Revista M&T - Ed.68 - Dez/Jan 2002
Voltar
Operação

A influência do operador na produtividade e disponibilidade dos equipamentos

Por Marcos Carlutto

Fatores que influenciam a produção e a disponibilidade dos equipamentos:
► Conforto e segurança do operador
► Recursos do equipamento
► Habilidade e experiência do operador
► Método de operação para execução do projeto
► Qualidade das instruções fornecidas por superiores
► Comunicação entre os trabalhadores
► Manutenção ou reparos incorretos
► Falta ou falha na inspeção diária do equipamento
► Treinamento adequado

Por melhor que seja o desempenho de uma máquina de construção ou a qualidade da manutenção, a habilidade do operador afeta enormemente a eficiência do trabalho (produção) e influência na vida útil das máquinas. O operador deve sempre ter em mente os seguintes pontos ao operar uma máquina:

► Sempre operar com segurança
► Buscar constantemente meios de aumentar a eficiência op


Por Marcos Carlutto

Fatores que influenciam a produção e a disponibilidade dos equipamentos:
► Conforto e segurança do operador
► Recursos do equipamento
► Habilidade e experiência do operador
► Método de operação para execução do projeto
► Qualidade das instruções fornecidas por superiores
► Comunicação entre os trabalhadores
► Manutenção ou reparos incorretos
► Falta ou falha na inspeção diária do equipamento
► Treinamento adequado

Por melhor que seja o desempenho de uma máquina de construção ou a qualidade da manutenção, a habilidade do operador afeta enormemente a eficiência do trabalho (produção) e influência na vida útil das máquinas. O operador deve sempre ter em mente os seguintes pontos ao operar uma máquina:

► Sempre operar com segurança
► Buscar constantemente meios de aumentar a eficiência operacional
► Executar a manutenção e inspeção diária cuidadosamente.
► Sempre confirmar se a máquina está operando adequadamente.

De forma geral, as máquinas de construção são caras, portanto, a forma como elas são usadas causa um grande impacto na administração dos custos de um projeto. A seguir, algumas dicas operacionais e as condições críticas que podem comprometer a eficiência de carregadeiras de rodas, tratores de esteira e escavadeiras hidráulicas:

Carregadeiras de rodas

Condições da obra
Para reduzir o ciclo de escavação e carregamento, primeiro deve-se analisar todas as condições específicas da obra para, em seguida, determinar o posicionamento mais apropriado da carregadeira e do caminhão, entrada e saída do caminhão, e o método mais adequado de carregamento. Com isso, eliminam-se os tempos de espera dos caminhões e da carregadeira e se reduz sistematicamente o tempo gasto nas operações de manobra.

Borda da área de escavação reta
Para alcançara máxima produção é importante manter a borda da área de escavação em linha reta. Desse modo, todos os métodos de carregamento funcionarão adequadamente e eficientemente.

Partes salientes da área de escavação Ao executar o serviço de escavação, a condição da área se altera. Para melhorar a eficiência, deve-se sempre escavar a parte saliente.

Escavação repetida no mesmo local

Se a escavação no mesmo local for repetida muitas vezes, a operação será ineficiente, além de danificar os pneus. O solo e as rochas espalhadas pelo piso danificam os pneus. Nesse caso, a caçamba não poderá ser enchida normalmente e a carregadeira entra cada vez mais na área de escavação, causando deslizamentos de terra e pedras de ambos os lados, danificando os pneus e reduzindo a força de tração da máquina

Posicionamento perpendicular da carregadeira
Posicionando a máquina perpendicularmente à borda da área a ser escavada, a força de escavação é uniformemente absorvida pelos dentes da caçamba e distribuída pela máquina. Caso contrário, a força de escavação diminui devido ao ângulo entre o chassi dianteiro e o traseiro.

Carregamento cruzado
Os caminhões repetem movimentos de avante e ré, para a carregadeira descarregar o material. Esse sistema reduz o ciclo operacional, poupando manobras da carregadeira e o desgaste de seus pneus.

Carregamento cruzado em área de escavação desigual
Ao formar-se reentrância na área de escavação, os caminhões conseguem entrar no local somente de um lado da carregadeira. Isso aumenta o tempo de manobra de movimentação em marcha à ré do caminhão e dificulta a determinação do ponto de parada.

Carregamento em "V"
A máquina é posicionada perpendicularmente à área de escavação e aproxima-se o caminhão em ré, até o mais próximo possível da área de escavação (por exemplo; criando um ângulo de 45° em relação à escavação)

Carregamento em "V" em área desigual de escavação ou em material escavado Os caminhões têm dificuldade para se posicionarem na borda da área de escavação e as carregadeiras precisam percorrer maiores distâncias. Além disso, quando a parte saliente é removida, o caminhão fica ainda mais afastado da borda

Tratores de esteiras

Operações em declive
A escavação e o transporte são duas operações básicas para todos os tratores de esteiras. Operações bem planejadas de terraplanagem são pré-requisitos essenciais para obtenção de alta eficiência, em qualquer trabalho. Nas operações em declive, pode-se utilizar o peso da máquina para aumentar a eficiência. Entretanto, quando os ângulos de inclinação (gradiente) excedem 9° (16%), a marcha à ré é efetuada com menor velocidade, diminuindo a eficiência da operação.

Transporte combinado por dois tratores
Nas grandes áreas de trabalho que envolvem transporte a grande distância, este método de laminação e transporte é mais eficiente. O uso de dois tratores de esteiras exige cuidadoso planejamento prévio das posições exatas e direções de percurso.

