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Revista M&T - Ed.24 - Jul/Ago 1994
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SOBRATEMA

Prestação de serviços: a Sobratema mostra onde está a qualidade

A abertura econômica que vem sendo patrocinada pelo Governo brasileiro, permitindo a importação de produtos, na sua grande maioria mais sofisticados e com maior qualidade que os fabricados localmente, tornou clara a necessidade de as empresas brasileiras caminharem em busca do melhor atendimento às necessidades dos seus clientes no tocante à qualidade.
A qualidade de um produto ou serviço é condição sine qua non tanto para quem quer competir e vender quanto para quem quer comprar na expectativa de usufruir os benefícios de sua aquisição, a custos adequados. Nem todos os usuários conseguem, no entanto, ter acesso às informações necessárias a essa “aquisição positiva”, principalmente as empresas menores.
Nessa linha de pensamento, a Sobratema se colocou na posição de tentar democratizar essas informações, organizando um processo de integração entre clientes e empresas prestadoras de serviços, em benefício de seus associados, independentemente do seu porte.
Quais as empresas prestadoras de serviços aptas a fornecer um serviço de qualidade consistente e satisfazer seus clientes? Buscando responder a essa pergunta, a Sobratema iniciou, em junho de 1993, um projeto ambicioso com o objetivo de avaliar essas empresas e, como consequência, identificá-las como empresas tecnicamente confiáveis e indicá-las aos seus associados.
A partir de uma pesquisa em nível nacional, realizada exclusivamente junto aos seus associados, a Sobratema identificou as suas preferências habituais por fornecedores de serviços nas áreas de retifica de motores, trem de força, material rodante, hidráulica, elétrica, eletrônica, arrefecimento, sistema de injeção e solda/usinagem. A simples tabulação dos dados obtidos nessas pesquisas não' permitiu, entretanto, uma avaliação ponderada, com enfoque técnico.
Reunindo a experiência e a contribuição dos seus sócios, conselheiros e diretores - seu maior patrimônio -, a Sobratema inici


A abertura econômica que vem sendo patrocinada pelo Governo brasileiro, permitindo a importação de produtos, na sua grande maioria mais sofisticados e com maior qualidade que os fabricados localmente, tornou clara a necessidade de as empresas brasileiras caminharem em busca do melhor atendimento às necessidades dos seus clientes no tocante à qualidade.
A qualidade de um produto ou serviço é condição sine qua non tanto para quem quer competir e vender quanto para quem quer comprar na expectativa de usufruir os benefícios de sua aquisição, a custos adequados. Nem todos os usuários conseguem, no entanto, ter acesso às informações necessárias a essa “aquisição positiva”, principalmente as empresas menores.
Nessa linha de pensamento, a Sobratema se colocou na posição de tentar democratizar essas informações, organizando um processo de integração entre clientes e empresas prestadoras de serviços, em benefício de seus associados, independentemente do seu porte.
Quais as empresas prestadoras de serviços aptas a fornecer um serviço de qualidade consistente e satisfazer seus clientes? Buscando responder a essa pergunta, a Sobratema iniciou, em junho de 1993, um projeto ambicioso com o objetivo de avaliar essas empresas e, como consequência, identificá-las como empresas tecnicamente confiáveis e indicá-las aos seus associados.
A partir de uma pesquisa em nível nacional, realizada exclusivamente junto aos seus associados, a Sobratema identificou as suas preferências habituais por fornecedores de serviços nas áreas de retifica de motores, trem de força, material rodante, hidráulica, elétrica, eletrônica, arrefecimento, sistema de injeção e solda/usinagem. A simples tabulação dos dados obtidos nessas pesquisas não' permitiu, entretanto, uma avaliação ponderada, com enfoque técnico.
Reunindo a experiência e a contribuição dos seus sócios, conselheiros e diretores - seu maior patrimônio -, a Sobratema iniciou, em agosto de 1993, a montagem de um programa formal de avaliação de fornecedores de ser- viços, que resultou em um modelo de formulário submetido ao crivo dos seus as- sociados e de fornecedores especialmente selecionados, abrangendo todos os procedi- mentos a serem adotados na avaliações, chegando-se - em decorrência - à conclusão de que se deveria aumentar a abrangência do programa dando um maior destaque ao aspecto qualidade.
Com essa finalidade, foi então elaborado um novo formulário com o nome de “Perfil de Qualidade do Fornecedor” que, em dezembro de 1993, foi aplicado como teste piloto em uma empresa associada. Esse formulário mostrou-se - na prática - de difícil aplicação e interpretação, por ser universal e tentar abranger, assim, todos os segmentos de mercado, com maior enfoque à fabricação de componentes.
A partir de abril de 1994 o processo foi acelerado com a realização de várias reuniões, incluindo especialistas em Qualidade, mas se definiu um novo procedimento, adotando formulários específicos para cada segmento de marcado. Para iniciar o processo e pela natureza de suas atividades foi escolhida a área de retifica de motores e, mais uma vez, foi es- colhida uma empresa associada para aplicação do formulário específico, como teste piloto, o que ocorreu em 6 de julho.
Todos os aspectos de qualidade nos processos foram então avaliados, permitindo obter-se uma visão correta da empresa sob ótica da qualidade chegamos assim, em resumo, ao estágio atual, estando a Sobratema convicta de que esse novo programa está em condições de ser lançado e utilizado, com sucesso, pelos seus associados. Aguardem o lançamento oficial do Programa de Qualificação de Fornecedores, fato que terá a devida divulgação em todo o setor.

Jader Fraga dos Santos

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