Revista M&T - Ed.169 - Junho 2013
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Sobratema 25 anos

Além das fronteiras da tecnologia e da manutenção

Atual vice-presidente da Sobratema, Mário Humberto Marques já foi presidente (2010) e vice-presidente no biênio 2002/2003. Mineiro de Uberlândia, o diretor de equipamentos e suprimentos da construtora Andrade Gutierrez acredita que o sucesso do projeto está intimamente ligado ao comprometimento dos profissionais com os propósitos da Associação, o que inclui uma atuação assídua para levar conhecimento técnico aos profissionais que atuam no mercado da construção e mineração.

M&T – Como começou sua história na Sobratema?

Mário Humberto Marques – A partir de 1996, a minha participação nas atividades da Sobratema iniciou-se de uma forma discreta. Naquela época, eu ainda residia em Belo Horizonte e, por isso, eram mais contribuições eventuais e algumas participações em eventos, sem uma atuação efetiva na gestão. Com a minha mudança para São Paulo em 1998, comecei a atuar de forma mais próxima, pois a distância já não era um limitador.

M&T – Como chegou à direção da entidade?


Atual vice-presidente da Sobratema, Mário Humberto Marques já foi presidente (2010) e vice-presidente no biênio 2002/2003. Mineiro de Uberlândia, o diretor de equipamentos e suprimentos da construtora Andrade Gutierrez acredita que o sucesso do projeto está intimamente ligado ao comprometimento dos profissionais com os propósitos da Associação, o que inclui uma atuação assídua para levar conhecimento técnico aos profissionais que atuam no mercado da construção e mineração.

M&T – Como começou sua história na Sobratema?

Mário Humberto Marques – A partir de 1996, a minha participação nas atividades da Sobratema iniciou-se de uma forma discreta. Naquela época, eu ainda residia em Belo Horizonte e, por isso, eram mais contribuições eventuais e algumas participações em eventos, sem uma atuação efetiva na gestão. Com a minha mudança para São Paulo em 1998, comecei a atuar de forma mais próxima, pois a distância já não era um limitador.

M&T – Como chegou à direção da entidade?

Mário Humberto Marques – Em 2002, tive a honra de ser convidado por Jader Fraga dos Santos para compor a sua equipe como vice-presidente, quando passei a vivenciar ainda mais o dia a dia da Associação. No final de 2010, fui convidado pelo atual presidente da Sobratema, Afonso Mamede, para compor a chapa para o período que teve início em 2010, quando assumi a presidência da Associação.

M&T – O que pode destacar de mais relevante em sua gestão?

Mário Humberto Marques – Como presidente, posso destacar ações de consolidação institucional em âmbito interno e externo, o que somente foi possível realizar pela contribuição efetiva de um grupo de pessoas muito competentes e comprometidas com a Associação. Além da valiosa contribuição do Paulo Lancerotti, diretor da entidade na época.

M&T – Pode citar algumas dessas ações?

Mário Humberto Marques – Internamente, destaco a realização da M&T Peças e Serviços em conjunto com a Construction Expo, que posteriormente se tornaram duas feiras separadas. Também repensamos nossos programas, estabelecendo que passassem a ser autossuficientes, reorganizamos o Conselho e as Diretorias, lançamos os manuais de normalização de equipamentos e criamos o Sobratema Fórum.

M&T – E as externas?

Mário Humberto Marques – As principais ações externas realizadas incluíram a divulgação da Associação de forma mais abrangente, tornando-a conhecida além das fronteiras da tecnologia e manutenção. Além disso, procuramos nos posicionar de uma maneira mais política em questões abrangentes que envolvem a construção e mineração do Brasil, iniciando uma estratégia de aproximação com outras associações setoriais.

VOCÊ SABIA?

A Sobratema já promoveu concursos de monografias sobre manutenção de equipamentos. A primeira edição aconteceu em 1993 e premiou o trabalho O Lado Humano da Gerência de Manutenção, do engenheiro Antônio Lenda.

Em 1995, a Sobratema criou o programa Missões Técnicas (atual Missões Empresariais), para levar profissionais a feiras internacionais e aumentar a bagagem técnico-cultural dos participantes.

Em 2005, a Sobratema iniciou o programa Custo Horário de Equipamentos, seguido dois anos depois pelo Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção.

O programa Missões Empresariais já realizou 33 missões, mobilizando 3.254 profissionais em eventos internacionais como Bauma, Bices, Conexpo, Intermat, Samoter, Smopyc e WOC. Confira no gráfico a participação ano a ano.

 

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