Revista M&T - Ed.218 - Novembro 2017
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Caminhões

Salão da virada

Em uma edição marcada por poucos lançamentos, Fenatran mostra caminhões mais conectados e sustentáveis, delineando a aposta das montadoras na retomada
Por Luciana Duarte

Após anos consecutivos de queda nas vendas de caminhões no mercado, já era de se esperar que o 21ª Salão do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran) trouxesse poucos lançamentos e, simultaneamente, muita expectativa na geração de novos negócios. Quem passou pelos corredores do maior evento do setor, realizado entre os dias 16 e 20 de outubro em São Paulo, notou uma confiança crescente entre as marcas tradicionais de veículos comerciais, que prepararam promoções “irresistíveis” para os clientes, além de – em termos tecnológicos – exibirem veículos mais conectados e sustentáveis.

Com alguma perceptível sobra de espaço, o clima entre os participantes foi de otimismo. No geral, o evento revelou a expectativa dos expositores na retomada do mercado já nos próximos meses. Alguns executivos apostam suas fichas que, em 2018, o mercado brasileiro voltará a crescer ao menos 20%, comparado a 2017.

Principal entidade do setor, a Anfavea prevê uma expansão na produção de 28,2% em comparação ao ano passado. As exportações, que já registram acréscimo de 27% entre jan


Após anos consecutivos de queda nas vendas de caminhões no mercado, já era de se esperar que o 21ª Salão do Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran) trouxesse poucos lançamentos e, simultaneamente, muita expectativa na geração de novos negócios. Quem passou pelos corredores do maior evento do setor, realizado entre os dias 16 e 20 de outubro em São Paulo, notou uma confiança crescente entre as marcas tradicionais de veículos comerciais, que prepararam promoções “irresistíveis” para os clientes, além de – em termos tecnológicos – exibirem veículos mais conectados e sustentáveis.

Com alguma perceptível sobra de espaço, o clima entre os participantes foi de otimismo. No geral, o evento revelou a expectativa dos expositores na retomada do mercado já nos próximos meses. Alguns executivos apostam suas fichas que, em 2018, o mercado brasileiro voltará a crescer ao menos 20%, comparado a 2017.

Principal entidade do setor, a Anfavea prevê uma expansão na produção de 28,2% em comparação ao ano passado. As exportações, que já registram acréscimo de 27% entre janeiro e setembro na comparação com 2016, sustentam a retomada, ainda que moderada. A expectativa é de que o país produza 100 mil unidades até o final do ano, um volume distante do maior pico já registrado na indústria – de 223,6 mil caminhões produzidos e comercializados em 2011, no melhor ano da história do setor.

Sem dúvida, já é alguma coisa. O presidente do Grupo Volvo, Wilson Lirmann, e o vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, por exemplo, acreditam no empuxo sobretudo de setores como agronegócio (principalmente grãos e cana), mineração, madeira, transporte de combustíveis, gases e frigorificados, como via para recuperar parte das perdas dos últimos anos. “O transportador precisa renovar a frota para evitar a elevação dos custos com manutenção dos veículos”, apontou Bernardo Fedalto, vice-presidente de vendas da Volvo Trucks.

NOVIDADES

Caminhões mais conectados e sustentáveis foram as principais novidades desta edição. A Volvo, por exemplo, exibiu o primeiro caminhão autônomo já testado na lavoura, o VM Autonomous, o que ocorreu recentemente em Maringá (PR), na Usina Santa Tereza, do Grupo Usaçúcar – um dos maiores produtores e exportadores desta commodity do Brasil. A solução foi desenvolvida por especialistas da marca no Brasil, a partir de tecnologias disponibilizadas globalmente pela Volvo.

Com mais de 600 veículos conectados em todo o mundo, a Volvo também apresentou a nova “Central Multimídia” da Linha F. Com tela de 7 polegadas sensível ao toque, permite ser operada por meio dos controles no volante, por comando de voz ou teclado no painel. O recurso permite parear o celular para que o condutor possa atender a telefonemas por meio de comando de voz, utilizando sistema de áudio com viva-voz. Outras funcionalidades interessantes incluem a versão on-board atualizada do Dynafleet e um novo sistema de navegação, que informa condições de tráfego em tempo real.

A montadora lançou ainda o produto “Manutenção Inteligente”, uma central de monitoramento conectada que permite planejar manutenções preventivas, além da “Gestão de Combustível”, um serviço de consultoria remota que promete reduzir em até 50% os custos do transportador. “Esse veículos vão crescer no Brasil na mesma velocidade com que tivemos a transição dos caminhões com transmissão manual para os automatizados”, frisou Fedalto. Dos onze caminhões exibidos, o principal destaque da montadora foi mesmo a edição especial do FH, “Performance Edition”, que marca o início da comemoração dos 90 anos da montadora e traz configuração exclusiva em série limitada.

Quem também avançou no campo da conectividade foi a Mercedes-Benz. A ferramenta “Fleetboard Telediagnose”, por exemplo, ganhou novas funcionalidades e, agora, identifica a necessidade de manutenção e alerta o gestor da frota. A partir de 2018, todos os veículos da linha Actros passam a ser comercializados com a tecnologia. Outra novidade foi o app “TruckPad”, que – segundo a empresa – “permitirá à marca interagir em tempo real com os motoristas, 24 horas por dia”.

No estande, o veículo Actros Retrô fez homenagem ao maior sucesso de vendas da marca nos anos 60 e 70: o L-1111. A série especial chega equipada com traços e cores inspirados naquele modelo. No total, a montadora exibiu 19 modelos e mais de 30 inovações, incluindo toda a linha 2018. “O Brasil tem dado sinais de recuperação e tem potencial para um crescimento sustentável”, avalia Leoncini.

Com dois estandes, a Scania apostou em soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis. Dentre as novidades, duas novas motorizações para seus modelos rodoviários de 450 e 510 cv, que prometem economia de 5% no consumo. Equipados com sistema SCR, os propulsores receberam nova tecnologia de injeção de combustível, que trabalha com alta pressão e pontos múltiplos de alimentação.

Contudo, a principal novidade da marca foi o caminhão G480 8x4 Heavy Tipper, modelo fora de estrada para mineração com capacidade para tracionar 40 t de PBT, podendo chegar até 59 t, criando um novo nicho de mercado (que M&T detalhou em sua edição anterior).

Outro produto exibido foi a gama V8 com cavalo mecânico, que permite acoplar o “Super Rodotrem”, uma composição de 11 eixos, capacidade de 91 t e potência de 620 cv. Na área de serviços, o inédito “Programa de Manutenção com Planos Flexíveis” informa, por meio de conectividade, o momento ideal para realizar a manutenção no veículo. O atendimento personalizado acontece de acordo com a operação do cliente e pode reduzir o custo por veículo em até 16%, assegura a montadora, que também exibiu motores. “Esses propulsores receberam uma injeção de alta pressão e podem economizar até 5% de combustíveis”, garantiu Roberto Barral, diretor geral da Scania do Brasil.

A Ford Caminhões, por sua vez, revelou durante a Fenatran o “Cargo Connect”, um protótipo equipado com tecnologias capazes de tornar a condução mais segura e eficiente. Desenvolvido em parceria com a Bosch, o modelo Cargo 2429 8x2 é equipado com câmera multifuncional, piloto automático adaptativo, radar, frenagem automática de emergência, alerta de permanência na faixa, visão em 360 graus a partir do processamento de imagens de um conjunto de câmeras, o que permite alertar o motorista. “Este modelo consiste em uma plataforma de tecnologias para caminhões leves e médios e, em breve, estará acessível a todos os caminhoneiros autônomos e pequenos frotistas que compõem a massa de usuários de caminhões”, disse João Pimentel, diretor de operações da Ford Caminhões para a América do Sul.

INOVAÇÃO

Presente no Brasil desde 2013, a marca holandesa DAF mostrou seus novos caminhões, incluindo o rodoviário XF 105 4x2, com três opções de cabina e três possibilidades de motorização (410 cv, 460 cv e 510 cv), e a Linha Off-Road 6x4, com dois modelos para atender a aplicações canavieiras e madeireiras. A montadora também revelou que o motor Paccar MX 13, que equipa o modelo CF 6x4, passa a ter 460 cv de potência, enquanto o XF 6x4 vai a 520 cv de potência. “Automatizada, a transmissão de ambos os modelos será da marca ZF, com 16 velocidades”, informou a empresa.

Já a MAN Latin America, surpreendeu ao revelar o primeiro protótipo elétrico de um caminhão leve do país, inteiramente desenvolvido pela engenharia nacional. Com 11 t de PBT, o e-Delivery chega equipado com motor WEG de 109 cv e conjunto de 224 baterias, com autonomia para 200 km e possibilidade de carregamento parcial (40%) em apenas 15 minutos (carga rápida). “Em breve, o modelo será testado pela Ambev em entregas urbanas na Grande São Paulo”, revelou a MAN.

Outra novidade no estande da marca alemã foi o protótipo do VW Constellation 33.440 Tractor 6x4 off-road, para atuar com cana, além do basculante VW Constellation 32.360 6x4 e o novo MAN TGX 29.480 6x4 Crossover, para operações mistas. Durante o evento, a montadora também anunciou que vai oferecer um sistema de “leasing operacional” para os veículos Delivery. “Queremos oferecer parcelas fixas e custos com os documentos já embutidos, inclusive IPVA, acrescentando também o implemento nesta modalidade financeira”, anunciou o CEO da fabricante, Roberto Cortes.

No segmento de utilitários, a Peugeot anunciou o novo furgão Boxer, que chegará à rede de concessionárias em março de 2018. O modelo utiliza a mesma plataforma do Citröen Jumper, sendo que ambos são importados da Itália. Outra novidade exibida no salão foi o utilitário Expert, na versão de passageiros (12+1), que chega às ruas também a partir de março. A montadora apresentou ainda algumas melhorias promovidas em seus sistemas de “Assistência Total Care”, que agora oferece mais benefícios para os clientes na versão + Pro com a chegada dos novos utilitários. “O novo modelo virá da Europa, para não prejudicar a competitividade diante de outros concorrentes regionais”, afirmou Ana Theresa Borsari, diretora geral da Peugeot do Brasil, sem especificar as marcas a que se referia.

INDÚSTRIA INICIA NOVO CICLO DE INVESTIMENTOS

Diante do cenário de oportunidades trazido pela retomada do mercado e aumento das exportações, um novo ciclo de investimentos foi anunciado durante a Fenatran. A Mercedes-Benz garantiu que pretende destinar R$ 2,4 bilhões até 2022 para desenvolvimento de novas tecnologias e modernização das fábricas no país. “Mesmo diante de uma recuperação lenta, vamos investir em novas soluções de transporte para os novos clientes”, afirma Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-Benz para a América Latina. “Queremos estar preparados para atender às demandas futuras dos transportadores.”

Ao completar 20 anos no Brasil, a Iveco também inicia um novo ciclo de investimentos para os próximos 24 meses. A montadora anunciou aporte de US$ 120 milhões para o desenvolvimento de novos produtos. Para 2018 e 2019, já estão previstas novas atualizações da linha Daily City e do modelo Tector (em versões de 8 e 11 t). O aporte anterior, de R$ 650 milhões entre 2014 e 2016, a empresa aplicou boa parte em modernização da unidade produtiva de Sete Lagoas (MG), para o desenvolvimento local de fornecedores e da rede de concessionárias, atualmente reduzida de 100 para 70 casas. “Ainda estamos distantes da participação que desejamos, mas chegaremos aos 30 anos com muito vigor”, destaca Ricardo Barion, diretor de marketing da empresa.

Já a DAF anunciou investimento total de R$ 100 milhões. O montante engloba investimentos estruturais, operacionais e estratégicos, como a abertura de um braço financeiro, com previsão de começar a operar em 2019. “A Paccar Financial vai oferecer uma gama completa de opções de financiamento para os nossos caminhões”, antecipou o diretor de serviços financeiros, João Petry. “Isso inclui desde empréstimos em linhas CDS e repasses de Finame, até arrendamento mercantil e outras oportunidades de financiamento para os revendedores da marca.”

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