Revista M&T - Ed.77 - Jun/Jul 2003
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EQUIPAMENTOS

Um novo padrão em equipamentos

WA380-5 é a nova máquina na categoria de 18 toneladas lançada pela Komatsu em nível mundial.

WA380 inaugura um novo estágio no desenvolvimento de carregadeiras sobre rodas pela Komatsu. A cabine — 18% maior, novo design e ruído interno de apenas 71db - é a face mais visível de um equipamento que conta com transmissão automática, medidor de carga opcional e integrado no monitor principal, e direção por joysticks. Os intervalos de troca de óleo e filtro também foram ampliados, de 250 horas para 500 horas. O modelo supera de forma eficaz e confiável tanto as grandes distâncias no serviço de carga e transporte quanto as curtas distâncias para carga e descarga. A WA380-5 convence por sua troca de marchas automática e quatro níveis de trabalho diferentes. O novo motor tem rendimento de 140 kW e está de acordo com a


WA380-5 é a nova máquina na categoria de 18 toneladas lançada pela Komatsu em nível mundial.

WA380 inaugura um novo estágio no desenvolvimento de carregadeiras sobre rodas pela Komatsu. A cabine — 18% maior, novo design e ruído interno de apenas 71db - é a face mais visível de um equipamento que conta com transmissão automática, medidor de carga opcional e integrado no monitor principal, e direção por joysticks. Os intervalos de troca de óleo e filtro também foram ampliados, de 250 horas para 500 horas. O modelo supera de forma eficaz e confiável tanto as grandes distâncias no serviço de carga e transporte quanto as curtas distâncias para carga e descarga. A WA380-5 convence por sua troca de marchas automática e quatro níveis de trabalho diferentes. O novo motor tem rendimento de 140 kW e está de acordo com as normas mundiais de controle de emissão de poluentes TIER 2.

Houve um aumento das forças de tração e da capacidade de elevação no equipamento. A transmissão direta de força entre motor e caixa de câmbio por meio de uma ponte conversora é opcional. Ela aumenta o rendimento do conversor e contribui de forma significativa para que a WA3805 tenha um ótimo rendimento com consumo de combustível 40% inferior à série anterior.

A carregadeira se destaca também por proporcionar ao operador um alto conforto na condução e um manuseio sensível. O vidro do para-brisas sem divisão permite uma visão perfeita das hastes, da caçamba e dos pneus. O capô baixo e chanfrado proporciona uma visualização livre da parte traseira. A nova cabine SpaceCab™ da Komatsu, com espaço ampliado em 18%, oferece grande conforto e comodidade para o operador. O assento do condutor é ergonômico, com suspensão pneumática. A coluna de direção telescópica regulável em altura e profundidade, integrada à SpaceCabIM, oferece luxo e se adapta individualmente a cada operador. O nível de ruído interior da cabine de 71 decibéis é um dos mais baixos de sua classe. Novos conceitos no âmbito da manutenção possibilitam um bom acesso aos pontos de controle e manutenção diários. Os amplos acessos na área do motor facilitam os trabalhos de manutenção e reduzem os tempos de parada, graças a uma melhor e mais planejada acessibilidade. Os intervalos maiores de troca de óleo lubrificante e filtro de óleo, ampliados de 250 horas para 500 horas, diminuem os custos de manutenção.

Com um ventilador reversível e o radiador do intercooler dobrável eletricamente, o operador pode realizar a limpeza do radiador de maneira mais fácil. O mostrador principal do painel de controle da cabine com a nova função de diagnóstico com dados de serviço EMMS ajuda e acelera a realização dos trabalhos de manutenção, reduzindo os tempos de inatividade. O display guiado por menus facilita, através de uma visualização clara do texto, as análises de erros e identificação de peças que necessitam de troca.

O motor com baixas emissões, ruídos reduzidos e baixo regime de rotações, faz com que a WA380-5 alcance um nível de ruído exterior de apenas 105 decibéis, 60% menor do que o modelo anterior. O sistema de injeção torna o motor mais silencioso e o ventilador de velocidade variável também minimiza o ruído emitido pela máquina, bem como a melhor vedação acústica do compartimento do motor.

A Komatsu acrescentou outra novidade a nível mundial neste modelo, com o primeiro sistema de escavação semiautomática. Mediante um controle elétrico prévio, se realiza um processo de escavação programado. Quando entra em um material já empilhado, é suprimido o manejo da caçamba por parte do operador, facilitando e otimizando o trabalho.

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