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Revista M&T - Ed.77 - Jun/Jul 2003
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CAMINHÕES

Fora da estrada ou dentro da cidade

O menor articulado da linha Volvo ganha maior manobrabilidade e tração 4x4.

A íntermat 2003 foi o palco onde a Volvo mostrou ao público seu caminhão articulado mais recente, o A25D 4x4. A engenharia de grandes caminhões transposta para um pacote compacto permite que a Volvo Construction Equipment (VCE) ofereça seu menor caminhão com as características que se tornaram famosas nos modelos maiores. O resultado é o novo A25D 4x4, um modelo que tem uma distância entre eixos 400 milímetros menor que seu predecessor. Este pacote hidraulicamente operado permite que o caminhão gire 180° em apenas 9,5 metros de espaço, realizando a operação inteira em apenas 25 segundos. Essa opção torna o modelo extremamente útil especialmente para o trabalho em áreas confinadas, tais como túneis e minas subterrâneas.

O novo caminhão tem uma capacidade de carga de 24 toneladas e uma velocidade máxima de 53 km/h, podendo ser utilizado sem problemas em áreas urbanas. Sua capacidade de carga coroada chega a 13 m3, com pressão bem distribuída no solo: 159 kPA na parte dianteira e 194 kPA na parte traseira. Adicionalmente, um sistema hidráulico sensível à carga equaciona a potência necessária de acordo com a necessidade. Além disso, o novo caminhão ostentou um aumento de tração de 19% e ganhos de produtividade de 14%, comparado a seu predecessor.

A motorização do A25D 4x4 é um diesel de seis cilindros em linha Volvo D10BADE2, capaz de transmitir 228 quilowatts de força em 33,3 r/s, em conformidade com todos os regulamentos europeus de emissão. Um retarder de exaustão é incorporado como padrão, bem como um retarder da transmissão, tendo por resultado uma produtividade mais elevada, um menor desgaste dos componentes e custos operacionais reduzidos.


O menor articulado da linha Volvo ganha maior manobrabilidade e tração 4x4.

A íntermat 2003 foi o palco onde a Volvo mostrou ao público seu caminhão articulado mais recente, o A25D 4x4. A engenharia de grandes caminhões transposta para um pacote compacto permite que a Volvo Construction Equipment (VCE) ofereça seu menor caminhão com as características que se tornaram famosas nos modelos maiores. O resultado é o novo A25D 4x4, um modelo que tem uma distância entre eixos 400 milímetros menor que seu predecessor. Este pacote hidraulicamente operado permite que o caminhão gire 180° em apenas 9,5 metros de espaço, realizando a operação inteira em apenas 25 segundos. Essa opção torna o modelo extremamente útil especialmente para o trabalho em áreas confinadas, tais como túneis e minas subterrâneas.

O novo caminhão tem uma capacidade de carga de 24 toneladas e uma velocidade máxima de 53 km/h, podendo ser utilizado sem problemas em áreas urbanas. Sua capacidade de carga coroada chega a 13 m3, com pressão bem distribuída no solo: 159 kPA na parte dianteira e 194 kPA na parte traseira. Adicionalmente, um sistema hidráulico sensível à carga equaciona a potência necessária de acordo com a necessidade. Além disso, o novo caminhão ostentou um aumento de tração de 19% e ganhos de produtividade de 14%, comparado a seu predecessor.

A motorização do A25D 4x4 é um diesel de seis cilindros em linha Volvo D10BADE2, capaz de transmitir 228 quilowatts de força em 33,3 r/s, em conformidade com todos os regulamentos europeus de emissão. Um retarder de exaustão é incorporado como padrão, bem como um retarder da transmissão, tendo por resultado uma produtividade mais elevada, um menor desgaste dos componentes e custos operacionais reduzidos.

A frenagem é facilitada por um duplo circuito a seco de freio a disco. Uma das características mais importantes incorporadas ao A25D 4x4 articulado é a inclusão dos sistemas de freio de carga e descarga patenteados pela Volvo. Eles permitem que o operador pressione uma única tecla para aplicar automaticamente os freios na unidade de carga e colocar a transmissão no ponto neutro. Este sistema melhora a segurança, minimiza o desgaste dos freios e do trem de força. Uma vez que a carga ou descarga foi concluída, o operador seleciona uma engrenagem e o freio é desligado. Os tempos de descarga são reduzidos devido à nova hidráulica que otimiza a capacidade do fluxo e da pressão do óleo.

Manobrar o novo caminhão da Volvo é facilitado graças a um sistema de direção hidromecânica, auto- compensada, que o torna fácil de segurar e estável em velocidades elevadas. Uma rodagem suave é possível devido à inclusão de um sistema de suspensão livre de manutenção com três pontos. Dois absorventes de choque também foram acoplados ao eixo dianteiro.
O operador que dirige o A25D 4x4 tem uma excelente visibilidade externa, porque sua cabine tem grandes superfícies de vidro em conjunto com colunas bem colocadas. Uma grande abertura da porta e um interior ergonômico estão associados com benefícios adicionais, incluindo um sistema de comunicação, que permita que o operador monitore funções vitais da máquina. As opções incluem suspensão a ar, assento eletricamente aquecido e ar-condicionado, entre outros pontos. O Volvo A25D 4x4 também não requerer nenhuma lubrificação diária ou semanal.

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