P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.287 - Setembro 2024
Voltar
MANUTENÇÃO

Por dentro das usinas de fluxo contínuo

Entender as características e principais funções desses equipamentos de pavimentação permite aprimorar a dosagem e a mistura dos componentes das misturas asfálticas

Nesta série de dois artigos, inicialmente serão detalhados os componentes de uma usina de asfalto de fluxo contínuo, incluindo suas características e principais funções. No próximo artigo, serão abordados os sistemas de reciclagem, controle, automação e filtragem dos gases, juntamente com os aspectos relativos à manutenção.

Em ambos os artigos, o conteúdo é baseado no material “Usinas de asfalto – tecnologias e processos”, publicado em 2012 pelos especialistas Juliano Gewehr e Marcelo Zubaran.

Como se sabe, as usinas de asfalto são equipamentos destinados a dosar e misturar os componentes das misturas asfálticas (agregados, cimento asfáltico e aditivos), para assim conferir ao pavimento as características previstas no projeto.

Em seu processo operacional, a usina recebe os agregados e executa sua secagem e dosagem, misturando-os com o cimento asfáltico (CAP) e, na sequência


P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.