Competição contribui para a redução de acidentes e excelência operacional
A já tradicional competição entre motoristas de caminhões pesados inicia uma nova edição com novidades. Antes conhecida como “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB)”, a sexta edição foi ampliada e agora recebe a denominação “Scania Driver Competitions (SDC)”, em uma padronização global já adotada na Europa e em outros países. Além do Brasil, o evento passa a reunir participantes da Argentina, Peru e Chile, cujos finalistas (um de cada nacionalidade) disputarão a final em outubro no ABC Paulista. Nesta edição, a premiação do vencedor será um caminhão Streamline Highline R 440 6x2.
Criada na Suécia em 2003, a iniciativa tem o objetivo de promover a sustentabilidade no setor de transporte por meio da valorização dos condutores. Ao todo, a competição já reuniu mais de 300 mil motoristas em quase 50 países, chegando ao Brasil em 2005. Desde então, o país se mantém como recordista mundial de participantes, com mais de 172 mil inscritos. “O co
Competição contribui para a redução de acidentes e excelência operacional
A já tradicional competição entre motoristas de caminhões pesados inicia uma nova edição com novidades. Antes conhecida como “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB)”, a sexta edição foi ampliada e agora recebe a denominação “Scania Driver Competitions (SDC)”, em uma padronização global já adotada na Europa e em outros países. Além do Brasil, o evento passa a reunir participantes da Argentina, Peru e Chile, cujos finalistas (um de cada nacionalidade) disputarão a final em outubro no ABC Paulista. Nesta edição, a premiação do vencedor será um caminhão Streamline Highline R 440 6x2.
Criada na Suécia em 2003, a iniciativa tem o objetivo de promover a sustentabilidade no setor de transporte por meio da valorização dos condutores. Ao todo, a competição já reuniu mais de 300 mil motoristas em quase 50 países, chegando ao Brasil em 2005. Desde então, o país se mantém como recordista mundial de participantes, com mais de 172 mil inscritos. “O condutor é o elo na cadeia de transporte que pode mudar as estatísticas de acidentes”, comenta Márcio Furlan, gerente de comunicação e marketing da Scania no Brasil. “A experiência de edições anteriores comprova que um motorista capacitado tem papel fundamental para tornar as viagens mais produtivas, reduzindo o consumo de combustível e contribuindo para o meio ambiente.”
Para tanto, a competição engloba provas teóricas e práticas, além de oferecer capacitação técnica, contribuindo para a segurança e a redução de emissões. “Uma das essências da competição é conscientizar o setor de transportes sobre a importância do treinamento”, afirma Victor Carvalho, diretor de vendas de caminhões da Scania no Brasil. “Afinal, a conta a ser feita é bem realista: quem não investir em formação do condutor está fadado a perder competitividade.”
Estatísticas comprovam ganhos da capacitação
De acordo com dados da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), um motorista capacitado pode reduzir em até 15% o consumo de combustível, em 40% as trocas de marchas e em 50% o número de frenagens, além de diminuir em 10% o desgaste dos pneus e o tempo das viagens. No entanto, a formação ultrapassa o aspecto técnico, contribuindo também para um trânsito mais seguro, capaz de reduzir em até 47% o índice de acidentes nas rodovias. Outro aspecto importante é a atração de futuros motoristas, uma categoria que sofre com escassez de mão de obra no país. “Os jovens, especialmente, não podem perder o encanto pela profissão, e um dos caminhos para evitar um quadro mais crítico é justamente a capacitação”, conclui Victor Carvalho, diretor de vendas de caminhões da Scania.
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