A busca incessante por inovação em diferentes áreas do setor de máquinas pesadas foi o principal foco de um inédito evento realizado pela CNH Industrial no final de setembro em sua fábrica de Sorocaba (SP), que também abriga o novo Centro de Inovação, Tecnologia e Treinamento do grupo multimarcas.
Em sua primeira edição, que a Revista M&T acompanhou, o Innovation Day reforçou como a companhia tem investido forte em novas tecnologias, relacionadas principalmente às transformações que vêm provocando alterações profundas nos padrões industriais utilizados na produção de máquinas, equipamentos, veículos, motores e geradores de energia, itens que compõem seu extenso segmento para o mercado de bens de capital.
Protótipo do trator autônomo, turbina do motor GNV e trator movido a biometano estão entre as inovações recentes da CNHi
Segundo o presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol, no ano passado a em
A busca incessante por inovação em diferentes áreas do setor de máquinas pesadas foi o principal foco de um inédito evento realizado pela CNH Industrial no final de setembro em sua fábrica de Sorocaba (SP), que também abriga o novo Centro de Inovação, Tecnologia e Treinamento do grupo multimarcas.
Em sua primeira edição, que a Revista M&T acompanhou, o Innovation Day reforçou como a companhia tem investido forte em novas tecnologias, relacionadas principalmente às transformações que vêm provocando alterações profundas nos padrões industriais utilizados na produção de máquinas, equipamentos, veículos, motores e geradores de energia, itens que compõem seu extenso segmento para o mercado de bens de capital.
Protótipo do trator autônomo, turbina do motor GNV e trator movido a biometano estão entre as inovações recentes da CNHi
Segundo o presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol, no ano passado a empresa investiu cerca de US$ 100 milhões em pesquisa e desenvolvimento nas operações brasileiras. “No mundo, o investimento global essa área foi acima de 950 milhões de dólares em 2017”, sublinhou.
Vários lançamentos recentes foram fruto desses aportes, pontuou a empresa, reforçando ainda o engajamento de seu time de profissionais nos projetos apresentados ao mercado. “Faz parte do nosso DNA a valorização do ser humano, com a participação crescente dos colaboradores de todos os setores na promoção de diferentes programas de incentivo a novas ideias”, declarou Sérgio Soares, diretor de engenharia para o segmento agrícola da CNH Industrial.
FOCO
Com foco em tendências disruptivas, o Innovation Day contou com palestras e debates com especialistas em inovação da CNH Industrial, traçando um quadro de como essas novas tecnologias têm sido desenvolvidas, geridas e implementadas, de forma gradual, mas também contínua, na organização.
Em primeiro plano, a inovação sempre surge atrelada à sustentabilidade financeira e ambiental. No setor agrícola, por exemplo, foi destacado como a automação e a interpretação de sistemas inteligentes vêm estimulando a autossuficiência no agronegócio e nas propriedades agrícolas. “Além de trazer ganhos reais de economia de combustível”, ressaltou a empresa, “a tecnologia possibilita que o produtor rural produza seu próprio combustível, conquistando uma independência energética que pode ser vital para seu negócio”.
No ano passado, a CNHi investiu R$ 100 milhões na operação brasileira
Nessa linha, o trator da New Holland Agriculture movido a biometano – recentemente exibido no país – ilustra o esforço realizado pelo grupo no desenvolvimento de novos combustíveis e alternativas energéticas. “O novo protótipo consome 30% a menos de combustível, além de reduzir a emissão de CO2 em 80%”, frisou Soares.
A automação dos equipamentos também desponta com destaque nas pesquisas de desenvolvimento, materializada em projetos como o trator-conceito Case IH Magnum, apresentado em 2017 e que trabalha sem operador, interagindo com o fazendeiro via computador ou tablet. “O desenvolvimento desse conceito contou com a participação da equipe brasileira”, ressaltou o executivo.
Já no segmento de construção, Humberto Lopes, diretor de engenharia para máquinas e equipamentos de construção da CNHi, as tendências atuais estão consolidadas em vetores como eficiência operacional, conectividade e acessibilidade. “Apesar da estagnação vivida nesses últimos anos, a construção foi um dos negócios da CNH Industrial que mais recebeu investimentos, remodelando completamente sua linha de produtos com equipamentos mais produtivos, econômicos e sustentáveis”, frisou.
ALTO RENDIMENTO
O diretor de engenharia do negócio de transportes da CNH Industrial, Darwin Viegas, mencionou que atualmente o setor de transporte também busca a autonomia dos veículos e a popularização de combustíveis alternativos, como o gás natural veicular e a eletrificação. “Essas alternativas têm sido alvo de pesquisas e lançamentos da FTP Industrial, que fornece sistemas de powertrain para veículos e máquinas de diversas marcas, dentro e fora do grupo”, disse, ressaltando ainda o trabalho de P&D feito pela Iveco. “Além dos caminhões, a marca também atua com veículos militares.”
Já o segmento de energia, que tem reflexo em todos os demais, se debruça sobre aspectos cruciais como eficiência energética, buscando obter alto rendimento e baixas emissões dos equipamentos. “Nesse segmento, recentemente a CNH Industrial – por meio da FPT Industrial – apresentou um gerador movido a biometano, com densidade e potência similares ao diesel”, exemplificou Viegas.
EVOLUÇÃO DIGITAL
De acordo com o diretor de soluções de precisão e telemática da CNH Industrial para a América Latina, Gregory Riordan, o grupo vem estruturando um plano de “evolução digital” de suas diversas marcas. “Para 2019, o plano inclui investimentos em IoT & Cloud, para possibilitar um processamento avançado das informações extraídas das máquinas, que hoje já está presente em serviços de valor agregado como o Centro de Controle e os Planos de Manutenções Flexíveis”, disse ele durante o Innovation Day.
Entre 2020 e 2023, o plano evolui para o que o especialista chama de “Edge”. “As tecnologias Edge irão permitir que o veículo ganhe uma capacidade ainda maior de processamento de dados, ofertando serviços como o Controle Coordenado de Veículos e a Configuração Automática dos Veículos”, complementa Riordan, destacando ainda que, entre 2023 e 2026, a inteligência artificial irá estender o conjunto de serviços disponíveis ao usuário, representando “o próximo passo da tecnologia com o conceito de Automação através das Capacidades Cognitivas”.
Investimentos em P&D estão no foco da empresa também no Brasil
FABRICANTE APRESENTA NOVO CONCEITO EM INOVAÇÃO NA M&T EXPO 2018
Segundo o vice-presidente da Case Construction Equipment, Roque Reis, a marca aproveitará a M&T Expo 2018 para apresentar “um novo conceito em inovação” ao país, que pode ajudar a alavancar o mercado e auxiliar as empresas, especialmente em inclusão social. “Não podemos adiantar nada ainda, pois será um dos destaques da marca no evento, mas posso garantir que se trata de um produto único, que irá percorrer o mundo para desbravar esse novo nicho de mercado que deve surgir”, comenta.
Ainda na M&T Expo, ajunta Humberto Lopes, diretor de engenharia para máquinas e equipamentos de construção da CNHi, haverá um equipamento “acessível” em exposição, que mesmo um operador com deficiência pode operar, mostrando que as marcas de construção do grupo “já nascem com o conceito de acessibilidade”.
Saiba mais:
CNH Industrial: http://cnhindustrial.com
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