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Revista M&T - Ed.50 - Dez/Jan 1999
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Manutenção

Caçamba desgastada: Você pode estar perdendo dinheiro

Sugestões para prolongar a vida útil dos seus componentes

Caçamba desgastada: custo maior e redução na produtividade.

Uma carregadeira ou escavadeira com a caçamba desgastada precisa trabalhar mais para realizar menos e portanto operá-la representa um custo muito maior do que se imagina. A produtividade da máquina é reduzida e o tempo de parada da máquina para reparos, os tradicionais “remendos”, geralmente aumenta.
Para reduzir os custos de manutenção da caçamba, é preciso compreender o processo de desgaste da caçamba e instituir um programa de reparos planejados.
Neste artigo desenvolvido por técnicos da Caterpillar, são apresentadas algumas das formas mais comuns de desgaste da caçamba e feitas sugestões para prolongar a vida útil de seus componentes.
Este é um assunto razoavelmente complexo, entretanto, como fabricante, a Caterpillar pode dar considerável ajuda e conselhos. A empresa diz que o primeiro passo é o usuário solicitar, sempre que possível, a visita de um dos especialistas em caçambas ligados à fábrica para fazer a inspeção do material, verificando se há partes desgastadas ou danos estruturais que possam estar privando-o de um valioso tempo de produção. Com o conhecimento das suas condições de trabalho e com as medidas que obtiver na inspeção,ele poderá aconselhar o frotista sobre a época mais econômica para reparar ou recondicionar cada caçamba. Além disso, a Caterpillar conta com a maior linha de bordas, pontas e adaptadores do mercado, apropriados a cada serviço, existente nesse ramo de negócio, o que, garante a fábrica, proporciona uma vantagem extra quando a aplicação se toma mais severa.
Abaixo, algumas das dicas e recomendações dos técnicos da fábrica:

FUNDOS DE CAÇAMBA E PLACAS DE DESGASTE

O fundo da caçamba é uma das áreas que mais recebem agress&otil


Caçamba desgastada: custo maior e redução na produtividade.

Uma carregadeira ou escavadeira com a caçamba desgastada precisa trabalhar mais para realizar menos e portanto operá-la representa um custo muito maior do que se imagina. A produtividade da máquina é reduzida e o tempo de parada da máquina para reparos, os tradicionais “remendos”, geralmente aumenta.
Para reduzir os custos de manutenção da caçamba, é preciso compreender o processo de desgaste da caçamba e instituir um programa de reparos planejados.
Neste artigo desenvolvido por técnicos da Caterpillar, são apresentadas algumas das formas mais comuns de desgaste da caçamba e feitas sugestões para prolongar a vida útil de seus componentes.
Este é um assunto razoavelmente complexo, entretanto, como fabricante, a Caterpillar pode dar considerável ajuda e conselhos. A empresa diz que o primeiro passo é o usuário solicitar, sempre que possível, a visita de um dos especialistas em caçambas ligados à fábrica para fazer a inspeção do material, verificando se há partes desgastadas ou danos estruturais que possam estar privando-o de um valioso tempo de produção. Com o conhecimento das suas condições de trabalho e com as medidas que obtiver na inspeção,ele poderá aconselhar o frotista sobre a época mais econômica para reparar ou recondicionar cada caçamba. Além disso, a Caterpillar conta com a maior linha de bordas, pontas e adaptadores do mercado, apropriados a cada serviço, existente nesse ramo de negócio, o que, garante a fábrica, proporciona uma vantagem extra quando a aplicação se toma mais severa.
Abaixo, algumas das dicas e recomendações dos técnicos da fábrica:

FUNDOS DE CAÇAMBA E PLACAS DE DESGASTE

O fundo da caçamba é uma das áreas que mais recebem agressões no dia-a-dia. Quando a caçamba raspa o solo, a espessura do fundo se desgasta, resultando em trincas nas placas de desgaste e nas áreas de soldagem. Quando tipos de desgaste como esse ocorrerem em fundos de caçamba, substitua as placas de desgaste antes que outras partes da caçamba sejam afetadas. Atualmente, é possível usar placas de desgaste parafusadas em diversas caçambas, o que toma a substituição dessas proteções mais rápida e fácil. Outra opção já disponível são as placas de desgastes de fixação mecânica, cujo tempo de substituição é ‘ainda muito mais rápido.

DESGASTE DO CANTO

O ponto de desgaste mais crítico em uma caçamba é o canto. Ele é o ponto mais afetado. Cantos severamente desgastadosou trincados podem fazer com que outros componentes da caçamba se desgastem mais depressa, podendo também comprometer a estrutura da caçamba.
O melhor modo de reduzir esse tipo de desgaste em caçambas de aplicações gerais e de aplicações múltiplas é usar o Sistema Protetor de Canto Caterpillar. Para caçambas com dentes, um adaptador de canto parafusado e uma ponta protegem-nas contra o desgaste excessivo do canto e do fundo. Para caçambas com bordas parafusadas, o ideal é usar o Sistema Protetor de Canto. Como somente o canto da lâmina é substituído quando está desgastado, a quantidade de material jogado fora é reduzida e o custo também. Para caçambas de aplicação em rocha, pode-se soldar um dente no canto a fim de reduzir seu desgaste. Um adaptador de dois suportes protegerá o fundo da caçamba.

FALTA OU DESGASTE DE PONTAS E ADAPTADORES

Grande parte da capacidade de penetração de uma caçamba depende dos dentes.
Até mesmo um ou dois dentes que estejam faltando reduzirão a sua capacidade de escavação. A falta de um dente também tornará mais rápido a desgaste da borda da base.
É importante destacar que as pontas protegem os adaptadores, que são mais caros.
Quando houver pontas faltando, os adaptadores também se desgastarão. Além disso, nunca opere uma caçamba desprotegida; sempre use dentes de caçamba ou bordas parafusadas.
Uma caçamba com ponta desgastada é quase tão mim quanto uma caçamba sem ponta alguma. Pontas rombudas ou quebradas reduzem a capacidade de escavação da caçamba, afetando sobremaneira a produtividade do trabalho.

DESGASTE NÃO UNIFORME DA BORDA DA BASE

Quando as bordas da base se desgastam de modo acentuadamente desigual, é necessário substitui-las. A borda da base é o apoio primário para todo o sistema da caçamba. Quando a sua espessura se desgasta ou quando nela aparecem trincas, toda a estrutura da caçamba é enfraquecida. O fundo e os lados da caçamba podem empenar e encurvar-se. Além disso, podem surgir trincas nas áreas das soidas da caçamba. Tudo Isso significa reparos dispendiosos e tempo de caçamba inoperante — tempo esse que poderia ser reduzido com um programa de reparo e manutenção planejados.
Pode-se reduzir o desgaste não uniforme da borda da base, usando-se segmentos de borda parafusados ou segmentos de borda de meia-seta soldados entre os dentes.
Os segmentos de borda protegem a borda da base contra o desgaste não uniforme, e os segmentos de borda parafusados têm a vantagem adicional de serem reversíveis e facilmente substituíveis.

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