No setor de máquinas, as tecnologias com foco em monitoramento estão na ordem do dia.
Presente tanto em equipamentos de construção, mineração e agronegócio, quanto em caminhões e outros tipos de ativos, a inovação contribui para obter maior eficiência, tempo de parada otimizado e economia de custos operacionais, resultando em ganhos financeiros para as empresas.
Atentas à tendência, a Goodyear e a ZF anunciaram parceria para oferecer uma nova tecnologia integrada de monitoramento de pneus e geolocalização de veículos.
De acordo com Maurício Paguaga, gerente sênior da linha de soluções digitais e industriais da ZF Aftermarket, o novo Goodyear TPMS Plus (Tire Pressure Monitoring System) constitui “uma solução conectada e orientada por dados”.
Voltado para análises preditivas, o produto é um sistema ativo de monitoramento que transmite em tempo real os dado
No setor de máquinas, as tecnologias com foco em monitoramento estão na ordem do dia.
Presente tanto em equipamentos de construção, mineração e agronegócio, quanto em caminhões e outros tipos de ativos, a inovação contribui para obter maior eficiência, tempo de parada otimizado e economia de custos operacionais, resultando em ganhos financeiros para as empresas.
Atentas à tendência, a Goodyear e a ZF anunciaram parceria para oferecer uma nova tecnologia integrada de monitoramento de pneus e geolocalização de veículos.
De acordo com Maurício Paguaga, gerente sênior da linha de soluções digitais e industriais da ZF Aftermarket, o novo Goodyear TPMS Plus (Tire Pressure Monitoring System) constitui “uma solução conectada e orientada por dados”.
Voltado para análises preditivas, o produto é um sistema ativo de monitoramento que transmite em tempo real os dados de cada pneu, o que é feito em intervalos regulares.
“A solução monitora constantemente a pressão e a temperatura dos pneus para detectar pressão inadequada, vazamentos de ar, temperatura elevada e problemas mecânicos”, esmiuçou o especialista na coletiva de imprensa sobre o lançamento.
MONITORAMENTO
Para coletar e transmitir as informações, o sistema utiliza o dispositivo de conectividade Scalar EVO Pulse, desenvolvido pela ZF, que funciona integrado ao TPMS. Para tornar isso possível, os sensores são instalados no veículo para a coleta de dados, que são transmitidos pelo dispositivo para o serviço de monitoramento.
Em cada uma das rodas do veículo é inserido um sensor, que se comunica por radiofrequência com o hardware da ZF, montado no chassi do implemento ou na cabine do cavalo (veja figura).
“O monitoramento é parte essencial da gestão de frotas”, afirmou Fernanda Baré, gerente sênior de serviços & soluções da Goodyear do Brasil. “Ajuda a maximizar o tempo de operação e a produtividade, além de prolongar a vida útil e o desempenho dos pneus, cumprir metas de sustentabilidade e obter eficiência de combustível.”
Com função preditiva e corretiva, os sensores do sistema TPMS Plus são montados diretamente nas rodas, coletando dados dos pneus, que são transmitidos pelo dispositivo ScalarEVO Pulse
O sistema TPM Plus, prosseguiu Paguaga, pode ser aplicado em pneus de diferentes aplicações, incluindo caminhões pesados, máquinas de construção, soluções do agronegócio ou ativos de mineração, sendo que o monitoramento é estruturado e analisado caso a caso, de acordo com os requisitos das operações.
“Os sensores são adaptáveis a todos os tamanhos e marcas de pneus”, acentuou o gerente.
Como os dispositivos de sensoriamento e conectividade do sistema são montados diretamente nas rodas, o sistema coleta e monitora os dados dos pneus em todas as posições.
“Os sensores realizam um monitoramento contínuo da pressão e temperatura dos pneus, mesmo durante a operação, podendo ser removidos e reinstalados quando os pneus são trocados”, elucidou Paguaga, observando que a solução conta com tecnologia sem fio alimentada por bateria, com duração de até cinco anos.
Coletados e analisados em regime 24x7, os dados de cada pneu são transmitidos em intervalos regulares, por meio de um roteador integrado. “Essa tecnologia permite o funcionamento mesmo com o veículo desligado ou em modo de estacionamento”, reforçou.
Sempre em tempo real, o usuário também pode acessar as informações da frota por meio de uma plataforma web (Goodyear Mobility Cloud), além de receber alertas por e-mail para casos como perda de pressão, variações drásticas de temperatura e ultrapassagem de geofence.
Caso o cliente possua sistemas de freios EBS, um conjunto ainda mais amplo de dados pode ser processado por meio da plataforma.
“São disponibilizados alertas de frenagem, controle de estabilidade, carga total e saúde do implemento, dentre outros”, explanou.
“Adicionalmente, a Goodyear inclui acompanhamento humano nos alertas, com o objetivo de auxiliar mais ativamente na integração tecnológica e alavancar a gestão de pneus de seus clientes”, acrescentou o executivo da ZF.
METAS
Até porque a gestão de frotas é sempre um desafio. Segundo Baré, pneus com manutenção em dia ajudam a reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2, “contribuindo para um ambiente mais limpo e com economia de recursos, metas essenciais da agenda de sustentabilidade”.
A executiva destacou que a solução passou por testes rigorosos para validar “o impacto positivo da tecnologia na agenda preventiva/corretiva das frotas”.
Os resultados, disse ela, indicaram uma média de 13% de aumento no desempenho nos pneus, medido em quilometragem.
“Os testes mostram que os pneus rodaram com a pressão e a temperatura corretas, impactando positivamente a preservação da carcaça e, consequentemente, a vida útil após o processo de recapagem”, avaliou.
Em coletiva, as empresas destacaram os serviços de monitoramento, geolocalização e hodômetro
O TPMS Plus, ela frisou, “não é apenas mais um sistema de alerta”, pois consiste em um trabalho integrado com a frota, visando mitigar os problemas decorrentes do uso do pneu.
Além do desempenho do componente em si, o sistema também traz ganhos indiretos, garantiu a especialista, citando a sensível questão da segurança no transporte rodoviário de cargas e passageiros.
“Com os veículos percorrendo as estradas com a pressão correta dos pneus, torna-se viável obter estradas realmente mais seguras, ajudando a evitar acidentes”, ponderou.
Além da função de monitoramento, Paguaga lembrou que a parceria da Goodyear com a ZF inclui serviços de hodômetro e geolocalização de veículos, determinando inclusive um perímetro geográfico virtual para a operação.
“A solução inclui GPS integrado, permitindo que os gestores de frota localizem e rastreiem os veículos, além de receberem notificações quando saem ou entram em áreas predefinidas”, arrematou.
Saiba mais:
Goodyear: www.goodyear.com.br
ZF: www.zf.com
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Telefone (11) 3662-4159
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