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Revista M&T - Ed.228 - Outubro 2018
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Lançamento

Ampliando a frota

Desenvolvido de acordo com as necessidades dos clientes, o novo caminhão Ford Cargo 3031 promete entregar maior produtividade, segurança, capacidade e potência

Dando sequência aos lançamentos programados para este ano, a Ford Caminhões apresentou ao mercado seu novo modelo Cargo Power 3031 8x2. Dentre os principais atributos do novo modelo – que já é produzido na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP) –, a empresa destaca a motorização Cummins ISB 6.7 L, de 306 cv e que permite obter torque de 1.100 Nm, apresentado como o mais potente da categoria até 7 litros, com a opção de transmissão manual de nove marchas ou automatizada Torqshift de 10 marchas. Esse motor traz um ganho de 16% no torque final em comparação ao modelo de 290 cv. “Esse torque alto caracteriza-se também pela ampla faixa de rotação em que está disponível, de 1.100 a 1.900 rpm, o que se traduz em respostas prontas nas retomadas e ultrapassagens”, assegura Luís Fernando Caldo, gerente de engenharia de chassis da Ford Caminhões.


Dando sequência aos lançamentos programados para este ano, a Ford Caminhões apresentou ao mercado seu novo modelo Cargo Power 3031 8x2. Dentre os principais atributos do novo modelo – que já é produzido na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP) –, a empresa destaca a motorização Cummins ISB 6.7 L, de 306 cv e que permite obter torque de 1.100 Nm, apresentado como o mais potente da categoria até 7 litros, com a opção de transmissão manual de nove marchas ou automatizada Torqshift de 10 marchas. Esse motor traz um ganho de 16% no torque final em comparação ao modelo de 290 cv. “Esse torque alto caracteriza-se também pela ampla faixa de rotação em que está disponível, de 1.100 a 1.900 rpm, o que se traduz em respostas prontas nas retomadas e ultrapassagens”, assegura Luís Fernando Caldo, gerente de engenharia de chassis da Ford Caminhões.

Motorização Cummins ISB 6.7 L de 306 cv entrega 1.100 Nm de torque

De acordo com o especialista, o novo motor turbo traz carcaça e rotor projetados para trabalhar com maior pressão, incluindo válvula de alívio (“wastegate”), que proporciona uma combustão mais homogênea e, reforçando a rotação do propulsor, uma melhor resposta nas retomadas.

TEST-DRIVE

Com peso bruto total de 29.000 kg e capacidade técnica de 30.150 kg de carga útil, o novo caminhão foi testado pela imprensa especializada em um evento realizado pela fabricante em Caxias do Sul (RS), no campo de provas da Randon Implementos.

Na ocasião, foi possível constatar a propalada eficiência e estabilidade do novo modelo, especialmente em condições adversas da estrada e, ainda, em subidas com significativo grau de declividade. O que permite esse desempenho, como garante Caldo, é a presença de um assistente de partida em rampas, que integra a transmissão Torqshift e “segura” o caminhão por até 3 segundos em inclinações acima de 3%. “O caminhão também conta com a função Low para descidas, indicador de marcha no painel e dois modos de condução – Performance e Economia –, com um escalonamento que garante alto torque em subidas e inclinações”, diz o gerente.

Outra característica que facilita a transposição de obstáculos – e que pôde ser aferida durante o teste – é a altura do eixo dianteiro em relação ao solo, no caso, de 300 mm. Além disso, mesmo em seu ponto mais baixo (medido no grampo suspensor), também é bastante elevado, com 176 mm.

O executivo também destaca a presença de um segundo eixo direcional instalado de fábrica, que tem como objetivo melhorar a dirigibilidade, além de aumentar a capacidade de carga e a vida útil dos pneus. “Assim como o quarto eixo, ele pode ser suspenso quando o caminhão está vazio, reduzindo o desgaste e o custo de pedágio”, destaca Caldo.

Caminhões 8x2 têm participação de 18% do total comercializado no país

Com um segundo eixo esterçante, o sistema de direção foi objeto de um desenvolvimento especial da montadora, assim como a suspensão, desenhada para – segundo Caldo – oferecer o máximo desempenho, segurança e conforto. O veículo conta com diâmetros de giro de 22,5 m (na versão com entre-eixos de 5.300 mm) e de 26,3 m (com entre-eixos de 6.300 mm).

Os freios ABS, por sua vez, proporcionam distribuição eletrônica de frenagem (EBD), garantindo assim maior estabilidade e segurança ao caminhão. “A câmara de freios de 16 polegadas também possibilita um melhor desempenho nas frenagens”, diz o executivo.

Já em relação às tecnologias de monitoramento, o Cargo Power 3031 8x2 sai de fábrica equipado com o sistema de telemetria Fordtrac, que registra o comportamento do motorista em relação a frenagens, consumo de combustível e velocidade, dentre outros pontos. “A leitura de códigos de falhas pelo Fordtrac possibilita uma maior conectividade com o distribuidor”, comenta Guilherme Teles, gerente de marketing da Ford Caminhões.

Segundo o executivo, o novo Cargo Power 3031 também pode ser equipado com diversos tipos de implementos, desde baú de carga geral, carga seca, graneleiro, tanque aço carbono, sider e guindaste, dentre outros. “Durante a criação desse novo modelo 8x2, a Ford ouviu os clientes para conhecer as suas principais necessidades”, diz Telles. “Descobriu-se que isso inclui maior capacidade de carga, mais viagens em menos tempo, maior agilidade na retomada, mais segurança nas ultrapassagens e maior eficiência, tudo com menor consumo de combustível.”

MERCADO

Em termos comerciais, a aposta da Ford com este lançamento tem um foco bem-definido. Popularmente conhecidos como “Bi-Truck”, os caminhões 8x2 têm uma participação de 18% no total de veículos movimentados pelo segmento médio (que também inclui modelos 6x2). E essa representatividade deve aumentar ainda mais. “O segmento de caminhões com chassi rígido, em que a Ford concentra a sua oferta, deve avançar 20% em 2018”, afirma Teles.

O momento também é bem mais oportuno, após um período de fortes oscilações na demanda. Neste ano, projeta-se uma retomada mais forte para o setor de caminhões, com um avanço – segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) – de 40% e a produção de cerca de 72 mil unidades, em um aumento de mais de 20 mil unidades em relação a 2017 (51.561 unidades).

Essa retomada iminente tem estimulado a efetivação do plano de crescimento da Ford, que recentemente já havia ampliado sua linha de modelos automatizados no país. “A principal vantagem da transmissão Torqshift está diretamente relacionada à economia”, diz Caldo. “Ao se fazer as trocas de marcha no momento indicado, torna-se possível economizar combustível e poupar o equipamento.”

Hoje, a linha Cargo Torqshift é formada por sete opções, incluindo – além do novo Cargo 3031 Torqshift 8x2 – os modelos 1723 Torqshift, 1723 Kolector Torqshift, 1731R Torqshift (4x2), 2431 Torqshift 6x2, 1731 Tractor Torqshift e 1933 Tractor Torqshift.

Com a aceitação positiva do mercado, a montadora já pensa em ampliar ainda mais a linha. Desse modo, os próximos passos da marca incluem a duplicação da linha Torqshift, com o lançamento de quatro versões do Cargo Power 4x2 (1419 Torqshift, 1519 Torqshift, 1719 Torqshift e 1933R Torqshift), além de três versões 6x4 (Cargo 2631 Torqshift, Cargo 3131 Torqshift e Cargo 3133 Torqshift). “O câmbio automatizado foi muito bem-aceito e vem crescendo dentro do nosso mix de vendas”, avalia Oswaldo Ramos, diretor de vendas, marketing e serviços da Ford Caminhões. “Em 2017, a produção de caminhões Torqshift representava 37% do total, saltando para 56% no início de 2018. Hoje, a maioria dos modelos 8x2 já é Torqshift, totalizando 80% da produção.”

Saiba mais:

Ford Caminhões: www.fordcaminhoes.com.br

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