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Revista M&T - Ed.143 - Fevereiro 2011
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Editorial

A logística de equipamentos a serviço da boa engenharia

No setor de construção pesada, alguns tipos de projetos impõem um desafio adicional à execução da obra, exigindo soluções de engenharia diferenciadas. Dentre eles podemos destacar as construções portuárias, que demandam equipamentos muito específicos e logística singular para a implantação de estruturas em lâmina d’água, como o quebra-mar, as fundações do píer e outros.

Em tais situações, a mobilização de guindastes sobre flutuantes, para o estaqueamento das fundações das estruturas, representa um capítulo à parte diante do movimento das marés, correntezas, ventos, tamanho das ondas e da profundidade da lâmina d’água. O assunto é tema desta edição da revista M&T, que traz uma reportagem sobre os desafios enfrentados na implantação do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto de Pecém, no Ceará.

Em outra reportagem, sobre a ampliação de um porto salineiro do Rio Grande do Norte (Terminal de Areia Branca), deparamos com um projeto de menor porte, mas não menos relevante do ponto de vista da engenharia e da mobilização de equipamentos. Afinal, a obra envolve a implantação de uma ilha artificial, que apesar das pequenas dimensões, está sendo executada a 14 milhas náuticas da costa potiguar.

As soluções diferenciadas também pautam outra matéria sobre transporte de equipamentos, segmento no qual a amarração de cargas e o trâmite das licenças junto aos órgãos controladores requerem atenção especial por parte dos transportadores e clientes finais. A


No setor de construção pesada, alguns tipos de projetos impõem um desafio adicional à execução da obra, exigindo soluções de engenharia diferenciadas. Dentre eles podemos destacar as construções portuárias, que demandam equipamentos muito específicos e logística singular para a implantação de estruturas em lâmina d’água, como o quebra-mar, as fundações do píer e outros.

Em tais situações, a mobilização de guindastes sobre flutuantes, para o estaqueamento das fundações das estruturas, representa um capítulo à parte diante do movimento das marés, correntezas, ventos, tamanho das ondas e da profundidade da lâmina d’água. O assunto é tema desta edição da revista M&T, que traz uma reportagem sobre os desafios enfrentados na implantação do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto de Pecém, no Ceará.

Em outra reportagem, sobre a ampliação de um porto salineiro do Rio Grande do Norte (Terminal de Areia Branca), deparamos com um projeto de menor porte, mas não menos relevante do ponto de vista da engenharia e da mobilização de equipamentos. Afinal, a obra envolve a implantação de uma ilha artificial, que apesar das pequenas dimensões, está sendo executada a 14 milhas náuticas da costa potiguar.

As soluções diferenciadas também pautam outra matéria sobre transporte de equipamentos, segmento no qual a amarração de cargas e o trâmite das licenças junto aos órgãos controladores requerem atenção especial por parte dos transportadores e clientes finais. A atenção redobrada em aspectos como a contratação do seguro adequado, especificação e estado de conservação dos equipamentos envolvidos podem fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma operação. Com a expansão dos investimentos em construção pesada, a movimentação de equipamentos entre os canteiros de obras do país vem crescendo em ritmo acelerado, exigindo investimentos dos transportadores em ampliação da frota.

Nesse cenário, novos equipamentos começam a se popularizar na frota das empresas especializadas em movimentação de cargas, como linhas de eixo de alta capacidade, pranchas rebaixadas (tipo lagartixa) para o transporte de cargas de altura elevada e carretas dotadas de sistema de amortecimento pneumático, que preservam a carga de impactos durante o transporte.

Tais soluções representam uma pequena parcela do importante papel que a logística de equipamentos desempenha nos projetos e a sua contribuição para alcançar as metas de performance, segurança e qualidade na execução de uma obra de engenharia.

Boa Leitura.

Afonso Mamede
Presidente da Sobratema

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