Lançado em 1970, o modelo articulado Dynapac CC40 pesava 40 ton e tinha tração nos dois tambores
A partir do início da década de 30, as empresas começaram a executar experiências sobre vibração na compactação. Seguiu-se então um complexo problema de projeto, que demandou muitos anos de pesquisas teóricas e testes com protótipos, até que os primeiros rolos vibratórios entrassem em produção, já no final dos anos 50.
Uma das primeiras empresas a utilizar essa tecnologia foi a AB Vibro Verken, da Suécia, em sua linha Dynapac, que usava uma esfera em lugar do excêntrico para causar a vibração. Dentro dessa linha, o CK 10, por exemplo, pesava 1,4 ton e usava motor de 14 hp para gerar vibrações de 38 Hz. Já a largura de compactação era de 1,4 m por passada.
Um dos grandes especialistas no assunto, Wilhelm Weller desenvolveu em 1951 um dos primeiros
Lançado em 1970, o modelo articulado Dynapac CC40 pesava 40 ton e tinha tração nos dois tambores
A partir do início da década de 30, as empresas começaram a executar experiências sobre vibração na compactação. Seguiu-se então um complexo problema de projeto, que demandou muitos anos de pesquisas teóricas e testes com protótipos, até que os primeiros rolos vibratórios entrassem em produção, já no final dos anos 50.
Uma das primeiras empresas a utilizar essa tecnologia foi a AB Vibro Verken, da Suécia, em sua linha Dynapac, que usava uma esfera em lugar do excêntrico para causar a vibração. Dentro dessa linha, o CK 10, por exemplo, pesava 1,4 ton e usava motor de 14 hp para gerar vibrações de 38 Hz. Já a largura de compactação era de 1,4 m por passada.
Um dos grandes especialistas no assunto, Wilhelm Weller desenvolveu em 1951 um dos primeiros rolos desse tipo na Alemanha, a partir da junção de um rolo estático de três rodas com um rolo vibratório rebocado. Em 1957, foi a vez da Bomag apresentar um pequeno rolo tandem, considerado como o primeiro rolo tandem com tração integral.
A Dingler também lançou o modelo VR 10, de 1,8 ton e 12 hp para vibração. O VR 14, lançado pouco depois, trazia 18 hp e peso de compactação de 18 ton, podendo ser fornecido com uma prancha para transporte.
Nos Estados Unidos, o primeiro rolo vibratório (VP 4) foi produzido em 1959 pela Tampo. Autopropelido, o equipamento possuía duas rodas direcionais na dianteira. Na Inglaterra, por sua vez, os fabricantes se mostraram céticos quanto às vantagens da vibração.
Destaca-se o trabalho da Stothert & Pitt, que produziu diversas máquinas rebocadas e um rolo tandem. No final da década de 50, diversos fabricantes produziram rolos vibratórios rebocados na França e na Itália, como Richier, ABG, Simesa, Pieralesi e outros.
EFICIÊNCIA
Na década de 60, os rolos vibratórios se tornaram mais eficientes. Na época, havia rolos rebocados para compactação pesada, rolos de um tambor sem assento para operador e rolos tandem para compactação e acabamento superficial. O modelo VA da Dingler, um dos primeiros a chegar ao mercado, pesava apenas 4 ton, mas apresentava uma força de impacto dinâmico de 42 ton. A linha era formada por mais três modelos, sendo o VWA15 o maior deles, com peso de 15 ton e impacto dinâmico de 115 ton. Todas as máquinas eram fornecidas com tambor liso ou pé de carneiro.
A Zettelmeyer lançou um rolo pé de carneiro que podia facilmente ser transformado em liso, com a remoção da capa do tambor. Marcas como Weller, ABG, Hatra, Dynapac e Scheid também começaram a produzir rolos rebocados nessa época. Na Finlândia, a Lokomo apresentou uma linha de equipamentos que depois foi usada pela Bomag em seus modelos BW38, BW58 e BW82.
Na Itália, a Simesa iniciou a produção de rolos vibratórios com o lançamento do RVT50, cujo peso variava entre 3,8 e 14,5 ton. O projeto utilizava pneus localizados no interior do tambor para suspensão.
