 

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