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Revista M&T - Ed.252 - Abril 2021
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Lançamento

Curva de crescimento

Buscando ganhar espaço no mercado brasileiro, a DAF anuncia novas versões da linha CF, que inclui modelos para aplicações em transporte rodoviário, off-road e agronegócio
Por Melina Fogaça

Aumentando as apostas no mercado nacional, a DAF Caminhões apresentou em março sua repaginada linha CF de veículos, que começa a ser produzida em Ponta Grossa (PR) e traz como destaque um inédito modelo rígido com configuração 8x2 para operações rodoviárias e de distribuição, marcando a entrada da empresa nesse segmento no país.

Segundo a montadora, os novos modelos já estarão disponíveis para demonstração agora em maio, mas só chegam ao mercado a partir do segundo semestre deste ano. O movimento ocorre menos de um ano após o lançamento da linha XF, apresentada em plena pandemia, evidenciando a agressiva estratégia comercial da marca para abocanhar fatias maiores do mercado brasileiro de transporte. “Terminamos o ano passado com recordes de vendas e taxas de montagem”, acentua Lance Walters, presidente DAF Caminhões Brasil. “Apesar da pandemia, também aumentamos nossa participação no mercado, atingindo 8,6% de market share em caminhões acima de 40 t, em um crescimento de 38% nas vendas.”

CONFIGURAÇÕES

Com peso bruto total de 29 t e capacidade técnica de 45 t, o modelo rígido CF traz o novo motor Paccar MX11 (de 10,8 l e seis cilindros, com potência de 410 cv e torque de 2.100 Nm a 900 rpm), transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades, sistema de injeção Common Rail multitorque e turbocompressor VGT de geometria variável, além de segundo eixo direcional, entre eixos maior (6.400 mm) e freio motor de 460 cv. Como opcional, o modelo oferece suspensão pneumática Full Air, com regulagem de altura e sistema de freios a disco.

Junto a esse modelo, as novidades incluem ainda a versão fora de estrada 6x4 (ao centro da imagem acima), equipada com o propulsor MX13, com potência de 480 cv e torque de 2.350 Nm a partir de 900 rpm. Com PBT de 125 t, o modelo é destinado ao agronegócio, motivo pelo qual recebeu novos trem de força e chassi,


Aumentando as apostas no mercado nacional, a DAF Caminhões apresentou em março sua repaginada linha CF de veículos, que começa a ser produzida em Ponta Grossa (PR) e traz como destaque um inédito modelo rígido com configuração 8x2 para operações rodoviárias e de distribuição, marcando a entrada da empresa nesse segmento no país.

Segundo a montadora, os novos modelos já estarão disponíveis para demonstração agora em maio, mas só chegam ao mercado a partir do segundo semestre deste ano. O movimento ocorre menos de um ano após o lançamento da linha XF, apresentada em plena pandemia, evidenciando a agressiva estratégia comercial da marca para abocanhar fatias maiores do mercado brasileiro de transporte. “Terminamos o ano passado com recordes de vendas e taxas de montagem”, acentua Lance Walters, presidente DAF Caminhões Brasil. “Apesar da pandemia, também aumentamos nossa participação no mercado, atingindo 8,6% de market share em caminhões acima de 40 t, em um crescimento de 38% nas vendas.”

CONFIGURAÇÕES

Com peso bruto total de 29 t e capacidade técnica de 45 t, o modelo rígido CF traz o novo motor Paccar MX11 (de 10,8 l e seis cilindros, com potência de 410 cv e torque de 2.100 Nm a 900 rpm), transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades, sistema de injeção Common Rail multitorque e turbocompressor VGT de geometria variável, além de segundo eixo direcional, entre eixos maior (6.400 mm) e freio motor de 460 cv. Como opcional, o modelo oferece suspensão pneumática Full Air, com regulagem de altura e sistema de freios a disco.

Junto a esse modelo, as novidades incluem ainda a versão fora de estrada 6x4 (ao centro da imagem acima), equipada com o propulsor MX13, com potência de 480 cv e torque de 2.350 Nm a partir de 900 rpm. Com PBT de 125 t, o modelo é destinado ao agronegócio, motivo pelo qual recebeu novos trem de força e chassi, que foi reforçado para atender a operações severas de cana e madeira. Pensando em evitar contaminação pelo cano de escape, o escapamento da versão fora de estrada pode ser adquirido na opção vertical. “O novo fora de estrada traz redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), fazendo com que os clientes possam carregar cargas mais pesadas com menos esforço no trem de força”, explica Alan Messias, gerente de projetos da DAF Caminhões Brasil.

Na configuração, o fora de estrada inclui sistema de direção Dual Drive, assistente de partida em rampa, freio motor de 490 cv, módulos e conectores selados e para-choque tripartido em aço galvanizado, trazendo ainda reforço na proteção do cárter e maior ângulo de ataque (de 23 graus). A versão é oferecida com três opções de cabine: Day (sem cama e teto baixo), Sleeper (com cama) e Space (com 2,23 m de altura interna).

Completando o lançamento, o CF rodoviário possui PBTC técnico para até 60 t e apresenta duas versões (4x2 ou 6x2), ambas com motor MX11, mas com potências de 410 cv ou 450 cv e torques de 2.100 Nm e 2.300 Nm a 900 rpm, respectivamente. “O novo motor MX11 está até 15% mais econômico que a versão anterior”, assegura Jarno Broeze, diretor de desenvolvimento de produto da DAF Caminhões Brasil.

Com relações mais rápidas no eixo traseiro (de 2,47 e 2,64), o modelo também traz entre eixos redimensionado, além de tecnologias do recém-lançado XF, como Controle de Cruzeiro Preditivo, que faz uma leitura do relevo até 2 km à frente, e Controle de Cruzeiro Adaptativo, que controla automaticamente a velocidade do veículo, dentre outras.

O modelo CF Rígido 8x2, veículo inédito no mercado brasileiro, tem capacidade técnica de 45 t

O CF rodoviário oferece duas opções de cabine (Sleeper e Space), ambas com cama e sistema de ar-condicionado inteligente. “São modelos indicados para transporte regional, como transporte de tanques e a granel”, explica Broeze.

MERCADO

Desenvolvidos em parceria com as equipes na Holanda, os novos caminhões têm a missão de ganhar mercado no país, onde a montadora começou a atuar há dez anos, passando a produzir localmente a partir de 2013. Segundo o diretor comercial Luis Gambim, a empresa tem expectativa de que o mercado brasileiro cresça 25% neste ano.

Com o novo modelo rígido CF 8x2, a marca espera aumentar sua base de clientes em 30% em relação ao ano passado. “Para 2021, a DAF tem perspectiva de participação de 8% no segmento acima de 16 t, enquanto para o segmento de 40 t estamos trabalhando com uma participação de mercado de 11,5%”, diz ele.

Atualmente, prossegue Gambim, a DAF conta com uma frota de 12.500 caminhões no país, mas tem a meta de fechar o ano com mais de 18 mil caminhões rodando em solo brasileiro. “Inaugurado no ano passado, nosso novo Centro de Distribuição foi um fator-chave para nossa capacidade de atender aos clientes, com crescimento de mais de 75% nos negócios com peças de reposição no ano passado”, finaliza o executivo.

DAF Austral Caminhões anuncia nova concessionária no RS

Segundo Gambim, marca pretende saltar de 44 para 54 pontos de atendimentos no Brasil em 2021

Localizada em Caxias do Sul, a nova loja ocupa terreno de 23.750 m2, sendo 3.161 m2 de área construída. O espaço abriga showroom, infraestrutura para atendimento ao cliente e boxes de serviços para manutenção multimarcas, incluindo peças originais e TRP para o mercado de reposição. “A parceria com a DAF Austral é extremamente estratégica para atender um mercado de grande relevância na região Sul do país”, ressalta Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil, que projeta expansão da rede para 54 unidades neste ano (+23%).

Saiba mais:
DAF Caminhões: www.dafcaminhoes.com.br

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