Nos anos 1970, a Dynahoe passou a usar um sistema de tração nos dois eixos, ampliando a utilização do conceito
Pode-se caracterizar a retroescavadeira como um sistema de escavação de pequena capacidade montado na traseira de um trator tipo agrícola ou pá carregadeira, composto por uma caçamba e braço que escavam na direção do operador.
Normalmente, o equipamento possui ainda uma caçamba (tipo carregadeira) instalada na dianteira.
O implemento possui uma estrutura de giro que permite a escavação na posição central e a descarga nas laterais da vala, sem necessidade de movimentar a máquina.
Também possui patolas para estabilizar o trator e transmitir os esforços diretamente para o solo, em vez de fazê-lo através dos pneus. A configuração típica permite ao operador usar a escavadeira voltado para trás, movimentando a máquina e utilizando a caçamba d
Nos anos 1970, a Dynahoe passou a usar um sistema de tração nos dois eixos, ampliando a utilização do conceito
Pode-se caracterizar a retroescavadeira como um sistema de escavação de pequena capacidade montado na traseira de um trator tipo agrícola ou pá carregadeira, composto por uma caçamba e braço que escavam na direção do operador.
Normalmente, o equipamento possui ainda uma caçamba (tipo carregadeira) instalada na dianteira.
O implemento possui uma estrutura de giro que permite a escavação na posição central e a descarga nas laterais da vala, sem necessidade de movimentar a máquina.
Também possui patolas para estabilizar o trator e transmitir os esforços diretamente para o solo, em vez de fazê-lo através dos pneus. A configuração típica permite ao operador usar a escavadeira voltado para trás, movimentando a máquina e utilizando a caçamba dianteira voltado para a frente.
Devido às dimensões relativamente reduzidas, além de recursos operacionais como a possibilidade de troca de implementos, tornou-se um equipamento extremamente versátil, com ampla gama de aplicações em todos os tipos e tamanhos de obra.
CONFIGURAÇÃO
Os tratores usados como retroescavadeiras se diferenciam dos tratores agrícolas comuns pela supressão da tomada de força traseira, do engate de três pontos e da barra de tração.
A um dado momento, um trator com essa configuração foi equipado com um conjunto de escavação na traseira e uma caçamba na dianteira, como parte do projeto da estrutura, ou seja, esses itens deixaram de ser implementos isolados e passaram a fazer parte de um novo conceito de máquina.
Outra característica desse então novo equipamento foi o uso de um assento único, que girava para ocupar as duas posições. Nas máquinas com implemento acoplado, havia dois assentos, um para o trator ou carregadeira e outro para a operação da retroescavadeira.
Pode-se dizer que o desenvolvimento desse tipo de máquina se iniciou com os pedidos de patente feitos por Vaino J. Holopainen e Roy E. Handy Jr. (que constituíram uma empresa chamada Wain-Roy), em julho de 1947 e julho de 1948, que já previam o posicionamento da caçamba na traseira da máquina e o sistema de giro.
A patente também incluía a barra de patolamento e um controle de vazão.
Imagem do que se acredita ser a primeira retroescavadeira do mundo, criada em 1948 pela marca Wain-Roy
Em abril de 1948, a Wain-Roy vendeu a primeira retroescavadeira hidráulica, montada em um trator Ford modelo 8N. A empresa produziu 24 unidades em 1948, ao passo que a Sherman também produziu implementos dessa marca sob licença.
A produção aumentou em 1949 e, nos anos seguintes, foram produzidos conjuntos para a Sherman e a Ford. O modelo 54A foi lançado em 1949, enquanto o 54B surgiu em 1950. Entre os anos de 1948 e 1954, foram produzidas cerca de 7000 unidades, a maior parte vendida através de dealers da Ford.
Considera-se, contudo, que o lançamento da primeira máquina desse tipo com projeto integrado coube a Joseph C. Banford, fundador da JCB que, em 1953, projetou e produziu a primeira máquina concebida dessa maneira, na qual todos os componentes eram garantidos pelo mesmo fabricante.
Na Inglaterra e na Índia, essas máquinas ficaram conhecidas como JCBs. Em muitos outros países, inclusive no Brasil, passaram a se chamar “retroescavadeiras”, usando-se o nome do implemento para designar todo o conjunto. Na Rússia, são conhecidas como escavadeiras-carregadeiras (excavator-loader).
VERSATILIDADE
Em 1970, a divisão Hy-Dynamic da Bucyrus, que fabricava a retroescavadeira Dynahoe, passou a usar um sistema de tração nos dois eixos de suas máquinas, permitindo seu trabalho em quase qualquer terreno, no que foi seguida por vários concorrentes. Empresas como Caterpillar e John Deere alteraram o projeto do braço traseiro, que passou a ser ligeiramente curvo, para propiciar maior manobrabilidade.
Na imagem acima, a primeira retroescavadeira com projeto integrado, desenvolvida por Joseph C. Banford em 1953
As retroescavadeiras se tornaram um equipamento bastante comum nos canteiros de obras, pois podem ser utilizadas em uma grande variedade de serviços, tais como pequenas demolições, transporte de materiais, escavações diversas, perfuração de poços, demolição de pavimentos, paisagismo e outros.
A caçamba traseira pode ser substituída por implementos como rompedores e socadores; trados e perfuratrizes; garfos para toras, pallets e fardos; ancinhos; removedores de neve; vassouras e raspadores; caçambas com fundo móvel para acelerar a descarga ou possibilitar a utilização como raspadores; caçambas trituradoras de material etc.
Existe uma grande quantidade de fabricantes de implementos de aplicação geral e específica para retroescavadeiras. Muitos modelos utilizam engates rápidos para permitir a troca rápida do implemento, oferecendo ainda circuitos hidráulicos auxiliares para aumentar a faixa de utilização da máquina no campo.
Alguns desses fabricantes passaram a oferecer chassis articulados como alternativa para determinadas aplicações onde o espaço de manobra seja fator crítico. Normalmente, essas máquinas também são oferecidas com tração nos dois eixos.
Devido ao esforço adicional nos pneus e ao risco de tombamento durante o giro da caçamba traseira, a maioria das máquinas foi equipada com patolas para aumentar a estabilidade, recomendando-se também baixar a caçamba dianteira até o solo.
Como isso obriga a recolher e acionar novamente os componentes a cada deslocamento da máquina, reduzindo sua eficiência, alguns fabricantes lançaram miniescavadeiras, que aumentam a eficiência de escavação, perdendo, contudo, as vantagens da caçamba dianteira e da velocidade.
Alguns fabricantes, como a Massey Ferguson, desenvolveram uma estrutura na traseira que permitia o deslocamento transversal do conjunto da retroescavadeira, aumentando o alcance lateral. Essa solução trouxe mais versatilidade e produtividade ao equipamento, pois possibilitava a escavação de valas mais largas sem ter de movimentar a máquina. Com o passar do tempo, contudo, acabou sendo abandonada.
Entre os principais fabricantes, podem ser citados Case, Caterpillar, Ford, Hydrema, JCB, John Deere, Komatsu, LiuGong, New Holland, SDLG, SEM, Volvo CE, XCMG e outros.
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