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Revista M&T - Ed.83 - Jun/Jul 2004
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LANÇAMENTO

Caterpillar Brasil amplia oferta de baterias

A principal novidade é que os modelos homologados pela marca passam a atender também a área veicular, incluindo automóveis, pickups e van.

Caterpillar acaba de lançar sete novos modelos de baterias. Cinco modelos foram especialmente desenvolvidos para o mercado automotivo incluindo carros, ônibus e caminhões - e dois para aplicações estacionárias, como nobreaks e instalações UPS (Suprimento Ininterrupto de Energia) de um modo geral. Todos são livres de manutenção. O objetivo principal da Caterpillar, diz Eduardo Freitas, gerente de marketing de peças, é o de se tornar uma fonte única de fornecimento de baterias para seus clientes, expandindo sua atuação no segmento veicular e de fornecimento ininterrupto de energia.

Para o mercado automotivo, são dois modelos (4D) para ônibus e caminhões, com capacidades de 135 e 170 ampères/hora. Reforçadas, com excelente resistência à vibração, contam com placas mecanicamente soldadas e conectadas por acopladores centrais (entre as células). Para automóveis, há duas opções de 55 ampères/hora - para instalação no lado esquerdo ou direito, que podem ser instaladas em praticamente todos os modelos de automóveis, inclusive aqueles com ar condicionado.

As pickups e vans têm um modelo exclusivo, dimensionado para 90 ampères/hora. Os modelos dessa série contam com grades de chumbo- cálcio laminadas a frio, que oferecem uma vida prolongada, têm menos corrosão na grade e são resistentes a sobrecarga e falhas térmicas.

No caso das aplicações estacionárias estão disponíveis dois modelos - o 31, para no-breaks, com solicitação de corrente de até 100 ampères/hora, e o 4D, de maior capacidade (170 ampères/hora), que também pode ser utilizado, por exemplo, em motores e


A principal novidade é que os modelos homologados pela marca passam a atender também a área veicular, incluindo automóveis, pickups e van.

Caterpillar acaba de lançar sete novos modelos de baterias. Cinco modelos foram especialmente desenvolvidos para o mercado automotivo incluindo carros, ônibus e caminhões - e dois para aplicações estacionárias, como nobreaks e instalações UPS (Suprimento Ininterrupto de Energia) de um modo geral. Todos são livres de manutenção. O objetivo principal da Caterpillar, diz Eduardo Freitas, gerente de marketing de peças, é o de se tornar uma fonte única de fornecimento de baterias para seus clientes, expandindo sua atuação no segmento veicular e de fornecimento ininterrupto de energia.

Para o mercado automotivo, são dois modelos (4D) para ônibus e caminhões, com capacidades de 135 e 170 ampères/hora. Reforçadas, com excelente resistência à vibração, contam com placas mecanicamente soldadas e conectadas por acopladores centrais (entre as células). Para automóveis, há duas opções de 55 ampères/hora - para instalação no lado esquerdo ou direito, que podem ser instaladas em praticamente todos os modelos de automóveis, inclusive aqueles com ar condicionado.

As pickups e vans têm um modelo exclusivo, dimensionado para 90 ampères/hora. Os modelos dessa série contam com grades de chumbo- cálcio laminadas a frio, que oferecem uma vida prolongada, têm menos corrosão na grade e são resistentes a sobrecarga e falhas térmicas.

No caso das aplicações estacionárias estão disponíveis dois modelos - o 31, para no-breaks, com solicitação de corrente de até 100 ampères/hora, e o 4D, de maior capacidade (170 ampères/hora), que também pode ser utilizado, por exemplo, em motores estacionários. Especificamente projetadas para aplicações de energia de reserva de ciclo profundo, são mais resistentes para suportar repetidas descargas acima de 20% de profundidade de descarga. Essas baterias são mais adequadas para 50% de profundidade de descarga, ou menos, com excursões ocasionais a 80% de descarga.

Todas baterias Caterpillar possuem resistência à vibração cinco vezes superior à do teste de resistência requerido pelo Conselho Internacional de Baterias (BCI). No teste padrão, a bateria é colocada em um regime de descarga lenta. Uma vez iniciada a vibração, a bateria deve demandar um mesmo ciclo de energia ou voltagem durante 20 horas. Se houver queda do ciclo é porque a bateria sofreu algum dano interno. No caso da Caterpillar, as baterias são periodicamente testadas em uma área específica para o produto, no centro de tecnologia da fabricante nos Estados Unidos (EUA). A aprovação somente é dada se a bateria suportar uma vibração contínua por 100 horas.

Outro diferencial é o emprego de chumbo virgem na fabricação das baterias CAT - ao contrário do usual no mercado que é utilizar 50% de chumbo virgem e 50% de chumbo reciclado. Esse fator, associado ao processo de fabricação das placas e grades, que são laminadas e não fundidas, respondem por um aumento de 40% da vida útil do produto, situando-a entre 4 e 5 anos, em média, desde que o sistema elétrico da máquina ou veículo tenha manutenção adequada.

As baterias CAT também possuem maior capacidade de carga, capaz de suportar repetidas descargas acima de 20% de profundidade. Uma situação comum no caso de ônibus que, mesmo parados, podem estar com todas as luzes acesas, demandando energia sem recarga da bateria pelo alternador, já que o motor está desligado. Segundo a Caterpillar, as baterias da marca suportam 20% a mais que qualquer outra nessa condição.

O exemplo também serve para bancos de baterias, ligadas em paralelo ou em série. A autonomia da capacidade de carga, nesse caso, vai depender do dimensionamento do circuito elétrico existente. Outra característica dos modelos é que, armazenados em condições adequadas, mantêm a carga plena por até 12 meses.

A garantia das baterias CAT também é superior à da média de mercado. Para veículos de passageiros e equipamentos, o prazo é de 18 meses, seis a mais que a usual. Para táxis, ônibus e veículos de estrada, com aplicação comercial, é de 12 meses e para aplicações sem carga constante ou como força motriz, de 3 meses. A extensão dos prazos se explica: nos últimos dez anos, histórico de falhas em baterias Caterpillar no Brasil.”

Todas também contam com dispositivo anti-incêndio e são totalmente recicláveis - desde a própria caixa de propileno até a água que compõe o eletrólito. A devolução do produto deve ser feita à revenda, que o repassa a Caterpillar. Empresas credenciadas pelo governo e auditadas pela própria fabricante realizam a reciclagem dos componentes. O chumbo reciclado é vendido no mercado e acaba servindo às chamadas baterias de segunda linha, já que as Caterpillar utilizam apenas chumbo virgem.

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