330 C supera em performance a sua versão anterior (a 330 B importada) e pode ser aplicada em condições muito mais severas do que a 320 C
Maior e mais potente que a 320C, líder de mercado na faixa de 201, a nova escavadeira Caterpiliar 330 C, de 35 t, desde abril também já está sendo fabricada em Piracicaba (SP), em lançamento praticamente simultâneo ao de Akashi, no Japão (onde a Caterpiliar concentra o seu centro de excelência da linha de escavadeiras), Aurora (EUA) e Gosselies, na Europa. A 330 C supera em performance a sua versão anterior (a 330 B importada) e pode ser aplicada em condições muito mais severas do que a 320 C na construção pesada, em pedreiras, na mineração e na área florestal. "Estamos oferecendo aos usuários uma máquina de maior produtividade, com projeto atualizado em nível mundial e fabricação local, com suporte integral da fábrica e acesso à linha Finame", explica João Carlos Maranha
330 C supera em performance a sua versão anterior (a 330 B importada) e pode ser aplicada em condições muito mais severas do que a 320 C
Maior e mais potente que a 320C, líder de mercado na faixa de 201, a nova escavadeira Caterpiliar 330 C, de 35 t, desde abril também já está sendo fabricada em Piracicaba (SP), em lançamento praticamente simultâneo ao de Akashi, no Japão (onde a Caterpiliar concentra o seu centro de excelência da linha de escavadeiras), Aurora (EUA) e Gosselies, na Europa. A 330 C supera em performance a sua versão anterior (a 330 B importada) e pode ser aplicada em condições muito mais severas do que a 320 C na construção pesada, em pedreiras, na mineração e na área florestal. "Estamos oferecendo aos usuários uma máquina de maior produtividade, com projeto atualizado em nível mundial e fabricação local, com suporte integral da fábrica e acesso à linha Finame", explica João Carlos Maranha, diretor de Operações e Desenvolvimento de Produtos da Caterpiliar Brasil.
Trata-se realmente de um equipamento de nova geração, com significativos "up grades" em relação à série anterior(B), que garantem aumento de 11% na potência do motor, 6% na força de tração, 7% na força do braço, 2% no forque de giro, além de ganho em versatilidade e rapidez, pelo aumento de 5% da vazão da bomba hidráulica. A 330C é equipada com motor emissionado C9 Caterpiliar – o de mais baixo índice de emissão de poluentes hoje produzido no mundo -, com 247 HP (184l<w) de potência e equipado com módulo de controle eletrônico: que, a partir dos dados recebidos de sensores instalados nos sistemas de combustível, ar, arrefecedor e exaustão do motor, armazena e transmite informações sobre sua rotação, consumo e desempenho. As lanças e braços têm grandes estruturas soldadas de seção em caixa, com reforços resistentes e placas reforçadas nas áreas submetidas a altas tensões.
No caso da lança de escavação de massa, a força de escavação foi aumentada para o uso de caçambas maiores e há a opção pelo braço l\/12.6 metros, para o carregamento de caminhões em grandes aplicações de movimentação de terra. Para envelopes de escavação, é indicada a lança de escavação de alcance que, com o braço R3.2 metros, realiza operações de abertura de valetas e outras de construção geral. Como acessórios estão disponíveis engates rápidos hidráulico e manual e três sistemas hidráulicos auxiliares para aplicações variadas.
As caçambas variam entre 1,4 m3 e 2,7 m3 e, como opcionais, podem ser usados martelos hidráulicos, mandíbulas, pulverizador de concreto e garras, além de um novo sistema de controle para programação e seleção de diversas ferrramentas a partir do monitor instalado na cabina de operação. A troca é feita por engate rápido, com o sistema de retenção da ferramenta, também acionado da cabina, que trava automaticamente o implemento, dispensando o ajuste manual. Além do monitor, onde os sinais de alerta são visualizados em textos e ícones, a cabina conta com uma clarabóia com pára-sol, pára-brisa superior dianteiro, janela na porta, assento com ajuste lombar e descanso de braços, ar condicionado climatizado e isolamento acústico.
Toda a manutenção do equipamento foi projetada para ser feita ao nível do solo e com rápido acesso. Exemplos são as aberturas para amostragem de óleo e para testes do sistema hidráulico, do óleo do motor e do líquido arrefecedor. Também o filtro de retorno hidráulico está instalado fora do tanque hidráulico para impedir a contaminação do sistema durante a troca de óleo. O emprego de buchas de metal sinterizado (mesh) dilatou o intervalo para engraxamento dos engates das articulações frontais para 1000 h e o dos pinos de caçamba para 50 horas. O motor tem troca de óleo a cada 500 horas.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade