Abrindo uma nova frente de atuação, a Cunzolo e a Scania firmaram uma parceria que traz ao Brasil um guindaste veicular articulado com capacidade de carga de 40 toneladas. Trata-se do primeiro na América do Sul nesse segmento, garantem as empresas.
Para receber o guindaste modelo F1950 – fabricado pela italiana Fassi – foi escolhido o caminhão fora de estrada Scania G 440 8x4. Avaliado em R$ 1,5 milhão, o conjunto foi selecionado tendo por base a experiência da Scania na montagem de soluções nesses moldes já adotadas anteriormente na Holanda. “A Fassi indicou a Scania para a montagem desse tipo de equipamento no Brasil, utilizando caminhão fabricado no país”, comenta Marcos Cunzolo, diretor comercial da Cunzolo.
Segundo Victor Carvalho, diretor de vendas de caminhões da Scania no Brasil, graças ao fato de o chassi ser produzido em um sistema modular global, a adaptação foi facilmente obtida, descartando a necessidade de importação do caminhão. As adaptações, inclusive, foram feitas na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP). “As mudanças incluí
Abrindo uma nova frente de atuação, a Cunzolo e a Scania firmaram uma parceria que traz ao Brasil um guindaste veicular articulado com capacidade de carga de 40 toneladas. Trata-se do primeiro na América do Sul nesse segmento, garantem as empresas.
Para receber o guindaste modelo F1950 – fabricado pela italiana Fassi – foi escolhido o caminhão fora de estrada Scania G 440 8x4. Avaliado em R$ 1,5 milhão, o conjunto foi selecionado tendo por base a experiência da Scania na montagem de soluções nesses moldes já adotadas anteriormente na Holanda. “A Fassi indicou a Scania para a montagem desse tipo de equipamento no Brasil, utilizando caminhão fabricado no país”, comenta Marcos Cunzolo, diretor comercial da Cunzolo.
Segundo Victor Carvalho, diretor de vendas de caminhões da Scania no Brasil, graças ao fato de o chassi ser produzido em um sistema modular global, a adaptação foi facilmente obtida, descartando a necessidade de importação do caminhão. As adaptações, inclusive, foram feitas na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP). “As mudanças incluíram a instalação de duas tomadas de força para propiciar acionamento do sistema hidráulico, além da instalação de sistemas de patolas, tanto dianteiros como intermediários e traseiros”, comenta o especialista, destacando que a preparação permitiu que o veículo saísse totalmente apto a receber a carroceria Fassi, bastando realizar algumas adequações específicas na longarina.
DIFERENCIAL
Segundo o executivo, a fabricação local também permite que a manutenção do guindaste veicular possa ser realizada nas concessionárias da própria empresa, um diferencial importante para garantir a qualidade do atendimento. “Tiramos como base o projeto europeu em sua integridade para ser utilizado aqui, entregando um produto nacional, com todas as garantias que a Cunzolo necessitava”, complementa Carvalho. Com a novidade na frota, a Cunzolo projeta um aumento de 2% a 3% no faturamento. Já para a Scania, o equipamento representa um passo a mais na busca por novos projetos de investimentos. “O segmento de guindaste sempre foi nosso alvo, uma oportunidade que buscávamos há tempos”, diz Carvalho.
Com alcance de 42 m com o cesto aéreo, o guindaste veicular já possui homologação da norma NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), além de trazer outros diferenciais como dimensões reduzidas, controle remoto total e possibilidade de atuar com a lança baixa (zero grau), em 360o. “Levou um ano para que o equipamento estivesse corretamente homologado dentro das leis nacionais, mas agora ele já está totalmente adaptado ao trabalho”, completa Marcos Cunzolo.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade