Revista M&T - Ed.80 - Dez/Jan 2004
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PNEUS

Nova recauchutadora investe U$ 600 MIL em tecnologia

Objetivo é oferecer serviços de alta qualidade e atingir a meta inicial de 2400 pneus reformados por mês.

Após cerca de oito meses em obras de adequação predial e instalações que consumiram um investimento de U$ 600 mil em infraestrutura e equipamentos, o mercado de recuperação de pneus para veículos de carga e transporte ganha uma forte concorrente a Pneucargo. Instalada na divisa dos municípios de Jandira e Barueri, zona oeste da capital, a nova empresa chega como um “peso pesado” do setor, tendo como parceira a gigante mundial dos pneus, nada menos que a Goodyear.

A nova reformadora de pneus coloca a disposição de um mercado cada vez mais exigente cerca de 31 tipos de bandas em mais de 130 medidas diferentes, de modo a atender as mais diversas aplicações. Especialmente para o mercado das grandes obras da construção pesada e de m


Objetivo é oferecer serviços de alta qualidade e atingir a meta inicial de 2400 pneus reformados por mês.

Após cerca de oito meses em obras de adequação predial e instalações que consumiram um investimento de U$ 600 mil em infraestrutura e equipamentos, o mercado de recuperação de pneus para veículos de carga e transporte ganha uma forte concorrente a Pneucargo. Instalada na divisa dos municípios de Jandira e Barueri, zona oeste da capital, a nova empresa chega como um “peso pesado” do setor, tendo como parceira a gigante mundial dos pneus, nada menos que a Goodyear.

A nova reformadora de pneus coloca a disposição de um mercado cada vez mais exigente cerca de 31 tipos de bandas em mais de 130 medidas diferentes, de modo a atender as mais diversas aplicações. Especialmente para o mercado das grandes obras da construção pesada e de mineração, onde houve nos últimos anos, um r e direcionamento total dos

equipamentos de carga e transporte dos materiais escavados, notadamente rochas, a Goodyear do Brasil, desenvolveu uma banda especifica para estas aplicações a G 377 OTR/ HSS, sem similar no mercado e que tem apresentado uma performance que superou todas as expectativas de fabricante e usuário.

Esta banda foi amplamente testada e tem sido muito bem aceita por diversos usuários. A Pneucargo, segundo seu diretor técnico, o engenheiro Vilson Dutra, tem acompanhado de perto este trabalho. “Estamos colocando à disposição das empreiteiras a qualidade desta banda, somada à alta tecnologia na aplicação da mesma, garantindo com isso alto desempenho a um custo operacional bastante satisfatório”.

De acordo com Vilson Dutra, a Pneucargo nasceu para uma determinada capacidade de produção e direcionada exclusivamente ao setor de carga e transporte, processando pneus desde o 750x16 até os mais modernos 385/65R22,5 passando pelas medidas intermediárias mais comuns, tanto radiais como diagonais, tais como 900x20, 1000x20, 1100x22, 275, 295 e 315.

O aumento da produção, se necessário, segundo ele, é possível de se fazer aumentando o número de ciclos diários de suas duas autoclaves computadorizadas de 16 pneus cada “e nunca ampliando instalações, de modo a não desfigurar a excelência do projeto”. A produção limite do projeto será de 3000 unidades/mês e qualquer aumento de demanda será atendido por uma nova planta.

Segundo Vilson Dutra, a empresa desenvolve estudos para atuar também no segmento dos “fora-de-estrada”, diretamente ou através de parcerias com empresas do setor que tenham projetos de melhoria tecnológica. Em uma previsão conservadora, os executivos da Pneucargo esperam um faturamento da ordem de 6 milhões de reais para o ano de 2004. Conforme Edson Gonçalves, gerente geral da área de produtos para recauchutagem da Goodyear para a América Latina, o Brasil é o segundo maior mercado de recauchutagem do mundo. “A reforma do pneu de caminhão representa, hoje, no Brasil, em torno de 8 milhões de pneus/ ano”, diz. Ele revela também que, na Goodyear, o número referência utilizado é de 7,8 milhões de pneus/ ano de caminhões e ônibus recauchutados, considerando as diversas marcas existentes. A proporção entre pneus novos e reformados está em torno de 1;4 (um para quatro). Ainda segundo Edson Gonçalves, a Goodyear participa desse mercado com uma fatia em torno de 29% (vinte e nove por cento).