Os Estados Unidos entraram relativamente tarde nesse mercado. A linha Vibra Pactor, da Bros, foi lançada em 1962 com dois modelos: de 13,5 e 27 ton de impacto dinâmico e frequência variável entre 18 e 22 Hz. Alguns anos depois, a empresa lançaria uma linha de rolos com projeto mais simples.
Mas os modelos mais populares foram os rolos tandem. A Dingler lançou dois modelos, VRT14 e VT6, seguidos pelo VW7, com motor de 36 hp e impacto dinâmico de 50 ton, transmissão de três velocidades, vibração ajustável e direção hidráulica. Durante algum tempo, esses produtos foram vendidos com a marca Demag-Dingler.
Surgido no final dos anos 60, o Albaret Sismopactor era considerado um dos mais robustos modelos da categoria
A Clark-Scheid também lançou uma linha de rolos tandem articulados (DV), com transmissão hidrostática e vibração nos dois tambores. Quando a Clark passou a fazer parte da VME, os equipamentos de compactação passaram a ser vendidos com a marca MBU-Scheid. A Hamm, por seu turno, converteu seus rolos tandem estáticos em vibratórios, utilizando um sistema desenvolvido em conjunto com a Geodynamik, que se mostrou menos destrutivo quando se utilizava grande amplitude de vibração.
A Vibromax também lançaria uma linha de rolos tandem pequenos no meio da década, com motor Hatz e frequência de 55 Hz, muito alta para a época. Em 1973, a Vibromax adquiriu a Weller e, posteriormente, foi comprada pela Tenneco (Case).
A Bomag foi outra fabricante que cresceu graças à vibração. O BW200 – uma máquina de quatro tambores com design característico que fez muito sucesso na época – foi lançado em 1962. Após a aquisição da empresa pela Koehring, em 1970, outros modelos seriam lançados. A ABG produziu três modelos, com peso estático entre 2,5 e 8 ton.
A Dynapac (AB Vibro Verken) produziu uma grande variedade de equipamentos, entre os quais deve-se citar o CC40, lançado em 1970. Articulado e com tração nos dois tambores, o equipamento possuía peso estático de 10 ton e acionamento por motor Deutz de 90 hp.
AVANÇOS
Um avanço significativo ocorreu com o aparecimento dos motores hidráulicos que, além de tornarem o projeto mais simples e aumentarem a eficiência, permitiam o ajuste da vibração de acordo com as necessidades do serviço.
Em 1969, a Albaret lançou o Sismopactor, um projeto em que a locomoção e vibração possuíam controle hidrostático, enquanto a direção utilizava um pivô duplo acoplado à roda traseira e controlado por uma válvula Orbitrol. Em 1978, a empresa apresentou o TT1600, com motor Cat de 250 hp.
Movido por um propulsor de 60 hp, o rolo Bros VP-20D transmitia potência por meio de correias de borracha, para eliminar vibrações prejudiciais ao motor
Em 1983, a Albaret foi adquirida pela Ray-Go, que dispunha de uma linha de modelos de grande porte e posteriormente foi adquirida pela Caterpillar. A Ray-Go produziu o Rascal, um modelo muito bem-sucedido acionado por motor GM de 88 hp, com impacto dinâmico de 12 ton e variação de frequência de 18 a 25 Hz. Após a aquisição pela Caterpillar, os equipamentos passaram a usar essa marca.
Ainda na década de 60, a Bros lançou uma linha de máquinas articuladas, a Seismic SPV, bastante inovadora. O SPV845 tinha transmissão hidrostática de três velocidades, direção hidráulica e ajuste hidráulico da frequência.
Em 1970, a Tampo lançou o RS-288A, uma máquina com tambor vibratório dianteiro, rodas de tração no centro e um segundo tambor vibratório na traseira. Nessa mesma época, a Ingersoll-Rand produziu uma linha completa de compactadores combinados (Pack-Master) e, na Europa, empresas como ABG, Vibromax e Bomag também lançaram modelos desse tipo.
Na Itália, a Sicom produziu uma linha de máquinas articuladas com transmissão hidrostática e controle hidrostático de frequência e amplitude de vibração, mas foi a Simesa que produziu uma das maiores máquinas desse tipo, a 1698 ETT, com peso estático de 33 ton, ao passo que a Bitelli completou sua linha com modelos combinados.
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