Operação em paralelo
Dois tratores de esteiras podem realizar operações lado a lado em grandes locais abertos. Operando em paralelo, as duas lâminas agem como uma lâmina única capaz de laminar de 20% a 30% mais terra, do que o volume obtido pelos dois tratores operando separadamente.

Contato total da esteira com o solo
Quando as esteiras não estão totalmente apoiadas no solo, a área de contato fica reduzida e provoca não somente perda de tração, mas também patinagem da esteira, aumentando assim o desgaste do material rodante

É importante manter o trator nivelado durante a operação Escavar com máquina inclinada exerce peso adicional no material rodante do lado do declive, o que aumenta o desgaste do mesmo. Na tentativa de evitar o deslizamento lateral, são efetuadas correções freqüentes de direção, desgastando ainda mais as embreagens direcionais.

Escavadeiras hidráulicas

Máxima eficiência da força de escavação
Para obter a força máxima de escavação, os cilindros do braço e da caçamba devem ficar perpendiculares entre si. Isto proporciona a ambos os cilindros força máxima de empuxo.

Escavação com o braço
A faixa de escavação mais eficiente é 45° para frente até 30° para trás da posição vertical do braço. Escave nessa faixa. Este método fornece potência máxima e não utiliza o curso total do cilindro evitando, assim, desgaste e quebra da máquina.

Estabilidade
É sabido que operadores realmente habilidosos sempre mantêm a máquina estável durante a operação. Posicionar a máquina em um local plano é conveniente não só do ponto de vista de eficiência da operação e da segurança, mas também para estender a vida da máquina. Quando a roda motriz está para trás, a estabilidade é melhorada e ao mesmo tempo, protege o comando final, quando a potência é transmitida.

Operar transversalmente com as esteiras afeta a estabilidade
Escavar de lado é mais instável do que escavar de frente, se o ponto de escavação estiver distante da máquina, ela se torna mais instável. Deixar o ponto de escavação em uma distância próxima da máquina tornará a operação de escavação mais efetiva. O ponto de escavação afeta a estabilidade

O ponto de escavação afeta a estabilidade
Se o ponto de escavação está distante da máquina, o centro de gravidade muda para frente e causa instabilidade. Ficando com o ponto de escavação próximo da máquina melhorará a estabilidade e aumentará a força de escavação.

Problemas causados pela má estabilidade
Se operações são realizadas com a máquina em uma condição de operação instável, a traseira pode vir a sair do solo. Se isto ocorrer, a esteira pode afrouxar e o rolete talvez venha a sair fora do elo. Em uma superfície dura, semelhante ao concreto, o choque se torna particularmente grande, e isto tem um efeito contrário no material rodante e no chassi. Portanto, não se deve permitir que a armação da esteira se eleve mais do que 1/3 da própria altura e não realizar operações de escavação com a máquina de lado.

Utilizar o peso da máquina
Usando o peso da máquina para auxiliar a escavação gera-se carga excessiva sobre o equipamento de trabalho e causa impacto no chassi.

Carregamento de rochas
Quanto ao carregamento de rochas grandes, descarregar a carga perto do fundo da caçamba. Se a rocha for descarregada em uma posição muito alta, pode provocar um afundamento na chapa inferior da caçamba do caminhão. Carregar primeiro terra no interior da caçamba do caminhão e depois carregar as rochas é um método que pode reduzir a carga em cima da chapa do fundo da caçamba. Quando executar operação de carregamento, o caminhão deve ser parado em uma posição onde possa ser visto facilmente pelo operador. Isto aumenta a eficiência e pode também garantir a segurança.

Carregamento
A maioria dos trabalhos de escavação requer carregamento. Para escavar é importante posicionar a máquina e o caminhão para máxima eficiência. O giro e o carregamento devem ser executados na seqüência do lado mais afastado para o mais próximo, pois isto diminui o tempo de ciclo.

Operação de deslocamento
A força de deslocamento é usada para movimentar a máquina. Utilizar o deslocamento para efetuar escavações cria uma força excessiva sobre o material rodante e o comando final.

Após deslocar-se por terrenos lamacentos
Quando operar em solo lamacento, a lama adere ao material rodante, assim se a máquina se movimentar nestas condições, isto pode causar desgaste acelerado do material rodante. Para evitar um grande desgaste levantar a esteira de um lado e gira-lá para remover a lama.

Deslocamento
Não deslocar por longas distâncias sem paradas regulares e em velocidade alta sem necessidade. lsto causa aquecimento excessivo nos roletes podendo danificá-los.

Operação usando a força de impacto
Utilizar a força de impacto para realizar as operações, causa danos e trincas na caçamba e no equipamento de trabalho. Isto também gera picos de pressão dentro do cilindro causando a sua deformação.

Giro
Usar o giro para operações de acabamento cria uma carga lateral na caçamba e no equipamento de trabalho e isto pode causar torção e empenar o equipamento. Portanto, se for absolutamente necessário executar tal operação, assegurar-se de:
* Executar com cargas pequenas quando a ação do giro for aplainar.
* Verificar se no caminho não há obstáculos, obstáculos. Ao passarem cima de
Se a máquina for deslocada sobre obstáculos como troncos de árvores e rochas, as sapatas podem empenar, ou pode-se criar uma alta pressão sobre os elos podendo trincá-los. Se for necessário, mova-se sobre eles com o centro da sapatas.


P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E