Em cada um dos 27 estados da Federação, as culturas de trabalho são distintas. Além disso, a distância geográfica é um impeditivo para que diversas empresas consigam atuar eficientemente e de forma padronizada do Oiapoque ao Chuí.
Afinal, as chuvas torrenciais no Norte exigem táticas de obras totalmente diferentes das que são praticadas no agreste nordestino. O tratamento de solo aplicado às estradas sulinas, para ficar em outro exemplo, pouco se assemelha às necessidades no serrado goiano. Tais discrepâncias, normais em um país com dimensões continentais como o Brasil, leva a uma necessidade incontornável de atuação local, o que a Sobratema desenvolve por meio de suas diversas “Diretorias Regionais”. Conheça mais sobre este braço da Associação, que vem se desenvolvendo em ritmo mais forte nos últimos anos.
PROXIMIDADE
Um dos primeiros diretores regionais da entidade, José Luiz Vicentini é gerente de suprimentos e equipamentos da Terrabrás e está sediado em Salvador (BA), a partir de onde comanda a divulgação e representação setorial da Sobratema nos
Em cada um dos 27 estados da Federação, as culturas de trabalho são distintas. Além disso, a distância geográfica é um impeditivo para que diversas empresas consigam atuar eficientemente e de forma padronizada do Oiapoque ao Chuí.
Afinal, as chuvas torrenciais no Norte exigem táticas de obras totalmente diferentes das que são praticadas no agreste nordestino. O tratamento de solo aplicado às estradas sulinas, para ficar em outro exemplo, pouco se assemelha às necessidades no serrado goiano. Tais discrepâncias, normais em um país com dimensões continentais como o Brasil, leva a uma necessidade incontornável de atuação local, o que a Sobratema desenvolve por meio de suas diversas “Diretorias Regionais”. Conheça mais sobre este braço da Associação, que vem se desenvolvendo em ritmo mais forte nos últimos anos.
PROXIMIDADE
Um dos primeiros diretores regionais da entidade, José Luiz Vicentini é gerente de suprimentos e equipamentos da Terrabrás e está sediado em Salvador (BA), a partir de onde comanda a divulgação e representação setorial da Sobratema nos estados da Bahia e do Sergipe.
Relembrando a época de consolidação da Sobratema na região, o engenheiro conta que as primeiras reuniões eram feitas nas próprias construtoras associadas. Com o advento da feira M&T Expo e das primeiras missões técnicas e empresariais, a Associação conquistou renome internacional, permitindo que a regional também crescesse e estruturasse uma sede própria. “Naquele momento, o crescimento foi geral entre os programas da entidade”, afirma ele. “Se nas primeiras missões técnicas tínhamos apenas 50 participantes, hoje contamos com mais de 600 em cada ocasião.”
Para Vicentini, o crescimento da Sobratema nos últimos anos surpreendeu positivamente o setor, pois a entidade “deixou de ser apenas um nome ligado à imagem da feira e da revista M&T para ganhar visibilidade por meio de seus demais programas”. Para ele, o aumento contínuo do número de associados, do quadro de funcionários próprios e dos investimentos em eventos para o setor faz com que a Sobratema se equipare a uma verdadeira empresa. “Demos um salto perante a sociedade”, avalia. “Hoje, temos três feiras bem reconhecidas e diversos programas de qualificação para o setor.”
INTERLOCUÇÃO
Com as atividades concentradas em Belo Horizonte, a entidade está presente em Minas Gerais desde a sua fundação, em 1988. Desde então, a diretoria regional divulga as ações da Sobratema junto às empresas locais do setor da construção e mineração, compartilhando informações e opiniões entre os associados para mapear as necessidades inerentes ao mercado de equipamentos pesados.
Atualmente, a diretoria da Sobratema no estado é comandada pelo engenheiro Américo Renê Giannetti Neto, diretor da Construtora Barbosa Mello. Em retrospectiva, o executivo relembra que integrava a Comissão para Equipamentos do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot/MG) quando foi chamado para assumir a função na Sobratema. “Recebi o convite em 2010, na gestão do então presidente Mário Humberto Marques”, diz ele. “Na época, e ainda hoje, trocávamos informações com a Sobratema e ajudávamos a divulgar e a difundir a entidade na região.”
Durante os primeiros anos de presença no estado, o engenheiro encontrou algumas dificuldades, pois nem todas as empresas do setor conheciam a Associação na região. As abordagens eram realizadas na base do corpo-a-corpo ou mesmo por telefone, em uma atividade incessante de divulgação na qual ele e sua equipe estabeleciam interlocução com as companhias a fim de demonstrar as vantagens oferecidas pela Sobratema aos associados.
DIVULGAÇÃO
Diretor regional para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, José Demes Diógenes comanda as ações da representação da Sobratema desde Fortaleza (CE), onde também atua como superintendente de equipamentos na Empresa Industrial Técnica (EIT). O diretor afirma realizar uma atividade incessante de divulgação da entidade nos três estados, o que inclui o estabelecimento de interlocução direta com as companhias do setor a fim de demonstrar as vantagens oferecidas pela Sobratema aos associados.
Segundo ele, o trabalho de regionalização deve continuar a ser um dos focos prioritários, pois atualmente a Associação é muito forte nos grandes centros urbanos, mas ainda há um amplo caminho a percorrer para aumentar sua influência no restante do país. “A Sobratema criou uma dimensão muito grande, mas que ainda está concentrada especialmente nas grandes capitais”, diz Diógenes.
Como plano de ação, o executivo propõe uma intensificação dos trabalhos de comunicação com o mercado. “Acredito que é preciso desenvolver mais o marketing local, com divulgação maciça das atividades e de sua importância para o setor, de modo que a Associação torne-se ainda mais conhecida e obtenha um alcance maior na região”, enfatiza. “E esse é o nosso papel.”
ESTRATÉGIA
Há dois anos liderando a diretoria regional da Sobratema no estado do Paraná, Luiz Carlos de Andrade Furtado aposta na realização de eventos locais – extrapolando os encontros pontuais em torno das grandes feiras como forma de mobilizar o mercado na região. Consultor de engenharia de equipamentos na CR Almeida Engenharia de Obras, Furtado embasa sua estratégia na constatação de que é mais acessível atrair palestrantes de fora do que deslocar grandes grupos de profissionais até o eixo Rio-São Paulo. “Obviamente, é mais fácil trazer um profissional para palestrar aqui no Paraná do que levar um número maior de pessoas até São Paulo”, afirma ele. “E isso já vem sendo debatido, amadurecendo a ideia para a realização de palestras no estado.”
Desde seu ingresso como diretor regional, Furtado já organizou dois encontros com empresários, diretores de empresas e construtores do Paraná, reunindo aproximadamente 150 profissionais. E, segundo ele, a receptividade tem sido excepcional. “O pessoal local fica entusiasmado com estes eventos, por isso acredito ser necessário realizar mais atividades desse tipo em nosso estado, algo mais local mesmo”, relata.
INTERCÂMBIO
Diretor de engenharia da Construtora Odebrecht, José Érico Eloi Dantas comanda as ações da Diretoria Regional para os estados de Pernambuco e Paraíba. Expandindo as representações locais da Sobratema, o engenheiro assumiu o posto há exatamente um ano, quando – segundo ele – houve um forte incremento das atividades do setor da construção e mineração na região. “Nesse período, coincidentemente novos players surgiram no mercado, assim como empresas de locação, o que contribuiu significativamente para a movimentação do mercado”, afirma.
Entre as vantagens oferecidas pelas regionais aos associados, Dantas aponta as pesquisas de mercado, cursos técnicos, workshops, visitas técnicas e, principalmente, o intercâmbio contínuo de informações atualizadas entre os associados. “De fato, a atuação da Sobratema neste cenário é muito interessante, pois agrega qualidade, treinamento e relacionamento com as empresas e profissionais”, avalia o diretor regional.
