320 B: sucesso de vendas determinou produção local
A Caterpillar Brasil lançou no final de agosto a “Série Brasil Global”,três novas linhas de equipamentos que passarão a ser fabricadas em sua nidade industrial de Piracicaba (SP), com índice de nacionalização de 60%, e que, portanto, contarão com linha de crédito do Finame e condições especiais de comercialização no Merco- sul. São três novos modelos de compactadores (de 6,5 a 6,9t), três modelos de pás carregadeiras da nova série G (sucessora da linha F) — a 938G, de 13t, a 950G, de 17,4t, e a 962G, de 18,2t — e a escavadeira hidráulica 32B, de 20t, um sucesso de vendas no mercado, e que agora também passará a ser fabri
320 B: sucesso de vendas determinou produção local
A Caterpillar Brasil lançou no final de agosto a “Série Brasil Global”,três novas linhas de equipamentos que passarão a ser fabricadas em sua nidade industrial de Piracicaba (SP), com índice de nacionalização de 60%, e que, portanto, contarão com linha de crédito do Finame e condições especiais de comercialização no Merco- sul. São três novos modelos de compactadores (de 6,5 a 6,9t), três modelos de pás carregadeiras da nova série G (sucessora da linha F) — a 938G, de 13t, a 950G, de 17,4t, e a 962G, de 18,2t — e a escavadeira hidráulica 32B, de 20t, um sucesso de vendas no mercado, e que agora também passará a ser fabricada no Brasil.
Destinada principalmente aos mercados de construção, mineração e obras urbanas, mas com utilização também na indústria florestal e agricultura, a escavadeira hidráulica, além do modelo padrão (320B), com motor de 128HP (96kW) e 20t de peso pode ser ainda, encontrada na versão 320BL, com esteiras mais longas e peso de 20,7 tons.
Aperfeiçoando os modelos anteriores, essas escavadeiras tiveram sua pressão hidráulica e as forças do braço e caçamba aumentadas em 9%. O redimento em valetamentos também é 8% maior e a força de levantamento chega a ser 10% superior a da antiga série.
Os novos modelos possuem, ainda, um exclusivo sistema de controle eletrônico de potência, equilibrando a velocidade do motor e da saída de óleo da bomba do sistema hidráulico, um dispositivo especial para recuperação da rotação do motor em aplicações severas e um controle automático da velocidade, que amplia a vida útil do motor e reduz o consumo de combustível.
O operador pode escolher entre três níveis de potência hidráulica e três prioridades do circuito hidráulico, através dos seletores de potência e de trabalho, ajustando as funções de equipamento às necessidades de produção.
Outras comodidades das novas máquinas são a cabina de operação silenciosa, o assento com suspensão e opção contra queda de materiais ou capotamento e o ar condicionado.
Já os modelos CS-431C, CS-433C e CP-433C, de compactadores vibratórios, são equipados com motor turbo-alimentado Caterpillar 3054T, de baixa emissão de poluentes e potência de 105 hp (78kW), 3% maior que a dos modelos anteriores.
O CS-431C tem acionamento somente no eixo traseiro, enquanto os outros dois têm acionamento no eixo traseiro e no rolo. O CS-433C (de rolo liso) e o CP-433C (de rolo com patas) têm duas bombas de acionamento. Uma delas fornece pressão para o motor do eixo traseiro, enquanto a outra abastece o circuito do rolo de maneira que, mesmo que as rodas ou o rolo comecem a patinar, o outro circuito ainda pode elevar a pressão e o torque para acionar a máquina.
Projetados para subir encostas acentuadas e trabalhar em camadas espessas de material de baixa sustentação, esses compactadores são os únicos com opção de uma lâmina frontal, para nivelamento do material solto.
Outra novidade da série é o aumento da força centrífuga de alta amplitude para 12.700 kgs e, em baixa amplitude, sua diminuição para 6.200 kgs. O rolo também foi equipado com patas idealizadas para obter uma boa penetração, entrando e saindo da superfície sem prejudicar ou arrancar o solo ao redor. A superfície da pata foi calculada para fonecer a máxima força de contato e tem 90 mm de altura para obter densidade em camadas mais profundas.
A plataforma do operador foi redesenhada, oferecendo 5 ajustes para o assento com suspensão e cinco de segurança retrátil de 75 mm de largura. Todos os controles são agrupados à direica do operador e incluem uma alavanca de controle de velocidade e direção, com interruptor que liga e desliga a vibração, localizado no topo da alavanca e controle de 3 posições da lâmina, oferecida opcionalmente. O volante pode ser acionado com a mão esquerda, enquanto a mão direita controla as operações da máquina. A visibilidade das extremidades do rolo e lâmina é ampla e o compartimento do motor inclinado proporciona excelente visão traseira.
Três novos modelos da carregadeira série G
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade