Apresentar os métodos construtivos e as inovações tecnológicas de algumas das mais importantes obras em execução no país são os principais objetivos dos Salões das Grandes Construções, que ocuparão uma espaço exclusivo na Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura. A feira acontece entre os dias 5 e 8 de junho, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo (SP).
Segundo Hugo Ribas Branco, diretor comercial da Sobratema, idealizadora e organizadora da feira, os salões têm o “intuito de integrar, em um mesmo lugar, as mais recentes tecnologias em obras de edificações e infraestrutura introduzidas no país nos últimos anos”. Para isso, como explica Sidnei Palatnik, coordenador dos Salões Temáticos da Construction Expo 2013, os Salões das Grandes Construções buscam reunir visitantes, expositores e especialistas em torno das plataformas de engenharia utilizadas nas construções em andamento, acompanhando a evolução do empreendimento, seus desafios técnico-operacionais e as soluções aplicadas em cada caso.
Neste espaço temático, já estã
Apresentar os métodos construtivos e as inovações tecnológicas de algumas das mais importantes obras em execução no país são os principais objetivos dos Salões das Grandes Construções, que ocuparão uma espaço exclusivo na Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura. A feira acontece entre os dias 5 e 8 de junho, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo (SP).
Segundo Hugo Ribas Branco, diretor comercial da Sobratema, idealizadora e organizadora da feira, os salões têm o “intuito de integrar, em um mesmo lugar, as mais recentes tecnologias em obras de edificações e infraestrutura introduzidas no país nos últimos anos”. Para isso, como explica Sidnei Palatnik, coordenador dos Salões Temáticos da Construction Expo 2013, os Salões das Grandes Construções buscam reunir visitantes, expositores e especialistas em torno das plataformas de engenharia utilizadas nas construções em andamento, acompanhando a evolução do empreendimento, seus desafios técnico-operacionais e as soluções aplicadas em cada caso.
Neste espaço temático, já estão confirmados o Salão do Porto Maravilha, o Salão do Metrô do Rio de Janeiro – Linha 4-Sul, o Salão da Arena Corinthians e o Salão do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), entre outros. “Atualmente, diversas obras importantes vêm sendo realizadas no Brasil, que enfrentam desafios tecnológicos que nem sempre são visíveis para o público, mesmo de perfil técnico, que é o foco principal da feira”, diz Palatnik. “Nesse sentido, nossa ideia é trazer para a feira algumas dessas obras como testemunho latente do que vem sendo realizado com sucesso inquestionável pela engenharia brasileira.”
A DEDO
De acordo com o coordenador, as obras que serão apresentadas nos Salões foram escolhidas a dedo dentre as mais grandiosas e de importância vital para o país. O Porto Maravilha, por exemplo, engloba a revitalização de uma área na zona portuária do Rio de Janeiro. Com extensão total de 5 milhões de m², o empreendimento da Prefeitura Municipal inclui a recuperação da infraestrutura urbana, dos transportes, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural da Cidade Maravilhosa.
Obra do Governo do Estado, a estratégica Linha 4-Sul do Metrô do Rio de Janeiro irá interligar a região da Barra da Tijuca ao restante da cidade. Com aproximadamente 16 km de extensão ao longo da costa, a linha terá seis novas estações e transportará mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de dois mil veículos por hora nos períodos de pico.
O Salão da Arena Corinthians contará com estandes e uma área conceitual, que apresentará a obra em sua sequência construtiva. Serão painéis, vídeos e fotos que retratarão o início da construção do empreendimento tocado pela Odebrecht Infraestrutura, que resultará em uma das mais modernas arenas esportivas do mundo para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014.
Já o Prosub é um projeto da Marinha do Brasil que viabilizará a produção de submarinos convencionais e de propulsão nuclear. As obras estão divididas em duas partes: na primeira, em uma área de aproximadamente 90 mil m², está sendo construída a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), que inclui um prédio de quatro andares onde serão fabricados os componentes dos submarinos. Na segunda parte, estão sendo construídos o Estaleiro e a Base Naval, totalizando 320 mil m² de aterro sobre o mar. O conjunto, que tem dez cais e duas docas com 140 metros de extensão, é interligado por um túnel de 700 metros.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade