P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista M&T - Ed.84 - Ago/Set 2004
Voltar
LANÇAMENTO

Chega ao mercado a PC 160 da Komatsu

Atualizada tecnologicamente e fabricada no Brasil, nova escavadeira atende com maior eficiência aos usuários do PC 150, um dos modelos mais bem sucedidos da marca.

Versão atualizada da escavadeira PC 150 DE-5, a PC 160 LC —que a Komatsu acaba de lançar no Brasil — mantém as características básicas que fizeram da antecessora um dos modelos mais bem sucedidos da marca, e traz embarcadas as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Komatsu em nível mundial. Com o mesmo peso operacional (17.000 kg) e praticamente o mesmo raio de giro (ver comparativo abaixo), a PC 160 LC continua a atender às necessidades dos usuários que tinham na PC 150 SE-5 a melhor opção de equipamento de fabricação nacional e de menor porte em relação ao padrão vigente no Brasil (classe de 20 toneladas).

Nesse sentido, a PC 160 LC cobre, com maior eficiência e tecnolog


Atualizada tecnologicamente e fabricada no Brasil, nova escavadeira atende com maior eficiência aos usuários do PC 150, um dos modelos mais bem sucedidos da marca.

Versão atualizada da escavadeira PC 150 DE-5, a PC 160 LC —que a Komatsu acaba de lançar no Brasil — mantém as características básicas que fizeram da antecessora um dos modelos mais bem sucedidos da marca, e traz embarcadas as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Komatsu em nível mundial. Com o mesmo peso operacional (17.000 kg) e praticamente o mesmo raio de giro (ver comparativo abaixo), a PC 160 LC continua a atender às necessidades dos usuários que tinham na PC 150 SE-5 a melhor opção de equipamento de fabricação nacional e de menor porte em relação ao padrão vigente no Brasil (classe de 20 toneladas).

Nesse sentido, a PC 160 LC cobre, com maior eficiência e tecnologia embarcada, a mesma faixa de aplicações da PC 150SE-5, inclusive algumas, a princípio, restritas a escavadeiras de 20 toneladas. Na PC 160 LC, a força máxima na barra de tração foi elevada em 5%, resultando em ganhos de performance no sistema de direção e na capacidade de vencer rampas. A potência de escavação também é superior, graças a um aumento na velocidade de escavação da ordem de 29%. A PC 160 LC, do mesmo modo, tem maior estabilidade lateral, resultando em maior capacidade de elevação da lança. No limite, a nova escavadeira consegue elevar a 4,5 metros de altura e com alcance de 6 metros uma carga de 2,85 toneladas.

o sistema de combustível da PC160 LC também ganhou maior eficiência, para garantir a um só tempo alta produção e redução no consumo de até 25% em relação a PC 150. Outro ganho são as opções de caçambas de 0,6 a 1,2 m3 —enquanto que a PC 150 esteve restrita durante muito tempo somente à utilização de caçambas entre 0,55 e 0.9 m3. O motor da PC 160 LC evidentemente também é outro. Ao invés do motor Cummins 6BT5.9, original da PC 150, a nova escavadeira tem a opção do motor Komatsu SAA4D102E-2, turboalimentado, com pós-arrefecedor resfriado a ar, com potência de saída de 110 HP / 82.4 kW a 2200 rpm. Com baixo nível de emissões, o motor Komatsu atende as especificações classe Tier 2, na Europa, Estados Unidos e Japão.

Em termos de controles, a PC 160 LC conta, em sua nova cabine (14% maior do que a da PC 150, com ar condicionado de fábrica) com monitor colorido com múltiplas funções. Entre as quais, a seleção dos modos de trabalho, o sistema de ajuste do fluxo da bomba hidráulica (que permite otimizar o fluxo de óleo para os acessórios) e o EMMS (Equipment Management Monitoring System), sistema de gerenciamento e manutenção.

São quatro os modos de trabalho da PC 160 LC. O "Active Mode", para máxima produção e potência, e ciclos rápidos. O "Economy Mode , onde o consumo de combustível é reduzido em 9%. O "Lifting Mode", que eleva a pressão hidráulica em 7% e o "Breaker Operation", otimizando a rotação do motor nessas condições. Em relação ao EMMS, o controle do equipamento se dá em três níveis: monitoramento (nível de óleo, temperatura do líquido arrefecedor, carga da bateria, etc); manutenção (necessidade de troca de óleo e filtros); e registro (armazenamento de anormalidades). A manutenção da PC 160 LC também é facilitada pela montagem lado a lado do radiador, pós-arrefecedor e arrefecedor de óleo, agilizando procedimentos de limpeza, remoção e instalação. O filtro de óleo do motor e a válvula de drenagem de combustível são montados externamente para facilitar o acesso. Outra novidade é a utilização de buchas tipo SCSH (SteelCopper SinterHardMateria]), com lubrificação própria, que permitem es tender os intervalos de lubrificação em várias partes da máquina, de 100 para 500 horas. Outra facilidade é que a PC 160 LC utiliza os mesmos componentes do material rodante da PC220.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E