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Revista M&T - Ed.293 - Maio/2025
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LANÇAMENTO

John Deere reforça a linha agrícola no país

Ancorada por investimentos na produção e reposição de peças, a renovação do portfólio abrange 15 novos equipamentos desenvolvidos para todas as etapas do ciclo produtivo
Por Redação

IMAGENS: JOHN DEERE


Reforçando a presença no mercado brasileiro, a John Deere apresentou em abril a maior renovação de seu portfólio de máquinas voltadas para o mercado agrícola no país.

Realizado no novo John Deere Space, em Campinas (SP), o lançamento abrangeu 15 novos produtos, desenvolvidos para todas as etapas do ciclo produtivo, desde o preparo do solo até o plantio e a colheita, além de tecnologias de conectividade.

O lançamento acompanha o reforço recente na produção. Nos últimos cinco anos, a companhia investiu R$ 3,3 bilhões na modernização e ampliação das fábricas, com destaque para o aumento da unidade de Catalão (GO), que recebeu R$ 700 milhões em aportes no ano passado.

De acordo com o vice-presidente de vendas e marketing da John Deere para a América Latina, Antonio Carrere, o aumento da capacidade busca preparar a


IMAGENS: JOHN DEERE


Reforçando a presença no mercado brasileiro, a John Deere apresentou em abril a maior renovação de seu portfólio de máquinas voltadas para o mercado agrícola no país.

Realizado no novo John Deere Space, em Campinas (SP), o lançamento abrangeu 15 novos produtos, desenvolvidos para todas as etapas do ciclo produtivo, desde o preparo do solo até o plantio e a colheita, além de tecnologias de conectividade.

O lançamento acompanha o reforço recente na produção. Nos últimos cinco anos, a companhia investiu R$ 3,3 bilhões na modernização e ampliação das fábricas, com destaque para o aumento da unidade de Catalão (GO), que recebeu R$ 700 milhões em aportes no ano passado.

De acordo com o vice-presidente de vendas e marketing da John Deere para a América Latina, Antonio Carrere, o aumento da capacidade busca preparar a marca para os próximos ciclos de crescimento na região, viabilizando soluções completas para o campo.

“O produtor precisa produzir mais com menos, tanto em termos de insumos como de custos e pessoas”, disse ele. “Por isso, precisamos trazer máquinas cada vez mais inteligentes, eficientes e produtivas.”

AUTOMAÇÃO

Estrelas do lançamento, as colheitadeiras S5 e S7 se destacam pela tecnologia inteligente embarcada, prometendo melhorias significativas de “desempenho, gerenciamento de resíduos, limpeza, qualidade de grãos e monitoramento de perdas”.

Produzida em Horizontina (RS), a série S7 oferece diferenciais como automação preditiva de velocidade, que permite à máquina – especialmente com os modelos S7 600, S7 700, S7 800 e S7 900 – se autoajustar com base em imagens de satélites e de câmeras instaladas na cabine, que mapeiam o terreno até 8,5 m à frente da plataforma, aumentando a produtividade em até 20%.

“As imagens são combinadas com informações pré-configuradas de satélite, sendo usadas para predizer o rendimento da cultura”, explica Horácio Meza, diretor de vendas da John Deere Brasil.

“Assim, a máquina ajusta a velocidade de colheita de acordo com o rendimento, o que é feito segundos antes do corte, mantendo a alimentação sempre constante.”

Outra tecnologia inovadora é a automação das configurações de colheita, que utiliza a localização geográfica e o tipo de cultura para realizar as configurações iniciais de trabalho e, depois, seguir as preferências do usuário.

Segundo a empresa, a solução proporciona até 10% a mais de qualidade de grãos e 10% de redução nas perdas. “Enquanto a máquina se autoajusta, o operador ganha tempo na operação e pode se concentrar em tarefas mais importantes, como a logística”, completa Meza.

Para garantir a eficiência dos dados, as colheitadeiras são equipadas com a solução de conectividade via satélite JDLink Boost, que fornece dados em tempo real e amplia a rastreabilidade via John Deere Operations Center.

Já série S5, prossegue Meza, oferece recursos como o ajuste automático ao terreno (ATA), capaz de reduzir as perdas em até 50% em situações de subida, com inclinações de terreno de até 25o.

DESEMPENHO

Além das colheitadeiras, a companhia lançou oficialmente a nova plantadeira 1200, apresentada recentemente em feiras do setor.

Também produzido em Horizontina, o equipamento promete ganho de 15% no desempenho operacional e de 30% na autonomia de fertilizantes, além de reduzir em 44% o tempo de abastecimento de sementes por meio da caixa central de sementes (CCS).

Em sentido horário: trator 9RX, colheitadeira S7, plantadeira 1200 e pulverizador 230M integram as novidades da John Deere no país


A nova plantadeira está disponível em quatro modelos: 1207 (com 7 linhas com espaçamento de 45 cm ou 6 linhas de 50 cm), 1209 (com 9 linhas de 45 cm ou 8 linhas de 50 cm), 1211 (específica para cultivo de amendoim, com 11 linhas de 45 cm, podendo ser adaptada para 10 linhas com espaçamento de 50 cm ou 6 linhas com espaçamento de 90 cm) e 1213 (com 13 linhas de 45 cm ou 12 linhas de 50 cm).

Por sua vez, o pulverizador 230M – fabricado em Catalão (GO) – conta com distribuição otimizada de peso e capacidade de rampa até 35% de inclinação, prometendo ainda alta disponibilidade operacional em solos de baixa compactação, enquanto o trator 9RX é considerado o maior modelo de esteiras já produzido em série no mundo.

Apresentado como conceito na Agrishow do ano passado, o trator ainda não é produzido no país, chegando ao mercado em versões importadas de 710, 770 e 830 cv de potência. Um dos diferenciais é o motor JD18, de 18 l.

“O trator 9RX utiliza tecnologia exclusiva de recirculação de gases de escape, eliminando a necessidade de fluido de exaustão de diesel (Arla), proporcionando assim redução do custo operacional”, conta Meza, destacando que o modelo é capaz de entregar até 40 ha/dia a mais de eficiência operacional.

Além das máquinas, a fabricante também apresentou o Pacote Essencial de Agricultura de Precisão, com recursos avançados de conectividade.

Pacote de conectividade é composto por diferentes soluções de hardware

Segundo o diretor de vendas, a tecnologia é composta por diferentes soluções de hardware, incluindo monitor G5 ou G5 Plus, receptor StarFire 7500 e Modem JDLink M ou R, que prometem melhorias na documentação das operações.

“Com essa solução, é possível conectar todas as máquinas, de qualquer marca, gerando dados em tempo real que contribuem para maior rentabilidade e sustentabilidade, além de reduzirem os custos ao produtor”, assegura Carrere, citando ainda o kit de atualização, disponível tanto para equipamentos novos quanto usados, totalizando mais de 20 opções.

“Com o kit, é possível atualizar plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras antigas”, afirma o especialista.


PEÇAS
Marca anuncia ampliação de CDem Campinas

Com mais de 150 mil itens em estoque, CD de Campinas é um dos maiores da marca na América Latina


De acordo com Antonio Carrere, vice-presidente de vendas e marketing da John Deere para a América Latina, o Centro de Distribuição de Peças de Campinas (SP) em breve será expandido, duplicando de tamanho.

Localizado ao lado do aeroporto de Viracopos, o CD foi inaugurado em 2008, contando atualmente com 75 mil m² de área para estocagem, sendo um dos maiores centros de distribuição da marca na América Latina, com mais de 150 mil itens.

“Conseguimos entregar peças em qualquer canto do Brasil em menos de 24 h”, garante Carrere.


CAPACITAÇÃO
Fabricante inaugura novo centro de treinamentos

Localizado na Fazenda Areão, uma área experimental de 130 hectares anexa ao campus da Esalq/USP em Piracicaba (SP), o Centro de Treinamento da John Deere ocupa 1,5 mil m² e conta com cinco salas de aula, centro de eventos para até 130 pessoas, refeitório, área coberta para treinamentos com máquinas e área aberta de 20 hectares para atividades.

Com 1,5 mil m², Centro de Treinamento em Piracicaba recebeu investimento de R$ 6 milhões


Com investimento de R$ 6 milhões, viabilizados pela John Deere e o Grupo Terraverde, o espaço visa fomentar a troca de conhecimentos técnico-científicos, capacitação de profissionais e pesquisas tecnológicas.

“A criação do Centro surgiu a partir de um modelo inovador de negócio, em colaboração com uma instituição de ensino de referência”, afirma Cláudio Trevizan, gerente regional de Gestão de Conhecimento da John Deere.


Saiba mais:

John Deere: www.deere.com.br

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