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Revista M&T - Ed.256 - Agosto 2021
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Lançamento

Mais tecnológicos e sustentáveis

A Michelin apresenta ao mercado seu novo pneu para transporte rodoviário de cargas e de passageiros, que promete redução no consumo de combustível e maior vida útil
Por Melina Fogaça

No mercado brasileiro, o transporte rodoviário de carga é o principal meio de abastecimento da indústria e de escoamento da produção. Por sua importância logística, o setor não pode parar e, por isso, transportadoras e embarcadores dedicam especial atenção a dois itens que impactam diretamente as planilhas de gestão de frotas e, portanto, os seus negócios. A saber, combustível e pneu.

De acordo com Alessandra Rudloff, diretora de marketing da Michelin na América do Sul, o diesel corresponde a cerca de 30% dos custos operacionais de transporte, enquanto os pneus representam 10%. “Ou seja, só nesses itens estão embutidos 40% do custo operacional de uma transportadora”, ela aponta.

É com foco nesses dois pontos fundamentais que a fabricante francesa traz ao mercado seu novo pneu 295/80 R22.5 X Multi Energy Z, indicado para transporte rodoviário de cargas e de passageiros. Segundo Ruy Ferreira, diretor comercial da Michelin na América do Sul, o novo produto busca reduzir os custos em ambos os fatores, uma vez que o pneu – além da própria vida útil – também tem uma influência significativa no consumo de combustível do veículo, algo em torno de 20%, o que se reflete simultaneamente na sustentabilidade e no caixa do frotista. “O produto é sustentado por três pilares: economia de combustível, alta quilometragem e novo patamar em segurança, resultando em uma mobilidade mais sustentável”, diz ele.

A menor resistência ao rolamento é um dos pontos que permitem ao novo pneu reduzir em 4,4% o consumo de combustível em relação à média dos principais concorrentes da categoria, segundo teste auditado pelo instituto independente alemão DEKRA (Deutscher Kraftfahrzeug-Überwachungs-Verein). “Evidentemente, quanto menor for a resistência ao rolamento, menor será o consumo de combustível”, comenta Paulo Francischelli, gerente de segmento da Michelin. “E diminuir a resist&ec


No mercado brasileiro, o transporte rodoviário de carga é o principal meio de abastecimento da indústria e de escoamento da produção. Por sua importância logística, o setor não pode parar e, por isso, transportadoras e embarcadores dedicam especial atenção a dois itens que impactam diretamente as planilhas de gestão de frotas e, portanto, os seus negócios. A saber, combustível e pneu.

De acordo com Alessandra Rudloff, diretora de marketing da Michelin na América do Sul, o diesel corresponde a cerca de 30% dos custos operacionais de transporte, enquanto os pneus representam 10%. “Ou seja, só nesses itens estão embutidos 40% do custo operacional de uma transportadora”, ela aponta.

É com foco nesses dois pontos fundamentais que a fabricante francesa traz ao mercado seu novo pneu 295/80 R22.5 X Multi Energy Z, indicado para transporte rodoviário de cargas e de passageiros. Segundo Ruy Ferreira, diretor comercial da Michelin na América do Sul, o novo produto busca reduzir os custos em ambos os fatores, uma vez que o pneu – além da própria vida útil – também tem uma influência significativa no consumo de combustível do veículo, algo em torno de 20%, o que se reflete simultaneamente na sustentabilidade e no caixa do frotista. “O produto é sustentado por três pilares: economia de combustível, alta quilometragem e novo patamar em segurança, resultando em uma mobilidade mais sustentável”, diz ele.

A menor resistência ao rolamento é um dos pontos que permitem ao novo pneu reduzir em 4,4% o consumo de combustível em relação à média dos principais concorrentes da categoria, segundo teste auditado pelo instituto independente alemão DEKRA (Deutscher Kraftfahrzeug-Überwachungs-Verein). “Evidentemente, quanto menor for a resistência ao rolamento, menor será o consumo de combustível”, comenta Paulo Francischelli, gerente de segmento da Michelin. “E diminuir a resistência ao rolamento não significa deixar o pneu mais liso ou careca, mas, ao contrário, aumentar a eficiência e durabilidade do componente.”

CARACTERÍSTICAS

Para tanto, o novo modelo Multi Energy Z incorpora um conjunto de diferentes tecnologias, incluindo a carcaça X Core, que já vem sendo aplicada pela empresa desde 2014 e agrega características como um composto interno de alta tecnologia e proteção em nylon ao redor do aro.

No entanto, como explica Francischelli, agora o projeto ganhou uma tecnologia patenteada denominada Infinicoil, constituída por um único cabo de aço contínuo, que envolve e reforça toda a carcaça, proporcionando assim maior estabilidade e menos deformações durante o uso do pneu. “Com esse cabo, conseguimos deixar a carcaça ainda mais robusta, aumentando a capacidade de carga do pneu para 7,5 t, além de ajudar a reduzir o consumo de combustível graças à maior estabilidade obtida”, destaca o executivo, citando ainda a redução de emissões de CO2 na atmosfera.

Além disso, outras três tecnologias estão relacionadas à banda de rodagem. Segundo Francischelli, a menor resistência ao rolamento vem da combinação de um novo desenho com o composto de borracha Energy. Por sua vez, a tecnologia Regenion permite a regeneração da estrutura à medida que o pneu roda. “Essa tecnologia faz com que, quando o pneu está em sua meia-vida, surjam dois sulcos ocultos, proporcionado segurança até o final de vida do componente”, explica o diretor.

Novo pneu agrega tecnologias patenteadas que permitem reduzir o consumo de combustível

Por fim, o novo pneu também conta com escultura blocante, que ajuda a deixar os blocos da banda de rodagem mais firmes, proporcionando um degaste mais lento e uniforme. “Ao se unirem, os blocos minimizam a deformação, principalmente quando ocorrem esforços laterais durante o uso do veículo, contribuindo dessa maneira para uma maior estabilidade e quilometragem na primeira vida do pneu”, complementa Francischelli.
Segundo ele, todos esses benefícios serão mantidos no momento da recapagem. “Indicado para todas as posições, o pneu Michelin 295/80 R22.5 X Multi Energy Z possui ótima recapabilidade, preservando as características originais de projeto”, ele assegura.

Fabricante anuncia construção de sua 1ª usina de reciclagem de pneus

Usina terá capacidade de reciclar 30 mil t de pneus de veículos pesados em fim de vida

Em uma joint venture com a Enviro, a Michelin anunciou no início do ano a instalação na região de Antofagasta, no Chile, de sua 1ª usina de reciclagem de pneus em fim de vida. Com investimento de 30 milhões de dólares, a operação terá capacidade de reciclar 30 mil t de pneus de veículos pesados a partir de 2023. “A escolha da América do Sul para essa iniciativa reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, com uma abordagem voltada para economia circular, na qual a inovação deve beneficiar o meio ambiente, contribuindo assim para uma mobilidade mais segura, limpa, eficiente e agradável”, afirma Feliciano Almeida, presidente da Michelin América do Sul.

Saiba mais:
Michelin: www.michelin.com.br

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