Legislação
Redação M&T
27/10/2015 00h16 | Atualizada em 03/11/2015 12h59
A Cummins, na região da América do Sul, comercializa desde 2010 motores que atendem à legislação de emissões de poluentes e ruídos para máquinas agrícolas e de construção denominada MAR-I, incluída no Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e que entrou em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2015.
Por já atender à legislação, mesmo sem a exigência há cinco anos no mercado sulamericano, explica Luis Chain Faraj, diretor de marketing e vendas da Cummins South America, a Cummins conseguiu focar ao longo deste período em motores mais competitivos.
Segundo Faraj, a Cummins South America oferece motores mecânicos que atendem à MA
...A Cummins, na região da América do Sul, comercializa desde 2010 motores que atendem à legislação de emissões de poluentes e ruídos para máquinas agrícolas e de construção denominada MAR-I, incluída no Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e que entrou em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2015.
Por já atender à legislação, mesmo sem a exigência há cinco anos no mercado sulamericano, explica Luis Chain Faraj, diretor de marketing e vendas da Cummins South America, a Cummins conseguiu focar ao longo deste período em motores mais competitivos.
Segundo Faraj, a Cummins South America oferece motores mecânicos que atendem à MAR I, além da ampla gama de eletrônicos com capacidades volumétricas que variam de 4.5 a 9 litros (QSB 4.5, QSB 6.7, QSC 8.3 e QSL 8.9), no caso dos motores nacionais.
A fabricante de motores ainda conta com duas versões importadas: QSX 15 litros e QSG 12 litros, sendo que esta última foi lançada no primeiro semestre de 2015.
“Uma das vantagens da versão eletrônica é a facilidade que o motor proporciona na interatividade com a máquina, operando na curva de potência, de acordo com a demanda e eficiência do equipamento, já que estamos falando de mercados que prezam muito pela produtividade”, afirma o executivo.
Em relação aos níveis de redução de poluentes, se comparado com equipamentos TIER I, o MAR-I (equivalente a Tier III) tem uma redução aproximada de 57% de NOx e 63% de Particulados. “Portanto, se compararmos com motores não emissionados, essas reduções serão superiores a estes índices”, comenta.
De acordo com o executivo, além da redução de poluentes, há também uma diminuição significativa de ruído, promovendo melhores condições para a saúde do operador e consequentemente melhor produtividade.
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