A Pedreira Guarany, empresa do grupo Queiroz Galvão, fundada em 1979, situada em Recife (PE) e atualmente com capacidade de produção em granito de 350 m3/h, realizou estudos comparativos e visitas técnicas, visando à redução dos custos operacionais e modernização dos equipamentos, que culminaram na escolha e aquisição de uma escavadeira Liebherr R954B, versão retro, e de uma pá-carregadeira Liebherr L580. "Conseguimos atingir os nossos objetivos que eram o de otimizar o número de equipamentos utilizados, associado ao menor custo operacional", afirma Virgílio Carlos F. Marinho, gerente geral da Pedreira Guarany.
Maior produtora de brita do Estado de Pernambuco, a Pedreira Guarany conta com estrutura de produção composta pelas áreas de extração e beneficiamento. Na extração, a furação primária é feita com perfuratriz hidráulica Tamrock modelo Ranger 700. A escavadeira Liebherr R954B, com peso operacional de 461 e caçamba de
A Pedreira Guarany, empresa do grupo Queiroz Galvão, fundada em 1979, situada em Recife (PE) e atualmente com capacidade de produção em granito de 350 m3/h, realizou estudos comparativos e visitas técnicas, visando à redução dos custos operacionais e modernização dos equipamentos, que culminaram na escolha e aquisição de uma escavadeira Liebherr R954B, versão retro, e de uma pá-carregadeira Liebherr L580. "Conseguimos atingir os nossos objetivos que eram o de otimizar o número de equipamentos utilizados, associado ao menor custo operacional", afirma Virgílio Carlos F. Marinho, gerente geral da Pedreira Guarany.
Maior produtora de brita do Estado de Pernambuco, a Pedreira Guarany conta com estrutura de produção composta pelas áreas de extração e beneficiamento. Na extração, a furação primária é feita com perfuratriz hidráulica Tamrock modelo Ranger 700. A escavadeira Liebherr R954B, com peso operacional de 461 e caçamba de 3,2 m3, foi introduzida no carregamento de granito detonado, com apoio de uma carregadeira de pneus. No transporte, são utilizados caminhões rodoviários e fora-de-estrada.
No beneficiamento, utiliza-se um britador de mandíbulas como equipamento primário e hidrocones como secundário. A carregadeira Liebherr L 580 dotada de caçamba de uso geral de 5,5 m3, peso operacional de 24,51 e consumo médio de apenas 18,5 litros/hora, foi adquirida para uso no pátio de expedição de brita. Virgílio Marinho explica que, com essa carregadeira, associada a uma nova logística, visando aproveitar a alta velocidade de deslocamento e de carregamento, foi possível desativar 2 (duas) carregadeiras de médio porte anteriormente usadas no pátio de brita. Na avaliação da equipe técnica da Pedreira Guarany, as propriedades de alta velocidade de deslocamento, aliadas à elevada força de desagregação e baixo consumo de combustível, devem-se à tecnologia hidrostática adotada pela Liebherr nesta carregadeira.
Transmissão hidrostática — A transmissão hidrostática é um dos modos pelo qual se pode fazer a transmissão de energia gerada pelo motor diesel até a utilização final, que é o movimento da máquina, no caso de um trator ou pá carregadeira. Com esse sistema, é possível controlara potência hidráulica necessária para o movimento - e desta forma fazer com que esta potência exigida nunca ultrapasse a potência do motor diesel. Com isso, ganha-se em vida útil dos componentes envolvidos no mecanismo de translação, independentemente do tipo de solicitação do equipamento. O sistema de transmissão hidrostática aplicado nas carregadeiras sobre pneus Liebherr também contribuem para um baixo consumo de combustível, devido à baixa rotação do motor diesel, e uma redução dos desgastes de pneus, devido ao controle de nível de força de tração e diferenciais com sistema autoblocante automáticos. Adicionalmente, as novas carregadeiras sobre rodas Liebherr possuem o sistema eletrônico de controle de velocidade "EST34", cuja ação reguladora é de rápida resposta. Em vez de uma bomba com controlador de estrangulamento, emprega-se uma bomba independente de versão "load sensing" para o sistema hidráulico de trabalho e outra para o sistema de direção. A vantagem desta característica técnica é que quando o sistema hidráulico de trabalho e/ou direção não é acionado as bombas têm um ângulo zero e, por isso, a potência máxima do motor encontra-se disponível para transmissão. Nos novos modelos, os componentes da transmissão foram calculados e compostos novamente. Consequentemente, a ação reguladora já não é tão lenta como nos modelos anteriores. O resultado é um evidente aumento de velocidade nas subidas e um ciclo de trabalho nitidamente mais rápido durante o carregamento de um cone em rampa.
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