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Revista M&T - Ed.63 - Fev/Mar 2001
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Entrevista

Bill Springer, presidente mundial da Caterpillar Logistics Service - A peça certa no lugar certo

Caterpillar entra com seus dealers na WEB, cria uma empresa de logística independente e aumenta o alcance de sua rede mundial de distribuição.

Bill Springer, presidente mundial da Cat Logistics

Nos últimos tempos, a chamada nova economia deu uma refreada no seu ímpeto inicial de tentar atender via internet todas as demandas da humanidade. Faltava-lhe o básico: estrutura de atendimento e conhecimento dos mercados. Tanto que os gênios tiveram quer dar a mão à palmatória e emprestar seu talento às grandes corporações, que tinham as duas coisas e um velho conceito surgido na primeira grande guerra: logística.

Assim, não demorou muito para que uma corporação como a Caterpillar entrasse na WEB com o respaldo de sua rede mundial de distribuidores e da Cat Logistics, subsidiária especialmente criada para dar suporte logístico aos produtos da marca e que hoje também atende 36 grupos de renome internacional, entre os quais a Daimler-Benz, a Navistar International, a Kodak Rover Group e a Saab Cars.

Nesta entrevista exclusiva para a revista M&T - Manutenção & Tecnologia, Bill Springer, presidente mundial da Cat Logistics Service, fala de internet, da estratégia de e-commerce da Caterpillar, da formação e do funcionamento interno da Cat Logistics, que reuniu divisões internas e que hoje é uma das unidades de negócios do grupo. Springer também acentua o papel fundamental dos dealers nesse processo.

M&T: A nova economia (compras e transações via internet) só se viabilizará plenamente com uma logística eficiente. Como a Caterpillar vem se preparando para disponibilizar serviços e peças via Web para os seus clientes?

Bill Springer: A estratégia de e-commerce da Caterpillar é definida com base em sua rede mundial de concessionários, que podem oferecer produtos e serviços em qualquer lugar. Essa organização global, que é reconhecida como um dos mais eficientes sistemas de distribuição do mundo, ganha com a internet uma ferramenta que aumenta a velocidade e a disponibilidade de informaçõ


Bill Springer, presidente mundial da Cat Logistics

Nos últimos tempos, a chamada nova economia deu uma refreada no seu ímpeto inicial de tentar atender via internet todas as demandas da humanidade. Faltava-lhe o básico: estrutura de atendimento e conhecimento dos mercados. Tanto que os gênios tiveram quer dar a mão à palmatória e emprestar seu talento às grandes corporações, que tinham as duas coisas e um velho conceito surgido na primeira grande guerra: logística.

Assim, não demorou muito para que uma corporação como a Caterpillar entrasse na WEB com o respaldo de sua rede mundial de distribuidores e da Cat Logistics, subsidiária especialmente criada para dar suporte logístico aos produtos da marca e que hoje também atende 36 grupos de renome internacional, entre os quais a Daimler-Benz, a Navistar International, a Kodak Rover Group e a Saab Cars.

Nesta entrevista exclusiva para a revista M&T - Manutenção & Tecnologia, Bill Springer, presidente mundial da Cat Logistics Service, fala de internet, da estratégia de e-commerce da Caterpillar, da formação e do funcionamento interno da Cat Logistics, que reuniu divisões internas e que hoje é uma das unidades de negócios do grupo. Springer também acentua o papel fundamental dos dealers nesse processo.

M&T: A nova economia (compras e transações via internet) só se viabilizará plenamente com uma logística eficiente. Como a Caterpillar vem se preparando para disponibilizar serviços e peças via Web para os seus clientes?

Bill Springer: A estratégia de e-commerce da Caterpillar é definida com base em sua rede mundial de concessionários, que podem oferecer produtos e serviços em qualquer lugar. Essa organização global, que é reconhecida como um dos mais eficientes sistemas de distribuição do mundo, ganha com a internet uma ferramenta que aumenta a velocidade e a disponibilidade de informações aos usuários finais, ao mesmo tempo em que alavanca o suporte ao produto e as vendas de seus concessionários. A estratégia consiste na estruturação em cada concessionário de um “Dealer Storefront”, web sites que estarão conectados a um servidor corporativo comum, que disponibilizará informações sobre produtos, configuração de máquinas, recursos industriais, vendas de peças e informações.

