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Revista M&T - Ed.53 - Jun/Jul 1999
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Operação

Manutenção da mina Casa de Pedra eleva desempenho dos motores Detroit Diesel

A Mineração Casa de Pedra (CSN) possui uma frota de 17 caminhões Wabco Halpak fora de estrada, com capacidade para 120 toneladas, responsáveis pelo transporte do minério de ferro das frentes de lavra para a planta de beneficiamento (Britador Primário). Os fora de estrada utilizados em Casa de Pedra estão equipados com motores Detroit diesel, 12 cilindros em “V”, 1.250 HP. O período usual de vida útil (horas trabalhadas) deste tipo de equipamento é de 8.000 horas. Mas em Casa de Pedra, os motores apresentam rendimento de 21 mil horas, marca que, segundo a Detroit, divisão da General Motors, é benchmark mundial.
O aumento da performance dos motores se deve ao trabalho desenvolvido pela equipe de manutenção. Após à implantação do TQC, em 1989, os mecânicos passaram a utilizar a ferramenta MASP (Método de Análise e Solução de Problemas). Foi criado um grupo de trabalho, que se dedicou, inicialmente, a apresentar alternativas para aumentar o rendimento dos motores, que, até aq


A Mineração Casa de Pedra (CSN) possui uma frota de 17 caminhões Wabco Halpak fora de estrada, com capacidade para 120 toneladas, responsáveis pelo transporte do minério de ferro das frentes de lavra para a planta de beneficiamento (Britador Primário). Os fora de estrada utilizados em Casa de Pedra estão equipados com motores Detroit diesel, 12 cilindros em “V”, 1.250 HP. O período usual de vida útil (horas trabalhadas) deste tipo de equipamento é de 8.000 horas. Mas em Casa de Pedra, os motores apresentam rendimento de 21 mil horas, marca que, segundo a Detroit, divisão da General Motors, é benchmark mundial.
O aumento da performance dos motores se deve ao trabalho desenvolvido pela equipe de manutenção. Após à implantação do TQC, em 1989, os mecânicos passaram a utilizar a ferramenta MASP (Método de Análise e Solução de Problemas). Foi criado um grupo de trabalho, que se dedicou, inicialmente, a apresentar alternativas para aumentar o rendimento dos motores, que, até aquele momento, apresentavam desempenho semelhante ao dos similares utilizados nos caminhões fora de estrada das demais minerações.
Através da análise de dados do controle da manutenção, o grupo de trabalho identificou dois problemas que afetavam a vida útil dos motores Detroit diesel: alta temperatura do óleo lubrificante, excedendo a máxima recomendada pelo fabricante, e contaminação do sistema de admissão de ar, provocada pela presença de sílica. A elevação da temperatura implicava perda das características do óleo e a contaminação do sistema de ar era causada pelo procedimento incorreto na manutenção dos elementos filtrantes. A soma deste dois fatores resultava no desgaste prematuro das bronzinas e kit de força.

Ganho inicial

Para solucionar o problema da alta temperatura do óleo lubrificante, a equipe de manutenção substituiu o produto em uso (SAE 40) por um de maior eficiência, o SAE 50. Quanto à contaminação do sistema de ar, passou-se a adotar procedimentos para troca e descarte dos elementos filtrantes e a utilizar peças de reposição de melhor qualidade. Com a adoção destas medidas, a performance dos motores Detroit apresentou crescimento de 53%. Em outras palavras, a vida útil dos caminhões saltou de 8 para 12,2 mil horas trabalhadas.

Melhoria contínua

Os resultados obtidos confirmaram a importância da continuidade do processo de melhoria contínua. Apesar dos resultados obtidos, a contaminação do sistema de ar persistia e, além disso, o sistema de injeção sofria com a corrosão, causada pela formação de ácido sulfúrico.
A manutenção descobriu que o ácido sulfúrico era formado pelo alto teor de enxofre e de água encontrados no diesel. O problema foi solucionado através da aquisição de diesel metropolitano, combaixo teor de enxofre e instalação de filtros
separadores de água do diesel.
O grupo também observou que contaminação do sistema de ar era provocada pela entrada de finos de minériode ferro durante a montagem do motor. Para eliminar o problema, a equipe de manutenção construiu na oficina um ambiente pressurizado, onde os motores são atualmente montados. Os métodos de inspeção foram aprimorados, através da
utilização de termômetro laser e micro-câmera, medidas que contribuíram para sedimentar o aumento da performance.
Com estas mudanças, o desempenho dos motores Detroit diesel atingiu o patamar a 21 mil horas trabalhadas.

Economia

O custo da reforma de um motor diesel é de aproximadamente US$47 mil. Como o desempenho dos motores evoluiu
de 8.000 para 21.000, evitou-se a realização de 2,6 reformas - relação entre a performance inicial e final. A economia
superou a casa dos US$ 2 milhões. A conta é simples. Multiplica-se o número de caminhões (17) pela economia gerada com a evolução do desempenho de cada motor - US$ 122,2 mil, valor que correspondente ao número de reformas que deixaram de ser feitas.

Sobre Casa de Pedra

A Mineração Casa de Pedra é responsável pelo abastecimento de minério de ferro (granulado e sinter feed) para a Usina Presidente Vargas (CSN), em Volta Redonda. Casa de Pedra está localizada no município de Congonhas, a aproximadamente 100 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais. No ano passado, a produção da mina foi de 11,6 milhões de toneladas.

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