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Revista M&T - Ed.69 - Fev/Mar 2002
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Lançamento

A retro que faltava

Chega ao mercado a retroescavadeira Volvo, fruto de um desenvolvimento de quatro anos, com a participação de especialistas e usuários de várias partes do mundo.

Ao contrário dos mais recentes equipamentos incorporados pela Volvo Construction Equipment em sua linha de produtos as motoniveladoras Champion e as escavadeiras Samsung - a retroescavadeira lançada mundialmente na ConExpo, em Ias Vegas (EUA), foi concebida, projetada e desenvolvida pela própria Volvo, com base em consultas permanentes aos clientes da marca durante todas as fases de desenvolvimento desse novo produto.

Consequência natural de um tradicional fabricante de pás carregadeiras e escavadeiras - e há muito tempo aguardado - o desenvolvimento da retroescavadeira Volvo teve início aproximadamente há quatro anos atrás como parte da estratégia do Grupo em fortalecer sua presença no segmento de equ


Chega ao mercado a retroescavadeira Volvo, fruto de um desenvolvimento de quatro anos, com a participação de especialistas e usuários de várias partes do mundo.

Ao contrário dos mais recentes equipamentos incorporados pela Volvo Construction Equipment em sua linha de produtos as motoniveladoras Champion e as escavadeiras Samsung - a retroescavadeira lançada mundialmente na ConExpo, em Ias Vegas (EUA), foi concebida, projetada e desenvolvida pela própria Volvo, com base em consultas permanentes aos clientes da marca durante todas as fases de desenvolvimento desse novo produto.

Consequência natural de um tradicional fabricante de pás carregadeiras e escavadeiras - e há muito tempo aguardado - o desenvolvimento da retroescavadeira Volvo teve início aproximadamente há quatro anos atrás como parte da estratégia do Grupo em fortalecer sua presença no segmento de equipamento compactos.

O desenvolvimento teve lugar nas instalações da Volvo em Haute-Savoie, na região dos alpes franceses, em Annecy-leVieux. Para essa tarefa, a Volvo reuniu uma equipe de especialistas do produto vindos dos principais mercados em todo o mundo. O produto é resultado de uma estreita cooperação entre engenheiros, especialistas de marketing e diversos clientes, com diferentes experiências, de vários países.

Estes clientes desempenharam um papel muito importante no sentido de ajudar a Volvo a definir as especificações da máquina. Denominados "customer clinics", esses clientes foram decisivos no que deveria ou não ser incluído entre os recursos da retroescavadeira. Tanto que, no decorrer do projeto, diversas alterações foram feitas no sentido de garantir maior visibilidade, conforto, potência, acessos para manutenção e até mesmo no design da máquina. Ao final do projeto, em dezembro do ano passado, esses mesmos clientes tiveram a oportunidade de testar a retroescavadeira em condições reais de operação. A retroescavadeira Volvo, que estará disponível em versão cabinada ou sem cabine, será produzida na Volvo Poland Industries, em Wroclaw-Polônia, uma fábrica de tecnologia de ponta da Volvo, onde vem produzindo parte da sua linha de ônibus desde 1996.

CarI Lockwood, vice-presidente de desenvolvimento de negócios do Grupo, garante que o novo equipamento não somente supre uma lacuna na linha de equipamentos Volvo, como aponta uma tendência em desenvolvimento para a indústria mundial de retroescavadeiras. O mercado médio mundial de retroescavadeiras é da ordem de 50.000 a 70.000 unidades.

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