Cerca de 135 concessionários já lançaram seus web sites, que pode ser acessados através do www.cat.com ou através de seu próprio domínio, com recursos para vendas de peças, configurações de máquinas compactas e serviços de busca para equipamentos. Mais de 1.300 tipos de peças e componentes já foram transacionados desse modo em mais de 7.700 operações. Os clientes também podem registrar-se no site para obter informações personalizadas ou para estabelecer um link para compra de peças com seu dealer.

M&T: Como surgiu a CAT Logistics. Quais divisões internas ela reuniu e quais as vantagens de se criar uma divisão de negócios específica para a operação logística?

Bill Springer: A Cat Logistics foi criada em 1987 para consolidar um dos pilares centrais da estratégia empresarial da Caterpillar: fornecer um serviço único de suporte aos seus produtos ao redor do mundo. Em 1987, a unidade Parts & Service Support (P&SS) foi dividida em duas unidades de negócios: a P&SS, que atenderia a própria corporação e a Cat Logistics, voltada aos clientes externos. A Cat Logistics criada para garantir os recursos necessários e até superar as expectativas dos clientes em relação a atendimento, tem crescido cerca de 20% anualmente e já está próxima de tornar-se tão grande quanto a Caterpillar Parts Distribution. Tanto que no ano 2.000, a CAT Logistics e a P&SS em uma única unidade de logística, que passou a responder por todos os aspectos envolvidos na distribuição de peças de reposição e serviços de logística, inclusive para outras companhias. Essa Divisão de Logística é formada por três unidades operacionais: a Cat Logistics, a Caterpillar Distribution Services e a Manufacturing Logistics and Transportation.

M&T: Como funciona internamente a CAT Logistics. Ela basicamente responde pelo suprimento de peças e serviços por parte de clientes e revendedores?. A CAT Logistics interfere no planejamento da Caterpillar em relação a instalação de fábricas, depósitos de peças e revendedores nas localidades em que a empresa atua?

Bill Springer: A Cat Logistics é uma unidade de negócios dentro da Divisão de Logística da Caterpillar. Ela funciona como uma subsidiária independente, com um presidente, um vice-presidente para desenvolvimento de negócios globais e vice-presidentes para cada um dos mercados atendidos: automotivo, industrial, tecnologia, e peças aeroespaciais.

A Caterpillar Distribution Services é responsável por peças e componentes e serviços para usuários finais e dealers, a Cat Logistics trabalha com clientes externos para criar centros de distribuições que funcionem eficientemente. Nosso sistema de gerenciamento de estoque e das operações nos depósitos garantem aos clientes soluções logísticas que satisfazem efetivamente suas necessidades. O que inclui procedimentos para organização das peças e equipamentos que otimizam o fluxo de material e o seu transporte posterior.

M&T: Qual o papel da rede de distribuidores e revendedores na estratégia da CAT Logistics? Em que situações é preferível arcar com os custos de um estoque consignado de peças no próprio cliente?

Bill Springer: A Cat Logistics não tem um papel na rede mundial de concessionários. A rede é o instrumento que ajuda a Cat Logistics a se mover em direção a novos países para providenciar suporte em termos legais, recursos humanos etc. O gerenciamento dos estoques é apenas um dos serviços de gerenciamento da Cat Logistics. Dois desafios estão colocados para nossos clientes: Ter suficiente produtos para atender as suas necessidades e minimizar os custos com seus estoques. Nós examinamos as variáveis que afetam o gerenciamento dos estoques, tais como a demanda pelos produtos, fontes de suprimento, localização, tempo de fabricação de um produto. Nós então traçamos os vários cenários possíveis para dimensionamento o investimento em estoques. O que aumenta o nível do serviço do cliente e reduz seus custos com estoques.

De fato, nossos sistema de modelamento e simulação é tão sofisticado que nós nos propomos a assumir de bom grado essa tarefa para provar aos clientes o nível de performance do sistema e a sua eficiência no giro dos estoques.

M&T: Em que momento, a CAT Logistics deixou de ser uma divisão interna para prestar serviços a terceiros (Navistar e Crhysler, no Brasil)? Qual a estrutura e o know how que a CAT Logistics desenvolveu para conquistar clientes tão importantes?

