Revista M&T - Ed.62 - Dez/Jan 2001
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Pneus

Atualização dos softwares de gerenciamento

Evolução aponta monitoramento em tempo real e controle mais preciso da pressão e temperatura de trabalho

Três dos principais fabricantes mundiais de pneus - Goodyear, Michelin e Bridgestone / Firestone — anunciaram durante a última Minexpo - feira internacional de mineração realizada em Las Vegas (EUA), de 8 a 12 de outubro - novos “upgrades” nos seus sistemas de controle de pneus de equipamentos fora- de-estrada.

Em linhas gerais, a evolução dos softwares aponta para um monitoramento em tempo real das condições operacionais dos pneus e para um controle mais preciso da pressão e temperatura de trabalho - de modo a prolongar a vida útil dos pneus e aumentar a produtividade e segurança dos equipamentos.

A Goodyear apresentou o EM Track II, a versão mais recente do EM Track Tire Management System. Por um tempo limitado, a Goodyear está oferecendo uma versão gratuita do software (válida por 30 dias), para que o usuário possa comprovar a simplicidade de uso do sistema para escolha do pneu ide


Três dos principais fabricantes mundiais de pneus - Goodyear, Michelin e Bridgestone / Firestone — anunciaram durante a última Minexpo - feira internacional de mineração realizada em Las Vegas (EUA), de 8 a 12 de outubro - novos “upgrades” nos seus sistemas de controle de pneus de equipamentos fora- de-estrada.

Em linhas gerais, a evolução dos softwares aponta para um monitoramento em tempo real das condições operacionais dos pneus e para um controle mais preciso da pressão e temperatura de trabalho - de modo a prolongar a vida útil dos pneus e aumentar a produtividade e segurança dos equipamentos.

A Goodyear apresentou o EM Track II, a versão mais recente do EM Track Tire Management System. Por um tempo limitado, a Goodyear está oferecendo uma versão gratuita do software (válida por 30 dias), para que o usuário possa comprovar a simplicidade de uso do sistema para escolha do pneu ideal, gerenciamento do estoque, planejamento de trocas, definição do menor custo por tonelada e atualização dos seus bancos de dados de pneus e veículos. Suporte e ajuda on line também estão disponíveis por um ano a partir do momento em que o EM Track II for instalado, no website www.emtrack.goodyearotr.com (onde também pode ser feito download da versão free).

O software é compatível com os principais bancos de dados disponíveis no mercado. Com ele é possível determinar todo o trabalho de manutenção de pneus, incluindo inflação, rodízio, reparos e recauchutagem, análises de performance dos pneus removidos, cálculo de custo por tonelada e previsão das necessidades dos pneus.

Configuração do Goodyear Intelligent Tire System

A Goodyear garante que o EM Track II é mais fácil de usar que o EM Track original usa o mesmo sistema de navegação windows dos computadores pessoais. Gráficos tipo pizza, gráficos de barras e planilhas eletrônicas ajudam a rapidamente retomar a informação necessária e monitorara a performance de pneus específicos. Além disso, pode-se incluir novos equipamentos e configurações e examinar a performance da frota de pneus em tempo real. Há 33 gráficos e 19 relatórios disponíveis. Os pneus podem ser listados por tamanho, marca, construção e fabricante — dentre outras opções.

Um aparelho tipo palm top especial robusto pode ser utilizado para colher dados no campo. Ele pode ser utilizado em temperaturas que variam de — 20°C a 40°C — resistindo a chuva, neve e sujeira além de poder cair de uma altura de até 1,2 m sem qualquer dano.

Tempo real

O MEMS (Michelin Earthmover System) e uma nova ferramenta de serviço de informação em tempo real da pressão de ar e da temperatura operacional desenvolvido pela Michelin. Compatível com pneus utilizados em equipamentos de grande porte, o sistema foi desenvolvido para reduzir custos operacionais, prolongar a vida útil dos pneus e aumentar a produtividade e segurança dos equipamentos. O MKMS vem sendo testado em nove diferentes minas em quatro modelos mais usuais de caminhões fora-de-estrada.

O sistema consiste basicamente de quatro elementos: dois sensores no interior dos pneus, um receptor, uma interface com o sistema de gerenciamento na mina e uma unidade portátil. O sensor, montado no interior do pneu, contém um captor e componentes eletrônicos que permitem controlar a pressão do pneus e a temperatura interna. Os sensores transmitem as informações, em tempo real, ao receptor, que as envia continuamente ao centro de controle das operações. A unidade portátil é utilizada para controlar os pneus em serviço, verificar e armazenar os dados antes da transferência dos mesmos para um PC (para análise e gestão administrativa).

TM2000 em espanhol

A Bridgestone/Firestone anunciou o “upgrade” de seu mais recente software para controle de pneus, o TM2000 - que ganhará uma versão em espanhol no decorrer deste ano. O TM2000 é uma ferramenta desenvolvida tanto para dealers quanto para usuários finais para monitoramento de pneus em estoque, taxas de desgaste e custos operacionais. O sistema foi desenvolvido exclusivamente para pneus off road e substitui o antigo sistema, que já vem sendo utilizado no mercado há mais de cinco anos. O sistema também foi ampliado para acomodar nomenclatura métrica, e comunicação direta por e-mail.

Uma das principais vantagens do novo software, segundo a empresa, é a facilidade de uso. O Tire Management 2.000 permitirá aos usuários examinar de perto o índice de utilização dos diversos pneus da frota e entender os custos de desgaste através de relatórios e/ou gráficos personalizados. Ele se utiliza de recursos do tipo drag-in-click, minimizando o tempo de entrada dos dados, e reúne a maior parte dos dados das funções de gerenciamento e controle em uma única página. O sistema de busca do sistema localiza pneus por número de série ou marca, utiliza código de cores para determinação do status de desgaste e compila relatórios a um simples clicar de botão.

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