Em julho, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) lançou oficialmente o modelo e-Delivery, o primeiro caminhão para transporte urbano totalmente elétrico da marca. Desenvolvido no Brasil em parceria com o Grupo Traton, o veículo chega para, segundo a montadora, viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana e criar uma referência em sustentabilidade para o mercado logístico global.
“O e-Delivery é resultado de uma curva de aprendizado à qual nos dedicamos desde a criação da empresa, ajudando a desenvolver no Brasil a matriz do etanol, do biometano, do biogás e do biodiesel”, diz Antonio Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO. “Agora, com as prioridades ambientais e de recuperação econômica, o uso de energias renováveis tornou-se prioritário para renovar as frotas nos países emergentes.”
PROJETO
Fabricado na u
Em julho, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) lançou oficialmente o modelo e-Delivery, o primeiro caminhão para transporte urbano totalmente elétrico da marca. Desenvolvido no Brasil em parceria com o Grupo Traton, o veículo chega para, segundo a montadora, viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana e criar uma referência em sustentabilidade para o mercado logístico global.
“O e-Delivery é resultado de uma curva de aprendizado à qual nos dedicamos desde a criação da empresa, ajudando a desenvolver no Brasil a matriz do etanol, do biometano, do biogás e do biodiesel”, diz Antonio Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO. “Agora, com as prioridades ambientais e de recuperação econômica, o uso de energias renováveis tornou-se prioritário para renovar as frotas nos países emergentes.”
PROJETO
Fabricado na unidade industrial de Resende (RJ), o modelo conta com duas versões (de 11 t de PBT com tração 4x2 e de 14 t com tração 6x2) e incorpora tecnologias como suspensão traseira pneumática, chassi reforçado com entre-eixos de 3.300 mm (com outras opções), suspensão com sistema de gerenciamento eletrônico, recursos de conectividade, inversor de torque para regulação do fluxo de energia e sistema de regeneração, que acumula até 40% da energia de desaceleração e frenagem nas baterias, dentre outras.
Posicionado na parte traseira, o novo sistema de tração elétrica tem potência de 300 kW (408 cv) e torque máximo de 2.150 Nm. Gerenciado pelo módulo High Voltage, o sistema de alimentação traz conjunto de baterias de íon-lítio de 600 V, em configurações com três ou seis módulos instalados no centro do veículo, possibilitando autonomia de até 250 km carregado e permitindo atingir 80% do nível de carga em até 45 min, dependendo da configuração de baterias e carregador.
“A garantia é de dois anos para o trem de força e de cinco anos para as baterias”, informa o vice-presidente de vendas, marketing e serviços da marca, Ricardo Alouche.
Segundo Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da VWCO, o novo caminhão vem sendo testado há três anos em quesitos de autonomia, desempenho, durabilidade e eficiência, incluindo testes estruturais com o novo chassi, variação climática (real e em laboratório), interferência eletromagnética, imersão na água e outros.
“Nessa etapa, o veículo rodou cerca de 45 mil km em condições reais e severas de operação de um parceiro (Ambev), obtendo uma redução de 34 t nas emissões de CO2, com diminuição no custo energético superior a 60%”, diz ele.
Para viabilizar o projeto, que deve ser exportado para outros países, a VWCO montou um e-consórcio com a participação de fabricantes do porte da Catl (baterias), Weg (motorização elétrica), Meritor (sistema automotriz), Semcon (engenharia), GPSolar (energia), Eletra (retrofit), Moura (produção, manutenção e reciclagem dos packs), Bosch (sistemista), Siemens e ABB (ambas para infraestrutura de carregadores).
SERVIÇOS
Em serviços, além de consultoria técnica para instalações e frotas, o pacote VolksCare inclui gerenciamento em tempo real por meio da plataforma de conectividade RIO e disponibilização de serviços digitais como os aplicativos VW Field Service (serviços), Trucker Pay (pagamentos) e e-Fleet (conectividade e monitoramento, que mostra inclusive o volume de CO2 que o veículo deixou de emitir), além de atendimento remoto por meio de realidade virtual e inteligência artificial.
Outro destaque do lançamento é a possibilidade de instalação, nas próprias instalações do cliente, de sistemas de painéis solares para alimentar os carregadores dos veículos, garantindo a disponibilidade de energia para o abastecimento.
A empresa construiu ainda uma nova área dedicada exclusivamente à eletrificação, denominada e-Shop, para testes finais e eletrificação. “O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, para dar apoio ao projeto”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de produção e logística da montadora.
VENDAS
De acordo com Cortes, o caminhão tem um custo inicial de aquisição maior, de 2,5 a 3 vezes o valor dos modelos de entrada a diesel, dependendo do câmbio, o que pode ser compensado em até cinco anos de uso.
“O e-Delivery apresenta um TCO mais vantajoso, considerando fatores como custo de operação e de manutenção”, assegura o executivo. “Então, a perspectiva é de que os resultados financeiros venham no decorrer desse período.”
Chassi reforçado com entre-eixos padrão de 3.300 mm é projetado para áreas com restrições de circulação
Inicialmente disponível para pré-venda nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o caminhão elétrico foi lançado já com pedido confirmado pela Ambev, que encomendou 100 unidades (o primeiro já foi entregue), mas com intenção de compra de 1.600 unidades. A Coca-Cola Brasil também fechou acordo para adquirir 20 unidades, enquanto a JBS já fez o primeiro pedido, além de outras empresas interessadas no novo produto.
Para o vice-presidente de vendas, marketing e serviços da marca, Ricardo Alouche, a chegada dos caminhões elétricos vai atender à mudança da dinâmica da sociedade, com restrições de mobilidade em zonas verdes, possibilidade de entregas noturnas com baixo ruído, ambientes controlados e outras tendências futuras. “A eletrificação já é uma realidade e inúmeras oportunidades virão com os novos produtos”, ele conclui.
América Latina recebe centro de P&D para biocombustíveis da marca
Com base no Brasil, a região ganhará um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em etanol e soluções híbridas. Segundo a montadora, o uso de biocombustíveis é uma estratégia complementar para ajudar a indústria em mercados emergentes a neutralizar as emissões de carbono.
Centro de P&D vai desenvolver e exportar soluções tecnológicas para biocombustíveis
O centro será totalmente independente no desenvolvimento das tecnologias em âmbito global. “Sediar o novo Centro de P&D para etanol e outros biocombustíveis no Brasil nos coloca em evidência no mundo”, comenta Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
“Desenvolver e exportar soluções tecnológicas a partir do uso da energia limpa dos biocombustíveis se caracteriza como uma estratégia complementar às motorizações elétrica, híbrida e à combustão, além de ser um reconhecimento para a operação na América Latina.”
Saiba mais:
Volkswagen Caminhões e Ônibus: www.vwco.com.br
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Telefone (11) 3662-4159
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