Bill Springer: A Cat Logistics foi solidamente construída com a abundância de conhecimento e experiência da Caterpillar. Porque nosso nome é Cat, nossos clientes esperam qualidade e confiabilidade. Nós desenvolvemos uma sólida reputação em prestação de serviços logísticos através do mundo em razão de vários fatores: informação tecnológica, gerenciamento de estoques, gerenciamento de operações e armazenamento e gerenciamento de transportes - e alavancar a competência mundial da Caterpillar para um alcance global.

M&T: Nos EUA, a CAT também oferece esse tipo de serviços a terceiros? Quais?

Bill Springer: A Cat Logistics considera de sua competência a movimentação de produtos duráveis de alto valor, tais como peças e componentes dos segmentos industriais, automotivo e aeroespacial e produtos de alta tecnologia, que precisam estar no lugar certo todo o tempo. Nós providenciamos soluções logísticas totalmente integradas, baseadas em informações tecnológicas, gerenciamento de depósitos, estoques e transportes para mais de 30 clientes em mais de 24 países, tais como Navistar International, Corporation de Brazil Ltda., Daimler Chrysler, Toshiba Information Systems Espana, Rover Goup Ltd. e Saab.

M&T: Quanto esses serviços a terceiros já representam em termos percentuais (%) no faturamento da empresa?

Bill Springer: A Cat Logistics tem por norma não revelar informações financeiras sobre seus clientes ou ela própria.

M&T: Um dos complicadores de uma operação logística é o estoque. Qual a estratégia da CAT Logistics em relação aos estoques de peças; como ele é distribuído entre fábricas e distribuidores? Quem arca com os custos para manter os estoques?

Bill Springer: A Cat Logistics usa comprovados modelos algoritmos e de probabilidade, e uma equipe altamente capacitada de profissionais especializados para gerenciar uma enorme variedade de estoques de nossos clientes. Em regra, a Cat Logistics não tem estoques próprios, mas nosso sistema de gerenciamento de estoques aproximado com os clientes tem proporcionado maior disponibilidade de produtos, redução de estoques e nos custos associados, além de quantificáveis e sustentáveis melhorias no serviço aos seus clientes.

M&T: Existe uma meta em relação ao tempo que uma peça deve chegar ao cliente independentemente do local em que ele estiver trabalhando? Existe também uma distância máxima que a empresa considera ideal entre uma fonte de suprimento de peças (uma fábrica ou um revendedor, por exemplo) e o cliente?

Bill Springer: A meta de um efetivo sistema de distribuição é o de entregar o produto certo, no local certo e no tempo certo. A movimentação de produtos geralmente envolve um centro de distribuição. Então, a alta qualidade do gerenciamento do armazenamento e da operação, junto com o sistema de gerenciamento de estoques e a informação tecnológica da Cat Logistics garante que a peça será entregue ao cliente, não importando a sua localização. A Cat Logistics otimiza os estoques para conseguir um balanço correto entre serviço, custos de estoque e de transporte. Nós usamos softwares específicos e próprios com modelos que simulam os custos envolvidos no transporte para chegarmos à melhor alternativa de entrega.

M&T: A CAT Logistics desenvolve parcerias com empresas de transporte e companhias aéreas?

Bill Springer: A Cat Logistics desenvolve um trabalho intenso de relacionamento com companhias de transporte, de acordo com as preferências dos clientes. Todos os modais de transporte são considerados, seja por ar. terra ou mar. O resultado final é uma estratégia de transporte que coincide com a melhor opção. A Cat Logistcs, no entanto, não firmou parcerias formais com empresas de transporte ou remessas.

M&T: No Brasil todo o suprimento de peças disponíveis é feito pela fábrica em Piracicaba e pelos revendedores regionais ou os clientes no Brasil em alguns rasos podem ser atendidos diretamente pelos EUA se isso representar ganhos no tempo de entrega?.

Bill Springer: A distribuição da Caterpillar no Brasil é feita pelos seus dealers no Brasil. Essa é toda a verdade. A Cat Logistics alavanca os recursos da Caterpillar no Brasil sempre que possível para proporcionar serviços de logística aos seus clientes externos.

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