Edson Gonçalves garante que a parceria estabelecida entre Goodyear e a Pneucargo está alicerçada na busca constante da qualidade para um mercado onde impera a oferta das mais variadas gamas de serviços de recauchutagem, a maioria deles voltados unicamente para 0 aspecto preço, em detrimento muitas vezes da qualidade, durabilidade e segurança. “A Goodyear vem com o ciclo completo, desde a primeira vida do pneu até a última recauchutagem suportada pela carcaça, analisando performances e dando suporte ao produto fornecido e ao serviço executado pela sua parceira”, diz ele. A parceria, segundo Gonçalves, pressupõe a disponibilização de um diferencial de qualidade garantido pela formação técnica das pessoas envolvidas no processo, pelos equipamentos de última geração e a matéria-prima utilizada.”

Para o gerente da Goodyear, o foco principal está na fidelização, condição cuja busca supera até mesmo a rentabilidade desse serviço. Ele acredita que a Goodyear vem melhorando dia-a-dia seus produtos e sua participação no mercado, procurando alternativas e parcerias para prosseguir no processo de tornar o cliente fiel à marca, nesse que é um mercado extremamente competitivo e junto a uma indústria madura, que é a de produção de pneus. Nesse sentido, cada detalhe do projeto da Pneucargo, desde a concepção, a escolha dos equipamentos, e a discussão junto ao fabricante de como disponibilizá-los, foi feito em conjunto com a Goodyear que dispõe de técnicos especializados para trabalhar este segmento. “Dessa forma pudemos entregar uma recauchutagem Plug and Play, acompanhada desde o início até a efetiva entrada em operação.”

Qualidade — Para Vilson Dutra, o mercado de recauchutagem no Brasil ainda é muito “amador” com poucas empresas valendo-se de tecnologia de ponta e equipamentos de última geração. O comum, diz ele, é a existência de empresas que nasceram e cresceram dentro de um contexto de país de terceiro mundo, cujo espaço vem se estreitando cada vez mais pela modernização dos equipamentos, dos processos e da “cumplicidade” entre fabricante de pneus novos e recauchutadores autorizados, que resulta numa espécie de garantia estendida ao usuário.

Segundo o diretor técnico da Pneucargo, a empresa com certeza irá enfrentar uma dura batalha, que é a de preços, pois qualidade e desempenho normalmente exigem um investimento inicial maior, embora o custo benefício seja bem melhor. “Ainda existe bastante resistência do mercado em assimilar esta verdade, porém a tendência é que os empresários encampem esta realidade, extremamente vantajosa, numa época em que o pneu representa o segundo maior custo operacional de sua frota.”

Os cuidados com a qualidade na Pneucargo começaram no próprio projeto da empresa, com planta sem similar no Brasil, layout moderno, centralizado, compacto, com equipamentos automatizados ou semiautomatizados gerenciados por computador, em que a excelência do serviço é garantida pelo binômio homem-máquina. Segundo João Carlos Batista, gerente comercial de Vendas e Marketing da Goodyear do Brasil - Divisão de Produtos para Recauchutagem, a nova Recauchutadora prima por um serviço diferenciado dentro do conceito do “Sistema de Desempenho Constante”, criado pela Goodyear, que combina a tecnologia dos pneus novos com o que há de melhor em processos de recauchutagem.

João Carlos reforça ainda os aspectos da parceria entre as empresas, traduzida, entre outros itens, pelo aval da indústria que representa. “Se não confiássemos nos nossos produtos e nos parceiros que temos não daríamos uma garantia total.” Isso significa que se cada pneu permitir uma, duas, três, quatro ou mais recauchutagens, todas elas estarão sendo garantidas pela Goodyear. “A recauchutagem é feita por uma empresa que tem a Goodyear por trás, que garante a vida total do pneu”, conclui.

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