Em relação ao futuro, o engenheiro acredita que a Sobratema continuará a desenvolver seu papel de fomentadora do setor, disponibilizando recursos de integração e estímulo setorial embasados no que já é realizado atualmente. “Do meu ponto de vista, cada vez mais a Associação buscará criar ferramentas, treinamentos e eventos que incentivem a competitividade do mercado”, sublinha. “Nesse sentido, como diretor regional em Pernambuco e na Paraíba, realizamos localmente a divulgação de todos os eventos da Sobratema, especialmente as grandes feiras trienais”, conclui.
PARCERIAS
Superintendente de equipamentos da construtora Queiroz Galvão, Gervásio Edson Magno é Diretor Regional da Sobratema para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há dois anos no cargo, Magno dirige as atividades desde a capital fluminense, onde tem executado um trabalho de abertura de diálogo e expansão de sua atuação, sempre pautado pelas diretrizes da Sobratema. “Em 2013, a Associação realizou algumas mudanças, incluindo uma busca maior por parcerias com outras entidades”, explica Magno. “Trata-se de um passo importante para a aproximação com diversos setores, fortalecido especialmente pela recente realização da feira Construction Expo.”
Analisando a atuação regional da entidade, o superintendente aponta a tendência por uma maior aproximação nas regiões menos industrializadas do país, de modo a manter contato constante e aumentar o fluxo de informações disponíveis. “Aqui na nossa região não temos tantos fabricantes como ocorre em São Paulo, onde há uma presença maior de dos dealers”, frisa. “Por isso, acredito que a Sobratema se aproximará cada vez mais por meio de encontros anuais, que podem ser realizados localmente pelo menos uma vez por ano.”
Dantas destaca ainda que a Sobratema vem exercendo uma influência crescente junto aos usuários de equipamentos. “Sem dúvida, a atuação da Associação promove um intercâmbio maior de informações, contribuindo para o desenvolvimento do setor.”
COLABORAÇÃO
Há três anos, o engenheiro Rui Toniolo, sócio-diretor da construtora Toniolo, Busnello, assumiu o posto de primeiro diretor regional da Sobratema nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Ingressar com uma presença mais forte no Sul do país já era uma ideia antiga na Sobratema”, recorda, “e isso finalmente foi formalizado com a indicação do atual presidente, Afonso Mamede.”
Desde então, a entidade vem se aproximando cada vez mais das empresas da região, seja promovendo eventos anuais para discutir estatísticas e tendências do mercado de equipamentos pesados como esclarecendo dúvidas sobre a sua história e estrutura. Toniolo relata que, desde o início das operações no Sul, muitas empresas têm procurado espontaneamente a diretoria regional para se associar. Segundo ele, o interesse dessas organizações é ajudar a manter a Sobratema ativa e apta a prosseguir com os resultados positivos obtidos com seus programas, como feiras, publicações e estudos de mercado.
Assim como as demais, a diretoria regional Sul também realiza eventos de divulgação, palestras e workshops, a maior parte na cidade de Porto Alegre (RS). “Por enquanto, estamos focados no Rio Grande do Sul, mas já planejamos uma expansão para Santa Catarina, conforme aumente o número de empresas lá sediadas”, diz o executivo. Na Sobratema, afirma Toniolo, os associados obtêm benefícios como o acesso a informações de mercado qualificadas e atualizadas, tanto por meio de estudos, pesquisas, guias e revistas, como pelas demais ferramentas de divulgação da entidade. “A Sobratema tem um papel de mediador, que a posiciona como uma espécie de reguladora do setor de equipamentos, inclusive no que diz respeito à aproximação de empresas concorrentes para criar um clima de colaboração recíproca em que todos ganham”, finaliza.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade