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Revista M&T - Ed.88 - Abr/Mai 2005
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LANÇAMENTO

Primeiros movimentos da nova New Holland

Marca global da CNH e sucessora da FiatAIlis no Brasil lança nova pá-carregadeira e inaugura Centro de Demonstrações


A New Holland, empresa do Grupo CNH que desde fevereiro reúne as marcas FiatAIlis, Kobelco, O&K e New Holland Construction, acaba de apresentar duas novidades aos usuários latino-americanos. Primeiro, um novo Centro de Demonstrações e Treinamentos, instalado em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, próximo à fábrica da empresa em Contagem. E, além disso, uma nova pá-carregadeira, em duas versões, a W130 e a W1 30 TC, com recursos tecnológicos já assimilados das outras marcas adquiridas pela CNH nos últimos anos.
O Centro de Demonstrações e Treinamento está aberto a demonstrações e aulas práticas de operação de equipamentos, tanto da marca New Holland, como da Case. O local conta com auditório para 50 lugares, arquibancada, uma pista de asfalto de 1.060 metros e espaços para a simulação de diferentes condições operacionais.
Segundo o diretor de M



A New Holland, empresa do Grupo CNH que desde fevereiro reúne as marcas FiatAIlis, Kobelco, O&K e New Holland Construction, acaba de apresentar duas novidades aos usuários latino-americanos. Primeiro, um novo Centro de Demonstrações e Treinamentos, instalado em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, próximo à fábrica da empresa em Contagem. E, além disso, uma nova pá-carregadeira, em duas versões, a W130 e a W1 30 TC, com recursos tecnológicos já assimilados das outras marcas adquiridas pela CNH nos últimos anos.
O Centro de Demonstrações e Treinamento está aberto a demonstrações e aulas práticas de operação de equipamentos, tanto da marca New Holland, como da Case. O local conta com auditório para 50 lugares, arquibancada, uma pista de asfalto de 1.060 metros e espaços para a simulação de diferentes condições operacionais.
Segundo o diretor de Marketing da CNH, Cario Sighicelli, o grupo investiu US$ 500 mil nessa instalação, complementando a infraestrutura de apoio aos seus clientes, que já contam com centros de treinamento em Contagem - MG (equipamentos de construção), Piracicaba-SP (colhedoras de cana) e Curitiba-PR (tratores e colheitadeiras) — além do Centro de Distribuição Logística em Itu-SP.
“Com a New Holland, entramos em uma nova fase. Estamos realmente nos estruturando para o atendimento do mercado local e para dar suporte às exportações, que hoje representam 25% das vendas e que tendem a crescer com as novas pás-carregadeiras”, diz Sighicelli. Gino Cucchiari, diretor comercial da CNH, diz que o mercado brasileiro reagiu favoravelmente à introdução da nova marca. “Em março, em seu primeiro mês da existência, foram comercializados 116 equipamentos “New Holland” — um crescimento de 61%, se comparado às 72 máquinas da antiga FiatAIlis, comercializadas em março de 2004”, diz ele.

W130/W130TC Especificações básicas
Motor:
Gummins 6BT5.9, emissionado
Potência líquida no volante (SAE J1349):132 HP (98kW)
Transmissão/velocidades:Powershift 4x3
Peso operacional:11.743 kg/12.S20 kg
Capacidade de caçamba (padrão):1,9 m3 (2,S jardas cúbicas)

Produto global
Ao contrário dos demais modelos da New Holland disponíveis no Brasil, que são os mesmos da FiatAIlis em uma nova embalagem, a nova pá-carregadeira W130, em suas duas versões, é um produto global. Disponível em duas versões de articulação nos braços - Z bar (com maior força de desagregação) e TC (com maior altura de descarga e paralelismo) - a W130 conta com um sistema de acionamento integrado por joystick (desenvolvido na Alemanha para a linha O&K), que concentra todas as funções do implemento frontal e as mudanças de marcha. A cabine pode ser aberta ou fechada com ar-condicionado.
A W130 é equipada com motor Cummings 6BT5.9. Ele é fabricado no Brasil e, segundo Sighicelli, consome em média, nove litros por hora. Como todos os radiadores estão agrupados juntos no centro da máquina, o motor pôde ser instalado na traseira (após o eixo traseiro), conferindo maior estabilidade e de modo a servir também como contrapeso.
O ventilador do sistema pode ser reversível (item opcional e até então característico da marca Case), permitindo a remoção de impurezas, evitando paradas frequentes para limpeza, principalmente em locais onde exista grande concentração de poeira e partículas em suspensão.
Ambos os modelos saem de fábrica com eixos equipados com diferencial de torque proporcional (sistema de bloqueio automático antipatinagem), reduções finais planetárias e eixo traseiro com oscilação vertical. Essa configuração visa garantir melhor condição de tração no momento do carregamento e minimizar o desgaste dos pneus.

New Holland acredita em expansão do mercado
Com a nova marca New Holland, o Grupo CNH prevê contabilizar neste ano US$ 320 milhões em vendas - um acréscimo de 28% em relação a 2004. A expectativa é que haja um aumento de pelo menos 20% no volume total de máquinas comercializadas no mercado brasileiro, que foi de aproximadamente 5.000 unidades em 2004. A CNH, segundo seu diretor de Marketing, Cario Sighicelli, também aposta em um crescimento das exportações através da New
Holland, principalmente em direção à Argentina (cujo mercado tem praticamente dobrado a cada ano), Chile (que passa por um momento favorável em razão das altas cotações do cobre), além de Porto Rico e Colômbia, países com mer
cados em expansão.
A fábrica em Contagem (MG) com 44 mil m2 de área construída e 900 funcionários, e que tem trabalhado em um turno, com 60 a 65% da capacidade instalada, produzindo em média 22 máquinas por dia, também irá aumentar e alterar seu
mix de produção para atender a uma nova tendência verificada no mercado. No primeiro trimestre, a CNH constatou 43% de crescimento na linha de retroesca-vadeiras e motoniveladoras, 76% na de escavadeiras, 21% na de pás-carregadeiras, e queda de 21% na de tratores de esteiras (em razão principalmente da crise na agricultura).
Por isso, diz o diretor comercial Gino Cucchiari, neste ano será priorizada a fabricação de equipamentos mais pesados, escavadeiras principalmente. No mix atual, o principal equipamento é a pá-carregadeira (34%), seguido pelas retroescavadeiras (28%), as escavadeiras (18%), os tratores (11%), as motoniveladoras (7%) e as mini-carregadeiras (2%).

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